Mauro Galvão destaca experiência no Mundialito para times do Mirim e Pré-Mirim

Sábado, 30/03/2013 - 12:51

A participação das equipes sub-10 e sub-12 do Vasco da Gama no Mundialito de Clubes se encerrou na manhã desta sexta-feira (29/03). Ambas as equipes não conseguiram conquistar o título, porém representaram muito bem as cores do Gigante da Colina.

O time pré-mirim foi eliminado nas quartas de finais da competição para o poderoso Barcelona (ESP), enquanto a equipe mirim caiu nas oitavas para o Benfica (POR). É importante dizer que os algozes vascaínos eram considerados os favoritos do torneio.

Na avaliação de Mauro Galvão, coordenador das categorias de base, a participação cruzmaltina no campeonato foi bastante significativa. Para ele, o Mundialito serviu para dar rodagem e maturidade aos atletas, que tiveram a oportunidade de conviver com uma nova escola futebolística, a aprender a se comportar longe dos familiares e a enfrentar adversidades, como jogar em locais tomados por torcedores adversários :

- Essa experiência foi muito importante para a formação dos atletas. Foi uma experiência internacional e eles tiveram a oportunidade de jogar contra clubes grandes. Foram jogos complicados e numa outra modalidade, que é o futebol de 7. Esse tipo de competição dá para o atleta uma base muito boa e uma confiança muito grande. Eles começaram a se familiarizar com partidas importantes e que são realizadas fora do local onde eles estão acostumados a jogar, que é o Rio de Janeiro. Eles começaram a jogar fora, começaram a conviver fora por um bom tempo e isso tudo foi importante. O fundamental mesmo foi o fato deles terem viajado, passado um período longe fora de casa e aprendido a se comportar, a suportar isso. Foi um grande aprendizado em todos os sentidos. Acho muito importante o Vasco ter participado dessa competição por conta da experiência adquirida pelo atleta. Apesar do resultado, todos eles adquiriram uma bagagem que é fundamental. Tudo isso é um somatório e que ajuda no final de tudo. O atleta vai poder dizer que visitou tal país para jogar um torneio importante e que não vai ser qualquer jogo que vai pressionar. Como isso ele vai jogar com naturalidade em vários locais, seja no Rio de Janeiro, em São Paulo ou na Espanha - afirmou com exclusividade.

O dirigente destacou também o fato da imagem do Club de Regatas Vasco da Gama ter sido bastante divulgada nos países onde o torneio foi realizado. Algo que já havia acontecido em 2012 durante a participação da equipe feminina sub-17 num Mundialito realizado em Portugal:

- Esse tipo de competição muito importante para fortalecer a imagem do clube. Nós passamos para todos antes da viagem que eles estavam indo representar não só o nome deles, mas também o Vasco e o Brasil. Era fundamental que eles tivessem noção disso para fazer um bom papel. É muito importante para o Vasco disputar esse tipo de torneio, pois enfrenta grande clubes da Europa e pode fazer um intercâmbio, o que é muito bom. Os profissionais que foram também vão ganhar muito com essa experiência. Através desse torneio podem surgir convites para outras competições e é sempre bom o Vasco disputar campeonatos como esse, até porque é um clube que possui uma origem portuguesa - disse Mauro Galvão.

A delegação cruzmaltina retorna ao Brasil na próxima semana, mais precisamente no dia 01 de abril. Os atletas deverão ganhar alguns dias de folga e devem aproveitá-los ao lado de seus familiares.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco