Infantil: Descoberto no Futsal, Cayo Tenorio se destaca na base do Vasco

Sexta-feira, 29/03/2013 - 23:32

Se tem um jogador que vem encantando a todos nas categorias de base do Vasco da Gama esse é o lateral-direito Cayo Tenório. O jovem da geração 99 começou a praticar futebol por conta de um pedido médico, mas só conseguiu obter uma chance no Gigante da Colina por conta de suas atuações no futebol de salão. A chegada de Cayo ao time de São Januário aconteceu no início de 2012 graças ao olho clínico de alguns profissionais do futsal cruzmaltino.

O jovem, porém, não permaneceu muito tempo atuando no salão, pois durante suas primeiras semanas na Colina demonstrou possuir características de jogador de campo. Por conta disso, Cayo foi indicado para o futebol de campo:

- O Cayo foi um achado que a gente não esperava. Quando chega no sub-13 a gente acha que não vai aparecer um jogador que não tenha passado pela base e venha dar conta do recado. Foi um achado para a gente. Chegou meio cru, mas com características de futsal. É um jogador muito forte, com um chute muito forte, um jogador muito veloz e a gente começou a olhar para ele com carinho. A gente indicou para o campo e ele chegou lá como atacante. O pessoal do campo adaptou ele para a lateral-direita. Na final do Estadual mirim do ano passado o Vasco enfrentou o Flamengo e o Cayo duelou com o Maicon, lateral-esquerdo do Flamengo que é muito bom jogador. Ele conseguiu dar conta do recado, conseguiu fazer o trabalho dele e trazer o título de melhor lateral-direito. O Cayo a gente cita muito porque ele é um achado. Ele veio quando a gente não esperava, não esperava mesmo - afirmou Gabriel Perdigão, auxiliar Técnico e Preparador Físico da equipe Sub-13 de Futsal, ao programa Vasco Olímpico.

Conforme relatado por Gabriel Perdigão, Cayo Tenório iniciou sua trajetória no futebol de campo atuando como atacante. A mudança de posição só ocorreu graças a um imprevisto e a percepção de Adriano Barreto, atual treinador da categoria mirim. Percebendo que o garoto poderia levar vantagem atuando de lateral por conta de sua velocidade, o comandante o efetivou na posição e o viu subir de produção. Quem acompanhou de perto esse momento foi Ricardo Lopes, coordenador da categoria sub-13:

- O Cayo Tenório começou a jogar de lateral-direito na única derrota nossa no estadual mirim do ano passado. Nesse jogo o Romulo, que era o lateral nosso, se lesionou e entrou o reserva. Só que ele falhou num gol e pediu para sair. O Adriano Barreto, que é o treinador, ficou sem saber quem colocar em campo. O Cayo chegou para ele e disse que faria a posição se ele explicasse o que deveria ser feito. A partir desse dia a gente descobriu o melhor lateral-direito da geração 99 do Rio de Janeiro. É um menino que no final do jogo em Xerém de uma meia-lua num jogador do Fluminense, foi na linha de fundo, cruzou e quase saiu o gol do Vasco. Sempre no final do treino ele chegava e dizia que queria treinar mais, pois queria dar certo como lateral - disse Ricardo Lopes ao programa Só dá Base.

A dedicação fez Cayo evoluir e se tornar um dos destaques do time mirim campeão estadual em 2012, chegando inclusive a ser eleito o melhor lateral-direito da competição. Tal fato fez com que o jovem subisse para o infantil com moral e conquistasse a confiança do treinador Luiz Felipe, que o relacionou para as duas primeiras competições da categoria em 2013. A primeira delas, a Copa Votorantim, já foi encerrada. Já a segunda, o Torneio Internacional Memorial Stefano Gusella, começa nesta sexta-feira (29/03) na Itália.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco