Remo: Com argentinos e base, Vasco participa da 1ª regata do Estadual 2013 neste domingo

Domingo, 24/03/2013 - 01:34

A primeira regata do Campeonato Estadual de Remo acontece neste domingo (24/03), a partir das 9h, no Estádio de Remo da Lagoa, com entrada franca para quem quiser acompanhar. Quem pinta como favorito, superando até mesmo o Clube de Regatas do Flamengo, que domina o remo carioca há alguns anos, é o Botafogo de Futebol e Regatas, que vem investindo bastante na modalidade e de cujos atletas obtiveram ótimos resultados na seletiva brasileira para o Campeonato Sul-Americano, realizada na semana passada. Entretanto, a tendência é de que esses dois clubes da Zona Sul disputem até a última das seis regatas o título. O Botafogo ganhar seria uma grande ruptura no remo fluminense, uma vez que desde 1964 um clube diferente de Vasco ou Flamengo conquista o campeonato - à época, o próprio Botafogo.

Porém, para tristeza dos vascaínos, quem pinta como terceira força é o Club de Regatas Vasco da Gama, que não é campeão desde 2008. Terceiro colocado no campeonato de 2012, no qual perdeu a hegemonia do remo carioca em número de títulos para o Flamengo (47 a 46), o Gigante da Colina vem apostando na base nos últimos anos por conta da falta de recursos. Nas palavras do treinador Marcelo Neves, que viveu fases áureas no clube e vive a atual, as provas nas quais o clube mais aposta são as para atletas jovens. Além, é claro, dos multicampeões argentinos Ariel Suárez e Cristian Rosso, quarto colocados em sua prova na olimpíada de Londres-2012 e que competirão no domingo no Four Skiff aberto (ao lado dos jovens Lucas Kreitlow e Marcos Eduardo Ibiapina). Eles vêm ao Rio da Argentina somente para treinar e competir pelo Vasco, e chegaram neste semana à capital fluminense. Ariel contou à nossa equipe, enquanto se preparavam para o treinamento sua expectativa para a regata deste domingo:

- A expectativa é sempre de vencer, vamos para ganhar a prova - contou o vitorioso remador, que disputará a penúltima prova do dia de regatas.

O treinador Marcelo Neves contou à equipe do ‘CRVG – Em Todos os Esportes’/SuperVasco que, além da prova dos argentinos, no Four Skiff - Junior – A, no Double Skiff - Junior – B e no Infantil residem as maiores chances vascaínas.

Como reflexo dos problemas, o Vasco da Gama não disputará todas as 13 provas. Em três, Flamengo e Botafogo não terão o Vasco como seu adversário: Double Skiff Peso Leve Sub-23, no Single Skiff Peso Leve e no 8 Com Sub-23.

Em entrevista ao programa ‘Vasco Olímpico’, da Rede Só Dá Vasco, o diretor de remo do Vasco da Gama, Joaquim da Costa Oliveira, falou sobre as expectativas para a primeira regata e para o campeonato:

- As nossas expectativas realmente não são das melhores porque a gente realmente não tem uma equipe que o Flamengo e o Botafogo, que vêm se reforçando muito mais do que o Vasco, têm. Mas a gente vem fazendo o que dá pra fazer, o impossível é impossível. O Vasco é uma tradição no remo, mas realmente nos últimos anos a gente não tem tido boas perspectivas com relação a tudo isso. Porque o investimento não é muito grande, e o Flamengo vem investindo pesadamente nessa área. O Botafogo, por sua vez, se fortalecendo muito mais. Eu acredito que esse ano seja até um ano pro Botafogo, porque eles vêm fortalecendo até muito mais do que o Flamengo, que teve uns cortes recentemente com a nova diretoria. E o Vasco veio tendo algumas dificuldades realmente, mas o Vasco é o Vasco, é um clube de ponta, e a gente tem muita expectativa. A gente não pode esmorecer porque a gente tem uma boa equipe de remo, um grande treinador [Marcelo Neves], dois argentinos [Ariel Suárez e Cristian Rosso] que chegaram agora pra treinar pesado e normalmente vencemos a prova deles. Eu acho que provavelmente a gente ganha essa regata de que eles vão participar. A gente não desiste, temos o Marcos Ibiapina, o Lucas, atletas de ponta, medalhistas, que foram lá pra fora. Então a gente tem expectativa. Claro que a expectativa não é grande, não é maior porque o nosso investimento não é muito grande. O Flamengo e o Botafogo vêm muito pesados. E a gente realmente está tendo uma crise, o clube em si está passando por uma crise muito difícil. E a ideia hoje é tentar botar a casa em ordem, e para isso tem que dar um choque nas coisas. Então eu tenho uma expectativa de melhora, de repente novos patrocínios, a gente vem lutando por isso. Eu não esmoreço, sou Vasco, estou diretor de remo, procuro sempre mostrar pros meus atletas que temos que ser Vasco, lutar clube que a gente ama, em que a gente está. É o que eu passo pros meus amigos, faz um afago aqui, um afago ali. Temos uns quatro ou cinco atletas de ponta que temos que manter, os quais se perdermos estamos na lona.

Confira o programa de provas do Gigante da Colina da 1ª regata do Campeonato Estadual, lembrando que o Vasco da Gama está de fora de três provas:

Prova 1 - 9:00h - Four Skiff - Junior - A - 2.000m:

Barco vascaíno: Jefferson Luiz Meira dos Santos, Vinicius da Silva Marques, Matheus Freitas de Souza e Alan Henrique Meira dos Santos

Prova 2 - 9:15h - Single Skiff - Peso Leve - 2.000m:

Barco vascaíno A: Henrique Vieira Motta

Barco vascaíno B: Felipe Damazio Fernandes Franco

Prova 3 - 9:30h - 4 Com - Aspirante - 2.000m:

Barco vascaíno: Lucas Tedesco da Rosa, Brenner Chagas de Mello, Matheus Cardoso da Silva Paulino, Paulo Sillas Marques Aguiar e Bruno Henrique Ferreira de França

Prova 5 - 10:00h - Double Skiff - Junior - B - 1.000m:

Barco vascaíno: Igor Nunes Cunha e Thiago Francisco da Silva

Prova 6 - 10:15h - Double Skiff - Masters - C - 1.000m:

Barco vascaíno A: Oswaldo Kuster Neto e Marcos Pandolfo Fiuza de Melo

Barco vascaíno B: Paulo Roberto de Carvalho e Benílton Alves Barbosa

Prova 7 - 10:25h - Four Skiff - Junior - A / Feminino - 2.000m:

Barco vascaíno: Andressa Felipe Dutra, Sarah Ramos Reis, Rita de Cassia Queiroz de Oliveira e Catharina Mota

Prova: 8 - 10:40h - Chave: A - 2 Sem - Aberto - 2.000m:

Henrique Vieira Motta e Felipe Damazio Fernandes Franco

Prova: 9 - 10:55h - Chave: A - Double Skiff - Infantil / Feminino - 500m:

Barco vascaíno A: Isabela Beatriz Ferreira e Bruna Gisele Alves da Silva

Barco vascaíno B: Maria Alice Esteves da Silva e Yasmin de Oliveira Macedo

Prova 10 - 11:05h - Single Skiff - Junior - B / Feminino - 1.000m:

Barco vascaíno: Jéssica Mudler dos Santos

Prova 12 - 11:35h - Four Skiff - Aberto - 2.000m:

Osvaldo Suárez Juan Ariel

Cristian Alberto Rosso

Marcos Eduardo Ibiapina Lopes

Lucas Kreitlow

Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco