Vasco duela com Volta Redonda tentando amenizar perda do 1º turno

Domingo, 17/03/2013 - 14:28

Depois da decepção de perder na final da Taça Guanabara para o Botafogo, o Vasco volta a campo neste domingo, às 16h (de Brasília), em São Januário, para enfrentar o Volta Redonda. A competição agora é a Taça Rio, última chance de o time disputar o título do Carioca. A semana foi dura. Cobrança por mau desempenho em coletivo (com vitória de 5 a 0 para os reservas), lamentos até do presidente pela postura na partida contra o Botafogo, mas também confiança numa volta por cima. Tudo para um grupo recém-formado, que tem a estreia de Sandro Silva no meio de campo, mas um time sempre sob pressão.

A missão historicamente é bastante complicada para o clube do Sul-Fluminense, que até hoje só conseguiu uma vitória em São Januário em 26 confrontos. Para se renovar e manter a supremacia sobre o adversário, o Vasco deverá ter caras novas e um esquema de jogo diferente. A provável entrada de Romário fará com que a equipe volte a atuar com um homem de referência. O desafio do técnico Gaúcho é fazer o time criar mais jogadas. O Cruz-Maltino terminou o primeiro turno com o melhor ataque da competição (21 gols), porém teve menos ímpeto ofensivo na hora da decisão.

No lado do Volta Redonda, há novidades. Após o fim da Taça Guanabara, o time trocou o treinador: saiu Alfredo Sampaio, entrou Cairo Lima. O novo técnico comandou a equipe num período de treinos em Águas de Lindoia, São Paulo, durante o intervalo entre o primeiro e o segundo turnos. A esperança no clube está renovada para dias melhores após um começo irregular (fez só seis pontos em oito jogos).

O árbitro da partida será João Batista de Arruda, que terá as auxiliares Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andréa Izaura Maffra. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. A Rede Globo transmite ao vivo para RJ, ES, RN, MA, SE, PI, DF e Região Norte. O Premiere exibe para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: a equipe deve ter mudanças em relação ao jogo da decisão da Taça GB. Sandro Silva, o estreante, Fellipe Bastos e Romário ganham uma oportunidade. Abuda, Bernardo e Thiago Feltri saem do time. Wendel deve atuar improvisado na lateral esquerda. A provável formação cruz-maltina para este domingo: Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva e Wendel; Sandro Silva, Pedro Ken, Fellipe Bastos e Carlos Alberto; Eder Luis e Romário.

Volta Redonda: o técnico Cairo Lima vai lançar mão de três caras novas na partida, que são os recém-contratados laterais Lorran e Da Silva, bem como o meia-atacante Marcelo Régis. A provável escalação tem Gatti; Lorran, Leonardo Luiz, André Alves e Da Silva; Bruno Barra, Zé Augusto, Rafael Granja e Marcelo Régis; Léo Andrade e Frontini.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o técnico Gaúcho não conta com Tenorio, em recuperação de um problema na panturrilha esquerda, e Leonardo está com tendinite no tendão dos dois pés. O lateral-esquerdo Thiago, com dores no joelho esquerdo, também não fica à disposição. Com o joelho operado, o zagueiro Rodolfo ficará um longo período inativo.

Volta Redonda: o meia João Paulo, que machucou o joelho esquerdo ainda na pré-temporada, e o volante Dudu, com uma fratura no pé esquerdo, são as baixas do Voltaço para o jogo.

FIQUE DE OLHO

Vasco: a partida contra o Volta Redonda marca a estreia do volante Sandro Silva, contratado neste ano depois de uma longa negociação com o Málaga, da Espanha. O jogador teve um período de sucesso no Internacional, seu último clube.

Volta Redonda: recém-contratado, Marcelo Régis é o novo camisa 10 do Volta Redonda. O jogador, que já teve boa passagem pelo Resende, faz sua estreia oficial pelo Voltaço. Ele terá a função de municiar o centroavante Frontini no ataque do time sul-fluminense.

O QUE ELES DISSERAM

Gaúcho, técnico do Vasco: "Com a derrota, as cobranças aparecem. Mas acho que o Vasco fez uma bela Taça Guanabara. Perdemos a final por detalhes, contra um grande time. Não podemos ficar sofrendo por isso. Digo sempre que estou pronto para oferecer soluções. Às vezes não temos a ferramenta certa para mexer no carro, mas temos que colocar os jogadores para cima e algumas vezes fazer improvisos."

Cairo Lima, técnico do Volta Redonda: “Aproveitamos ao máximo a estrutura e as condições de trabalho que nos foram dadas em Águas de Lindoia (cidade onde o time se preparou no intervalo entre a Taça Guanabara e a Taça Rio). Os jogadores estão ainda mais unidos, evoluíram bastante fisicamente e assimilaram da melhor maneira a forma como pretendemos jogar daqui por adiante. Tudo isso nos deixou esperançosos de fazer uma Taça Rio bem diferente da Taça Guanabara”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* O Vasco tem um aproveitamento muito bom em partidas disputadas contra o Volta Redonda na história. Em 26 confrontos, foram 20 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. A equipe da Colina marcou 52 gols e levou 12.

* O Volta Redonda tem seis vitórias sobre o Vasco na história. Cinco delas foram pelo Campeonato Carioca, em 1979, 83, 2002, 2005 e 2008, e uma em um amistoso, disputado em 1980.

* A média de gols deste confronto pelo Campeonato Carioca é de 2,68 gols por jogo. foram marcados 134 gols em 50 partidas. Houve apenas quatro empates.

* A maior goleada deste duelo pelo Carioca aconteceu em 1985, no Maracanã. Na ocasião, o Vasco fez 7 a 1 no Voltaço. Em 2007, a equipe da Colina conseguiu outra vitória expressiva: 6 a 1 com três de Romário.

ÚLTIMO CONFRONTO

Vasco e Volta Redonda se enfrentaram pela última vez no dia 15 de fevereiro de 2012, e os cruz-maltinos se deram bem em São Januário: 3 a 0. Os autores dos gols foram Alecsandro (duas vezes) e William Barbio. Na ocasião, o técnico Cristóvão Borges escalou a equipe com Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri (Max) Eduardo Costa, Juninho Pernambucano, Fellipe Bastos e Bernardo (Jonathan); Alecsandro e William Barbio (Kim). Já o Voltaço foi escalado com Douglas; Marquinhos (Murilo), Murilo, Naldo e Robson; Tiago Costa, Rodrigo Thiesen, Juninho Carioca (Roberto) e Gláuber; João Paulo (Rafael Granja) e Jhonnattann.



Fonte: GloboEsporte.com