Carlos Alberto e Eder Luis elogiam a cidade do Rio de Janeiro, que competa 448 anos neste dia 1º

Sexta-feira, 01/03/2013 - 14:20

Aos 448 anos, completados nesta sexta-feira, o Rio de Janeiro conserva seu poder de sedução. As curvas de seu relevo e o contorno de suas praias renovam a paixão de quem tem a sorte de ser nascido e criado na cidade conhecida por ser maravilhosa, mas também conquistam à primeira vista qualquer forasteiro. Às vésperas de receber jogos da Copa do Mundo e a Olimpíada, a capital cultural do Brasil se arruma para mostrar ao mundo que é muito mais do que uma paisagem bonita, do que um conjunto de cartões-postais. E recebe de presente de aniversário do ATAQUE um pacote de declarações de amor de personalidades do esporte que não se cansam de levantar a bola do Rio.

Portaluppi de batismo, Renato é gaúcho de nascimento e carioca por opção. O ex-jogador de Flamengo, Botafogo e Fluminense é figura fácil na praia de Ipanema, onde joga seu futevôlei. Um amor que não o impede de ver os problemas da cidade.

“Sou gaúcho, tenho orgulho disso, mas o Rio tem muitos encantos e me conquistou desde o primeiro dia que eu pisei aqui. Ainda tem muito a melhorar. Acho a questão da segurança fundamental”, disse.

O clima de verão o ano inteiro e a presença do maior palco do futebol mundial dão ao Rio vocação para o esporte. Maior artilheiro da história do Maracanã, Zico é de Quintino, Zona Norte. Com sorriso no rosto, o Galinho parece falar de um grande amor ao escolher seu lugar favorito na cidade, mas lembra que ainda há muito a ser feito: “Gosto muito da Lagoa Rodrigo de Freitas. O que acho que poderia melhorar na cidade é a saúde pública”.

Bernardinho, técnico da Unilever

"O que mais gosto do Rio é o ambiente da cidade. No meu caso, por exemplo, é poder pedalar pela orla, sair da Lagoa e ir para o treino na Urca, um lugar incrível. Eu tenho o privilégio de morar numa área muito legal. A gente tem o prazer de fazer as coisas a pé, de andar por Ipanema. Eu vejo que há um sentido de melhoria. Acho que isso é importante."

Eder Luis, atacante do Vasco

“Aprendi a gostar muito do Rio, uma cidade maravilhosa. Minha família adora e acho que reclamaria se soubesse que teria de mudar de cidade. É diferente. O calor, bons lugares para curtir, para relaxar. Adoro levar meus filhos à Praia da Barra.”

Léo Moura, lateral-direito do Flamengo

"O Rio tem crescido e é um lugar espetacular. A cidade tem tudo para crescer e se estruturar mais ainda. Torço para que o governador e prefeito continuem fazendo um bom trabalho para que o Rio seja essa cidade maravilhosa."

Renato Gaúcho, técnico

"Sou gaúcho, tenho orgulho disso, mas o Rio tem muitos encantos e me conquistou desde o primeiro dia em pisei aqui. Sou um cara tranquilo e adoro ficar em Ipanema. É ali que encontro meus amigos, jogo meu futevôlei e aproveito o tempo quando não estou trabalhando."

Carlos Alberto, meia do Vasco

"Gosto muito do Rio pelo clima acolhedor. É uma cidade linda, cheia de atrativos turísticos e boa para trabalhar. Quando sobra um tempinho, eu pego minha esposa e meus dois filhos e vou para a Praia da Barra."

Fabi, líbero da Unilever

"O Rio é uma das cidades mais lindas do mundo. Vejo muitas coisas boas aqui. A gente reúne praias, monumentos e tem o diferencial das pessoas. Gosto do dia, da praia, de acordar cedo, dar um mergulho para melhorar as coisas. Sempre tem alguma coisa para melhorar e estamos no caminho de melhorar."

Antônio Carlos, zagueiro do Botafogo

"O melhor do Rio são as praias e, principalmente, as pessoas. Se melhorar a questão da violência e da pobreza, que ainda são evidentes, nossa cidade tem tudo para ser uma das melhores do mundo."

Zico, ídolo do Flamengo

"Um lugar que gosto muito do Rio é a Lagoa Rodrigo de Freitas. É um grande ponto do Rio e gostaria que existisse um carinho especial com ela. Acho que poderia melhorar na cidade a parte da saúde pública."

Fred, atacante do Fluminense

"Hoje, já me considero um mineirinho bem carioca. O Rio é uma cidade que me acolheu da melhor forma e onde me sinto como se estivesse em Tchô-Tchô (Teófilo Otoni). Claro que a cidade tem seus problemas, como trânsito, violência... Mas sou muito feliz aqui."

Fonte: O Dia