Vasco é o time que mais cometeu faltas no Estadual entre os 4 grandes

Quinta-feira, 28/02/2013 - 20:34

O duelo deste sábado no Engenhão, pela semifinal da Taça Guanabara, colocará frente a frente duas equipes com estilos bastante distintos, principalmente no meio-campo: Vasco pegador contra Fluminense paciente. De acordo com as estatísticas da "Footstats", entre os quatro clubes grandes, o time cruzmaltino é o que mais comete faltas no Campeonato Carioca e desarma mais do que o adversário, enquanto o Tricolor é o que mais fica com a bola nos pés e tem alto indíce de passes trocados.

Em oito partidas disputadas na primeira fase, o Vasco cometeu um total de 153 faltas (média de 9,1 por jogo), enquanto o Fluminense fez apenas 105 faltas (média de 13,1). Dos jogadores que atuaram pelo menos três vezes, seis vascaínos estão na lista dos dez mais faltosos do Estadual: o meia Carlos Alberto, com média de 3,3 infrações por jogo é o primeiro da relação, mas também aparecem Abuda, Nei, Dedé, Wendel e Pedro Ken. Entre os tricolores, o volante Diguinho, que não é titular, é o que cometeu mais faltas, média de 2 por duelo.

Mais marcador do meio-campo, o Vasco também é superior ao Fluminense no número de desarmes: 174 contra 164 (média de 21,8 contra 20,5). O volante vascaíno Abuda é o segundo atleta que mais roubou bolas no Carioca (média de 4,4), enquanto no Tricolor os reservas Elivélton, Diguinho e Wellington aparecem entre os dez, mas Jean é o titular mais bem colocado neste quesito (2,8).

Se os números deixam claro a pegada do Vasco no meio-campo, por outro lado a paciência do Fluminense também fica evidente na hora de armar as jogadas e buscar o gol. O time do técnico Abel Braga troca em média 405,8 passes por partida e fica com a bola nos pés durante 14 minutos e 55 segundos por jogo, contra apenas 368,1 passes e 13 minutos e 14 segundos de posse de bola da equipe comandada por Gaúcho. No Flu, o lateral Bruno (média de 47,8) e o volante Jean (47,5) são os maiores passadores, e no Vasco os melhores são Fillipe Soutto (44,8) e Pedro Ken (44,1).

Apesar dos números distintos, Vasco e Fluminense tiveram campanhas praticamente idênticas na primeira fase da Taça Guanabara, am,bons com 16 pontos conquistados em oito rodadas. Neste sábado, os dois rivais medem força valendo vaga na final do primeiro turno, e o time cruzmaltino tem a vantagem do empate por ter conseguido mais vitórias no Carioca.

Confira abaixo os principais números de Vasco e Fluminense no Carioca (média):



Fonte: ESPN.com.br