Mirim: Confira entrevista com Adriano Barreto, técnico do Vasco

Quinta-feira, 28/02/2013 - 11:19

O técnico da categoria mirim do Vasco, Adriano Barreto, participou do último programa 'Só dá Base' e falou um pouco sobre a preparação do time para os próximos desafios da temporada de 2013. O foco do bate-papo foi a divulgação de informações referentes aos trabalhos que vem sendo realizados para os Mundialitos de Clubes sub-10 e sub-12, que serão realizados no mês de março em Portugal.

Além disso, o profissional fez uma avaliação da participação do time sub-13 na primeira competição do ano, a Copa Cidade Verde, realizada em janeiro no Rio Grande do Sul, frisou a importância do futsal para a formação do atleta e defendeu o trabalho tático já a partir da categoria mirim.

Confira a transcrição completa da entrevista de Adriano Barreto ao Só dá Base:

Qual a sua avaliação da participação do Mirim em sua primeira competição de 2013, a Copa Cidade Verde?

"Minha avaliação foi positiva. Fomos para competição com um grupo de jogadores nascidos em 2000 já que o grupo que foi campeão estadual ano passado com uma vitória sobre o Flamengo subiu todo para a categoria infantil. Nós tínhamos realmente um grupo muito forte, que era o grupo 99. Dentro desse grupo não tinha nenhum jogador de doze anos, o que dificultou na montagem de uma estrutura para o ano seguinte. Mas o grupo 99 era um grupo muito qualificado e muito cheio. Por isso não poderia abrir mão de ter esses jogadores. O grupo 2000 acabou rodando pouco em 2012, acabou tendo pouca rodagem. Coisa bem diferente aconteceu com o grupo 99, que teve mais rodagem e isso de uma certa forma facilita. Isso pode explicar essa eliminação precoce da equipe nas quartas de finais da Copa Cidade Verde. Mesmo assim nós saímos de um forma realmente digna, pois só perdemos nos pênaltis. Nós perdíamos o jogo por 2 a 0 para o Grêmio, fomos buscar o empate e tivemos condições de virar. Houve ainda um pênalti ao nosso favor que não foi dado, mas não vou nem colocar a culpa em cima disso. Isso serve para caracterizar o domínio que nós tivemos no jogo apesar de todas as dificuldades de estar formando o grupo agora. Nós fizemos uma análise dos pontos positivos e negativos da equipe e já estamos nos movimentando para trazer alguns reforços para que a gente possa ter um grupo cada vez mais forte para o decorrer da temporada. Uma delas será a Ibercup, que será realizada em Portugal no mês de julho, e a outra é o Campeonato Carioca, onde buscaremos obter o bicampeonato".

Gostaria que você explicasse por qual motivo deu férias para os atletas do 2000 após a Copa Cidade Verde e seguiu trabalhando com o grupo 2001.

"Depois que nós voltamos do Rio Grande do Sul, nós chegamos aqui no dia 19 de janeiro, demos férias para os meninos do 2000, que foram os meninos que foram lá para o Rio Grande do Sul. Eles só voltaram aos treinos no dia 18. Dentro desse espaço nós trabalhos com o grupo 2001, que está no primeiro de categoria, com foco no torneio de Portugal. Lá é uma situação diferente do que nós estamos acostumados a ver aqui no Brasil pelo fato de ser uma competição de futebol de 7. Precisamos já trabalhar observando a qualidade técnica dos jogadores e as características da competição, pois é importante você saber qual jogador se encaixa no estilo da competição. É a partir daí que você vai começar a arrumar o grupo. Selecionamos o grupo e temos até o dia 22 de março, que é o dia que a gente vai viajar, para realizar treinamentos. Estamos nos preparando para fazer uma boa participação lá e acreditamos que isso vai acontecer pelo fato do grupo ser muito forte e ter garotos de muita qualidade técnica. Se eu não me engano quase 100% do grupo é oriundo do futsal, o que é muito bom pelo fato de todos eles saberem dar dois toques na bola, terem um pensamento rápido e um bom senso de marcação. Isso é importante pelo fato de lá ninguém poder se esconder. No futebol de 7 todo mundo vai ter que atacar e todo mundo vai ter que defender. Tem que ser uma coisa bem compacta"

Por qual motivo essa competição é de futebol de 7?

"Por qual motivo o futebol de 7? Pelo fato de na Europa as competições para atletas até 12 anos serem feitas dessa forma. Aqui no Brasil a gente tem o Futsal, mas lá não. Lá eles têm um futebol de 7 de ponta e só depois os meninos passam para o futebol com 11 jogadores. Isso é muito bom para entender o estilo de jogo europeu, a questão de movimentação em bloco e da defesa bem compactada. Isso já vem da formação deles no futebol de 7. Isso é bom porque a gente vai fazer intercâmbio com equipes de alto nível. As melhores equipes do mundo estarão dentro e a gente tem o prazer de estar dentro desse grupo seleto de Real Madrid, de Barcelona, de Juventus, de Ajax, de Arsenal, de Benfica e de Porto. São grandes equipes do mundo que participam. É uma competição muito boa e vantajosa para o crescimento dos meninos. É uma experiência ímpar para eles dentro dessa idade".

O Vasco vai disputar a competição em duas categorias?

"Esse ano nós vamos com a sub-10 e a sub-12. Ano passado nós também fomos com a sub-10 e a sub-12. Eu fui na ocasião dirigindo a sub-10 e outro professor a sub-12. Esse ano agora eu vou com o sub-12 já que assumi o mirim em setembro do ano passado. O que facilitou bastante também a montagem do grupo desse ano é que eu comecei o ano de 2012 no pré-mirim, trabalhando com o grupo de dez a onze anos. O grupo de onze anos eu já conhecia bem e já sabia a qualidade de cada um deles. Isso facilitou muito para que eu pudesse formar o grupinho que vai representar o Vasco lá em Portugal agora. O sub-10 tem um grupo muito técnico e creio eu que também vai fazer uma boa participação lá, enaltecendo ainda mais o nome do nosso clube, que já é muito conhecido lá. O Vasco foi a única grande equipe convidada para essa competição. Eles fazem convites para as melhores equipes do mundo e nós recebemos esse convite. Vários clubes podem se inscrever e por isso a gente vai ter alguns clubes de menor expressão disputando esse torneio. As coisas começam a ficar mais disputadas mesmo quando as coisas apertarem, no decorrer da competição. A partir desse momento que conheceremos os melhores times e os candidatos ao título. Graças a Deus nós sempre ficamos na faixa de primeiro a quinto. A gente ainda não conquistou nenhum título, mas estou muito esperançoso e acredito que posso trazer esse caneco com o grupo sub-12, que é muito forte".

Qual método você utiliza para escolher os atletas que participarão de uma competição?

"Eu procuro fazer a lista de acordo com a característica da competição. O Mundialito é um torneio de futebol de 7 e procuro priorizar o trabalho de compactação. Eu procuro ver qual jogador tem a característica de poder suportar esse tipo de jogo. Eu vejo os jogadores que menos erram, que tem um índice de erros de passes menor, que tem um maior índice de acerto nos fundamentos de organização de jogadas e finalização e também os atletas que possuem a característica defensiva, de desarmar jogadas dos adversários. Para enfrentar todos esses grandes clubes citados você tem que ter no time jogadores que saibam defender e atacar. Você não pode ter no time um jogador que diz que é atacante e que por isso não vai marcar".

A competição permite apenas a utilização de sete jogadores. Como você faz para dividir os atletas por posição dentro do campo? Quantos jogadores vocês irão levar?

"Nós estamos levando doze jogadores. Dois goleiros e dez jogadores de linha. Serão seis na linha e um no gol. Normalmente eu coloco dois zagueiros, uma linha no meio-campo com três homens e um centralizado, pode ser um meia ou um volante para distribuir o jogo. Se for um volante é daqueles que marcam muito e que também sabem sair para o jogo. Os dois homens abertos podem ser os laterais ou os meias, que nesse caso fariam papel de alas. E na frente um atacante. Esse é o sistema que eu uso. Quando enfrentamos uma equipe de menor porte, que é permitido abrir mais o jogo e fazer um número maior de gols, eu uso um homem só atrás, três no meio e dois na frente. Ela pode ser usada também no momento em que você está perdendo o jogo. São essas duas estratégias que utilizaremos nessa competição".

Qual a importância do Futsal para a formação de um atleta?

"O jogador criado no salão tem uma qualidade técnica diferenciada. Você vê que os principais jogadores do nosso futebol passaram pelo salão. Vou citar três aqui que passaram pelo salão e vestiram a nossa camisa: Felipe, Pedrinho e Edmundo. Edmundo nem jogou na salão no Vasco, mas jogou por outros clubes. É de extrema importância, pois dá velocidade e um refinamento técnico melhor para o menino. Essa transição é de extrema importância, pois você começa a lapidar o menino e ele começa a sentir um pouquinho o que é uma competição, já que no salão ele começar a disputar torneio com cinco e seis anos na categoria chupetinha. É por isso que quando o garoto chega lá em cima ele não chega tão assustado. Acho que é vantajosa essa passagem pelo salão, não só para ganho de experiência mas também para ganho de qualidade técnica. Alguns possuem uma dificuldade com relação ao piso e com relação ao calçado, mas depois de um tempo a maioria se adapta e segue no campo".

Você costuma trabalhar a parte física e tática com atleta na categoria mirim?

"Eu não faço ênfase a preparação física, pois nessa categoria é importante você trabalhar a coordenação motora. Com a coordenação motora a possibilidade do atleta ter uma grande qualidade técnica é maior. O garoto que não tem essa coordenação motora não vai conseguir ter facilidade para executar um domínio, um chute e ter tempo de bola. Se não tiver, ele terá dificuldade para executar todas as funções de dentro de campo. O trabalho que fazemos é em relação a velocidade e a resistência. Fazemos alguns trabalhos e vamos vendo a evolução de cada um nos treinos específicos e nos treinos técnicos. Uma coisa acompanha a outra. Com relação ao entendimento tático, quero dizer que eu sou agarrado a tática. Eu respeito que não concorda na utilização da tática nessa categoria, mas eu sou agarrado a ela. Hoje você vê garotos subindo com 16 anos para o profissional, como foi o caso do Phillippe Coutinho aqui no Vasco. Ele só foi para Europa quando atingiu a maioridade. Se ele tem que estar com 16 anos no profissional é sinal que a exigência no mercado hoje é maior. Essa exigência faz com que você faça um trabalho mais completo com o menino. Então você tem que fazer a partir do mirim um trabalho de coordenação, um trabalho técnico e também um trabalho tático, fazer com que ele tenha um poder cognitivo e adquira uma leitura de jogo. Isso tem que acontecer para que quando ele chegue no Infantil ou no Juvenil não seja cobrado, assim também como seu antigo treinador. Eu preparo o garoto e coloco 500 informações na cabeça dele, mas vou focar naquilo que é mais importante. Jogo é xadrez. Ninguém vence apenas pela qualidade técnica Se você não tiver tática, o outro treinador vai fazer e vai te engolir. Hoje vai muito da cabeça do técnico. Muitos são contra, mas eu sou a favor. É importante também citar que isso depende muito do menino também. Você tem que ver a capacidade cognitiva do menino e tentar desenvolver. A situação de deixar o jogador livre para escolher é interessante, porém no decorrer dos treinamentos é importante você observar em que posição o menino rende melhor".

O jogador baixinho vem perdendo espaço no futebol?

"Acredito que não. O meu camisa 10 no ano passado foi o Lucas Santos, que o pessoal chama de Robinho, e ele é pequeninho. Ele tem uma força física boa, uma boa estrutura muscular, uma habilidade incrível e uma visão de jogo extraordinária. Até mesmo por conta disso eu não podia deixar esse garoto de fora pelo fato dele ser baixinho. Uma coisa é você ser baixinho e jogar bola, outra coisa é ser baixinho e não jogar. Se você chegar numa peneira e não apresentar algo de diferente sendo baixinho, fica complicado. Agora se você tem qualidade, tem talento e potencial para aquilo, não tem motivo para você ficar de fora só por conta do tamanho. Muita gente vai pelo tamanho, mas eu vejo a qualidade. Embora na minha opinião você precise ter um equilíbrio na equipe. A minha categoria 2000 é um pouco mais forte, mas por conta das características dos jogadores. Eu jamais vou descartar um jogador de extrema qualidade por conta do tamanho".

Que mensagem você deixa para a torcida vascaína?

"Que vamos fazer tudo para conquistar o título, mas caso a gente não consiga podem ter certeza que a gente vai ter uma boa participação e vai der mais uma vez uma boa impressão lá. A equipe é muito boa, tem uma qualidade técnica muito boa. Os garotos vieram do futsal e apresentam uma característica de trabalho rápido e inteligente. A gente espera colocar o nome do Vasco no seu devido lugar lá no exterior".

Adriano Barreto, técnico do Mirim do Vasco


Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco (texto), Blog Futebol Feminino CRVG (foto)