Mirim: Técnico Adriano Barreto fala sobre a preparação para o Mundialito em Portugal

Sábado, 16/02/2013 - 09:36

O Vasco disputará no próximo mês em Portugal um Mundialito de Futebol de 7 com as categorias sub-10 e sub-12. A competição é considerada a mais importante do mundo nessas duas categorias pelo fato de reunir os principais clubes dos cinco continentes do planeta.

Dentre as equipes que participarão do torneio estão os rivais espanhóis Barcelona e Real Madrid, os italianos Milan e Juventus, o Holandês Ajax, os ingleses Arsenal e Chelsea, o alemão Bayern de Munique e o América do México.

O início do torneio está programado para o dia 23 de março e o término para o dia 31. Técnico da equipe mirim, Adriano Barreto comandará o time sub-12 nessa importante competição, que o Gigante da Colina já vem disputando faz alguns anos.

Em rápido bate-papo, o treinador revelou como vem sendo feita a preparação do cruzmaltino para essa competição e analisou o nível da mesma.

Bate-papo com Adriano Barreto, técnico da equipe mirim.

Qual tem sido a rotina do Mirim após o término da Copa Cidade Verde?


"Depois que a gente voltou do Rio Grande do Sul nós dispensamos o grupo 2000, que é formado por atletas de 13 anos. Ficamos dentro desse período, até véspera do Carnaval, trabalhando com o grupo 2001, que vai para o Mundialito de futebol de 7 em Portugal agora no final do próximo mês. Eles vão estar trabalhando a partir do dia 18 já com os atletas do grupo 2000, que retornam de férias. Vai ficar faltando cerca de um mês para a competição. A gente viaja no dia 22 de março".

Que mundialito é esse? Por qual motivo é importante o Vasco participar?

"Participam equipes de alto nível, como Barcelona, Milan, Real Madrid e Juventus. É uma competição muito forte. É importante a gente participar para a gente ter uma noção de como as coisas acontecem na Europa. Até doze anos as competições na Europa são feitas de futebol de 7. Lá só entra no campo de 11 a partir dos treze anos. Aí a gente entende o motivo do forte sistema defensivo da escola européia e da utilização da defesa em bloco. Eles fazem isso pelo fato de já serem acostumados a executarem isso na base. Aqui no Brasil a gente tem o Futsal, lá eles usam o Futebol de 7".

O que o senhor poderia falar sobre o nível do torneio?

"A primeira fase tem muita equipe fraca pelo fato de ser uma competição aberta. As principais equipes do mundo, a gente está dentro dessa escala ainda, também participam. O Vasco é o único clube do Brasil renomado que vai participar dessa competição. Flamengo, Fluminense, Corinthians e São Pauo não pisam lá, só o Vasco. A gente se mistura com a nata do grandes clubes europeus: Barcelona, Real Madrid, Juventus, Ajax, Benfica...A primeira fase é mais fácil, mas depois a coisa aperta e fica um torneio muito qualificado".

Com informações do Programa "Só dá Base/ Só Dá Vasco".

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco