Juniores: Confira entrevista com o meia Yogo

Segunda-feira, 25/02/2013 - 22:21

Guilherme Costa, Jhon Cley, Matheus Índio e Danilo são os meias ofensivos da equipe de juniores mais conhecidos pela torcida vascaína. Os dois primeiros por já integrarem o grupo profissional e os dois últimos por fazerem parte da Seleção Brasileira sub-17. Além deles, o técnico Sorato tem a sua disposição mais três jogadores: Allan Machado, Renan Casemiro e Yogo.

O nosso entrevistado de hoje é nascido na cidade de Resende, Rio de Janeiro, se mudou ainda muito cedo para o município de Passa Vinte, localizado em Minas Gerais, e tem uma história bastante curiosa. A trajetória de Yogo Chagas da Silva no futebol evidencia o alto número de obstáculos que um jovem deve superar para conseguir realizar o sonho de chegar a um time grande e almejar uma vaga no time profissional.

Tudo começou no já citado município. Ainda com criança, Yogo teve seu primeiro contato com a bola e se apaixonou logo de cara. Colocou na cabeça que queria tentar a sorte no futebol e levar o nome de Passa Vinte, de seus familiares, para o maior status possível. Foi com esse objetivo que o jovem deixou a cidade onde cresceu luta para para tentar a sorte no Rio de Janeiro.

Na cidade maravilhosa as coisas não foram fáceis para o garoto. Antes de acertar com um dos maiores clubes do Brasil, Yogo ouviu muito 'não' dos clubes cariocas e só conseguiu paz quando acertou com o Fênix de Barra Mansa, onde se destacou e chamou a atenção do Vasco. Além de te que superar as negativas, o atleta também precisou superar a morte de seu avô, uma das pessoas que mais o dava forças para seguir lutando pelo sonho.

Yogo chegou ao Vasco no começo de 2011 e evoluiu muito ao longo desse período. A primeira categoria pelo qual o garoto passou foi a juvenil, onde conquistou um turno da Taça Guanabara em 2012. A segunda foi a juniores, para onde foi promovido definitivamente em 2012.Em seu primeiro ano de categoria, Yogo conquistou o título do Torneio do Trabalhador, realizado no Espírito Santo, mas não foi muito utilizado. A situação só melhorou após a chegada de Sorato, que passou a fornecê-lo oportunidades de mostrar o seu futebol.

Conheça Yogo Chagas, meio-campo da equipe de Juniores:

Conta um pouco sobre sua trajetória no futebol. Quando você chegou ao Vasco?

"Eu comecei a jogar cedo na minha cidade, Passa Vinte-MG. Fui crescendo e com doze anos eu fui tentar a sorte em alguns clubes do Rio. Fui ganhando experiência e quando estava perto de completar 17 anos disputei um Estadual pelo Fênix de Barra Mansa. Me destaquei nesse campeonato e fui campeão. Ganhei um procurador e ele me falou que ia jogar no Vasco por conta do meu desempenho. Cheguei ao Vasco no começo de 2011. Fiquei mais ou menos um mês fazendo teste, mas graças Deus consegui passar. Agora estou trabalhando para ajudar o time e chegar ao profissional".

Quais as maiores dificuldades que você enfrentou? Quem sempre te apoiou?

"Acho que as maiores dificuldades foram as negativas que eu recebia dos clubes, que não me queriam jogando lá. A cada não que eu levava eu chegava em casa chorando. Teve também a morte do meu avô. Sofri muito, mas sempre minha família, minha avó e até mesmo o meu avô antes de falecer, me apoiou muito sempre. Eles me davam força e diziam que a vontade de vencer iria me ajudar aqui que eu queria, Quem me ajudou mesmo, em primeiro lugar, foi Deus. Ele sempre me deu força e me ajudou a vencer".

Quais são suas características? Em que posição você joga?

"Minhas características são a velocidade com a bola, o drible e o bom passe. Eu jogo no meio-campo e faço a lateral-direita quando o professor precisa. Apesar disso, minha posição mesmo é a de meio-campo".

Mas você sempre jogou nessa posição?

"Não. Eu jogava de atacante, mas quando eu fui para o Fluminense o treinador chegou perto de mim e perguntou se eu gostaria de jogar de quarto homem do meio-campo. Eu falei que sim, joguei algumas vezes e gostei. Por conta disso, passei a jogar no meio campo. Quem me colocou para jogar nessa posição foi um treinador do Fluminense no período em que eu estava fazendo teste lá".

Como tem sido sua trajetória no Vasco?

"Até agora minha trajetória está sendo boa, graças a Deus. Conquistei títulos, vitórias importantes e marquei gols. Passei pelo juvenil e agora estou no juniores. Conquistei um turno do Campeonato Carioca juvenil e um campeonato no Espírito Santos com o time de Juniores. Pretendo conquistar muitos outros títulos pelo Vasco em nome de Jesus".

O que você espera dessa temporada pelo time de Juniores?

"Espero que a nossa equipe de juniores possa fazer uma boa temporada com títulos e vitórias. Nosso time possui jogadores de qualidade e que entra em campo focada a cada partida. O professor Sorato tem nos ajudado muito, pois sempre nos dá apoio e oportunidades para mostrar o nosso trabalho. Antes do Sorato eu não participava muito das coisas, agora com ele estou tendo a oportunidade de mostrar o meu trabalho. Tenho para os jogos e estou tentando ajudar a equipe sempre que entro em campo".

Que mensagem você manda para o torcedor do Vasco?

"Que nós aqui da base estamos trabalhando para ajudar sempre o Vasco. Temos como principal objetivo dar títulos e vitórias para o Vascão. Vocês merecem ver o Vasco na melhor situação. Espero em breve pode ajudar a equipe de profissional. Estou trabalhando para subir o mais rápido possível. Abraço, nação vascaína".

Nome Completo: Yogo Chagas da Silva
Data de Nascimento: 02/04/1994
Local de Nascimento: Resende/RJ
Altura: 1,72 m
Peso: 64 kg

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco