Remo: Confira entrevista com o vice de deportos náuticos Paulo César Mahomed Alli

Segunda-feira, 11/02/2013 - 22:18

O Programa Vasco Olímpico, da Rede Só dá Vasco que é transmitido toda quarta-feira às 21 horas, recebeu mais um convidado ilustre em sua última edição, o Vice-Presidente de Desportos Náuticos, Paulo César Mahomed Alli. É a segunda passagem dele como VP do Vasco, a primeira em 1994, rendeu títulos e glórias ao remo Vascaíno, mas a situação atual é completamente diferente, e ele esclareceu com muita sinceridade todas as dúvidas questionadas.

Confira a transcrição completa:

O atual momento do remo do Vasco

"As dificuldades que nós temos passado ultimamente complicam. Perdemos bons atletas para Flamengo e Botafogo. Sem considerar a Kissya que foi para o Flamengo e foi desclassificada por dopping. Temos dificuldade, mas estamos tentando recuperar o departamento. Da forma que eu fiz no passado, em 94. Formamos uma equipe boa e tivemos excelentes atletas. Naquela ocasião fomos campeões por seis anos consecutivos. Vou fazer o máximo possível. Estou em conversa com patrocinadores para melhorar a situação do clube nesse esporte.”

A perda da hegemonia para o maior rival

"A hegemonia é importante. Fomos campões seis anos seguidos e por isso passamos o Flamengo. A hegemonia voltará, mas precisamos patrocinadores que voltem sua funções para o Remo. O Vasco é um Club de Regatas, ele é o alicerce do Vasco. Tento fazer o melhor, mas preciso de recursos e de patrocinadores. Vvamos conseguir recuperar essa posição no ranking do Rio de Janeiro.”

Recursos da Eletrobrás que deveriam ser voltadas aos Esportes Olímpicos

“Sei que a Eletrobrás disponibilizou cerca de 450 mil para o departamento de remo, mas em função da crise financeira esses recursos lamentavelmente não vieram para o Remo. Isso dificultou para manter atletas e contratar novos. Nossos melhores atletas foram embora e hoje estamos trabalhando a base.”

Escassez de patrocínios para o Remo

“Eu não tenho medido esforços para tentar conseguir patrocínio, estou tentando com diversas empresas. Mas os patrocinadores querem retorno e o remo não tem muito retorno de mídia. O que podemos oferecer são espaços no uniforme, nos barcos e alguma coisa na Lagoa. Eu consegui com um ex-atleta meu, o presidente da empresa Soft Everest, é o meu patrocinador e vai continuar sendo até abril e, estamos tentando marcar uma reunião com ele para tentarmos renovar esse patrocínio que nos ajuda bastante.”

Relação com a Federação e sobre eleição de Paulo Carvalho para Presidente

“O Paulo é um ex-atleta nosso, a família dele toda foram atletas, defenderam o Vasco durante muitos anos, ele seria a melhor opção para o remo, quando falamos remo, falamos remo do Estado do Rio de Janeiro, é um rapaz competente e por isso o apoiei.Eu tenho realmente contribuindo muito, participado muito, inclusive agora, o Paulo Carvalho está com ideias excelentes. Ele será um dos percussores a levantar o Remo no Rio de Janeiro. Mas tudo são fases, é uma questão de tempo, até o final do ano muitas coisas irão acontecer, mudanças e vocês serão testemunhas disso.”

Perspectivas para 2013

“Tudo está girando em volta das dificuldades financeiras do Clube. Temos um dos melhores técnicos do Brasil e estamos trabalhando a base. Com a fuga desses atletas para Flamengo e Botafogo, ficamos com poucos atletas. Como estamos trabalhando a base, não vamos obter bons resultados de imediato, mas podem ter certeza que vamos melhorar. Até o final do meu mandato os vascaínos terão alegrias nesse esporte.

Planejamento financeiro para 2013 após orçamento aprovado

“Minha última administração se deu em 94, nós não tínhamos absolutamente nada, nossos barcos eram de madeiras, mas o Clube era autossuficiente. Hoje em dia, o Vasco não é mais. Eu fico esperando o que sobra para mim. Então eu fico sempre dependendo do futebol, como também está passando dificuldades financeiras, sempre dificilmente sobra alguma coisa para o remo. Não há uma previsão de subversão financeira para mim esse ano, nossos balancetes estão com dificuldades, nossos valores estão muitos justos, com dificuldades. Eu estou correndo ao encontro de patrocinadores para conseguirmos levantar o remo.”

Equipamentos do Remo

“Sobre equipamentos, estamos com o melhor, temos barcos alemães. O que precisamos agora estamos fazendo: uma boa sala de musculação, recebemos da Techno Gym os aparelhos mais modernos que tem de musculação e aperfeiçoamento do atleta. Só que a nossa sala não está preparada para recebê-la, estamos esperando o fim da obra para poder aloca-los.”

Convênios e núcleos com escolas de remo

"Já temos um convênio com a Escola Naval e o CEFAN. Lá eles têm canoagem. Estamos reforçando esse convênio para que esses atletas se juntem a nós. Há uma integração grande entre nós e a Marinha junto com a Escola Naval. Estamos tentando entrar na escola também. Fechamos com um dos colégios mais fortes do Rio de Janeiro, o Pensi. Fizemos um convênio de bolsa atleta, onde os melhores atletas irão estudar lá e os alunos do colégio vão praticar Remo conosco. Estamos correndo atrás de patrocínio e num curto espaço de tempo iremos melhora essa situação aí.”

Explicação da queda do Vasco de 1ª para 3ª força do Estado

"É visível o que está acontecendo. O Vasco está passando por um momento difícil financeiro e isso atinge os esportes amadores, atinge o meu departamento. Mas o Remo é a história do Vasco, o Remo é o Vasco. O Vasco nunca foi terceiro lugar, sempre se manteve em primeiro lugar. O nosso problema não é equipamento, mas sim financeiro. De posse de recursos financeiros, tenho certeza que os atletas de ponta que saíram retornam.”

Salários e ajudas de custo de atletas e funcionários ligados ao remo

Soube que saiu o pagamento para o futebol. Os meus atletas estão com ajuda de custo atrasados, inclusive, eu estava dependendo também do patrocinador Soft Everest, que provavelmente coloquem em dia o atraso deles conosco, e isso ajudará a pormos em dia a ajuda de custo aos atletas. O pagamento que saiu para o futebol rende também aos funcionários, mas não ao remo.

O marketing no remo, disponibilização de uniformes para comercialização

Eu cheguei a pensar nisso, o VP de Marketing, Eduardo Machado, é muito meu amigo. Ele está tentando nos trazer um patrocinador para nós também, caso consiga um bom para o futebol, sairá um porcentual para o remo, estamos apalavrados. Quanto as camisas, poucas são as pessoas que poderiam comprar camisas do remo. Na verdade as atenções são todas voltadas ao futebol, acredito que com o Paulo Carvalho, consiga através de recursos de patrocinadores, convênios, consiga levantar os clubes do Rio de Janeiro. As camisas são tipo regatas, não são todas as pessoas que gostam dessa camisa, você repara que a Penalty não vende nas boutiques do Vasco. Mas a ideia é boa, realmente já pensei nisso, não está no contrato da Penalty confeccionar esse tipo de camisa para repassar a verba para o remo.

Como se encontra a Sede Náutica da Lagoa em termos estruturais

Tem um incentivo da Nestlé e da Gatorade, mandaram recursos para a Jeffs Sports, eles estão fazendo a nossa nova sala de musculação através dessa verba. Dentro dessa verba recebemos equipamentos super modernos da Techno Gym, só que estão todos encaixotados na nossa garagem. Isso me incomoda muito, uma vez prontas, isso dará um incentivo a mais aos nossos atletas e até os que saíram a voltar.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco (texto), Facebook CRVG - Em Todos os Esportes (foto)