Remo: Em 1987, Vasco superou o favorito Urubu e se sagrou campeão brasileiro; relembre

Sexta-feira, 01/02/2013 - 08:11

História, superação, glória, palavras que podem ser facilmente confundidos com o Club de Regatas Vasco da Gama. É tradição do Clube Cruzmaltino ter histórias brilhantes e vitoriosas para se contar e honrar o seu amado torcedor.

Os investimentos do Flamengo naquela época no remo, eram cerca de 4x maiores do que a do Vasco da Gama, 66 mil dólares contra 21 mil dólares, sem contar que, o material dos barcos rubro-negros eram de primeira linha, feitos de fibra de carbono, enquanto o Vasco permanecia com seus velhos barcos de madeira.

Superando a carência tanto de material, quanto de atletas – que haviam iniciado o trabalho com uma nova comissão em 1986 – o grande objetivo era o foco na competição, visando um possível empate em 4 a 4 nas 8 regatas, mas com a provável derrota nos critérios de desempate, mas para um início de trabalho, o vice-campeonato Brasileiro seria um grande feito.

Logo na primeira prova, a Quatro-com, em que o Flamengo dava certa a vitória, os remadores Vascaínos surpreenderam e venceram a prova com quase um barco de distância: Vasco 1x0 Flamengo.

Na segunda prova, a Double-skiff, o Vasco era dado como favorito, graças a dupla gaúcha Otávio D’ávila e Fernando Fantoni e não decepcionaram, venceram facilmente a prova: Vasco 2x0 Flamengo.

O Flamengo começou a reagir a partir da terceira prova, venceu seguidamente a terceira, quarta e quinta (Dois-sem, Skiff e Dois-com sucessivamente) e assim virou o placar: Vasco 2x3 Flamengo.

Restavam três provas, e na sexta, a Quatro-com, a hegemonia estava confirmada com os campeões pan-americanos da época, Ricardo, Ronaldo, Cadu e Vaval, que já haviam vencido a primeira prova e com isso, o placar estava empatado: Vasco 3x3 Flamengo.

Na sétima prova, a Four-skiff, os favoritos certamente eram os rubro-negros, já que, nessa mesma prova, só que válida pelo Campeonato Carioca, o Flamengo havia vencido o Vasco por um barco de distância, mas a história não voltou a se repetir pelo Brasileiro. O Vasco na semana anterior a prova, conseguiu o empréstimo de um barco mais novo para a disputa da prova e, conseguiu ter uma melhora de rendimento sensacional, os Vascaínos simplesmente reverteram o barco de diferença que o Flamengo impôs do Campeonato Carioca, o Vasco venceu a partida com essa mesma distância. Vasco 4x3 Flamengo.

Na última prova, o Oito-com, o Flamengo era o franco-favorito para a vitória e consequentemente sagrar-se campeão. Para o Vasco a missão já estava cumprida, venceu 4 provas, e após um início de trabalho, com falta de material e atletas para competir, o 2º lugar já era um título para o trabalho realizado, na verdade seria, pois não foi.

Não foi porque o Vasco surpreendeu a todos, e com 4 remadores juvenis na frota Oito-com, venceu a prova com grande vantagem, seguido de Botafogo e o Riachuelo de Santa Catarina. Mas e o Flamengo, grande favorito? Terminou em 4º com apenas sete remadores.

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA 5x3 Club de Regatas Flamengo

O Vasco incrivelmente estava naquele momento se sagrando pela primeira vez em sua história, Campeão Brasileiro de Remo, mas o campeonato não acabara por aqui. O Flamengo terminou em quarto a última prova, após um erro de um dos seus atletas, onde ao invés de alavancar o seu barco para deslizar sobre a água, acabou ‘enforcando’ e, fazendo com que o barco fosse em direção ao fundo, sendo assim, o Flamengo perdeu posições na prova e terminou apenas na humilde 4ª colocação. Mas por que o campeonato não acabou por ali? O Flamengo com sua grande força política na época, entrou com um recurso alegando que havia ocorrido uma quebra de material. O regulamento previa que uma quebra de material nos primeiros 100 metros de prova, forçaria uma nova partida, mas não foi bem isso que aconteceu e comprovado, já que o barco não apareceu ao cais para julgamento da quebra do mesmo, e os juízes mantiveram a prova legal, sendo assim, vitória do Vasco e consequentemente o título é do Gigante da Colina.

VASCO CAMPEÃO BRASILEIRO DE REMO DE 1987




Fonte: Facebook CRVG - Em Todos os Esportes