Vice de marketing Eduardo Machado fala sobre o novo programa de sócios e Eletrobras

Terça-feira, 22/01/2013 - 08:19

Eduardo Machado começa falando sobre o nome do zagueiro Dedé veiculado ao programa de sócios-torcedores do Vasco.

“Pois é, nós ja estamos começando a fazer um trabalho com ele que hoje é um ícone do nosso futebol e funciona muito bem na nossa estratégia, mas estamos agrupando outros benefícios afim que possamos melhorar nosso modelo. E a gente ta afim de fazer um mix bacana e fazer com que a torcida vascaína possa participar também. E a nossa ideia nesse programa é fazer um mix mesmo. É usar o torcedor anônimo misturado ao nosso grande ídolo e é essa força que vai fazer a diferença. E assim, a gente acha que vai conseguir atingir o vascaíno de uma maneira diferenciada. A gente vai fazer com que ele perceba que a soma das forças é que vai fazer o sucesso no clube. Essa é a ideia.”

O vice de marketing fala sobre a data que esse novo projeto de sócios pode estar sendo implementado sem estar gerando expectativa na torcida cruzmaltina.

“O nosso principal objetivo é não criar mais uma expectativa no torcedor. Acho que é importante que a gente explique o seguinte: de segunda pra cá foram sete dias de muito trabalho e o que eu posso dizer é que estamos mais próximos de um anúncio definitivo. Agora, a gente vai ter esse cuidado de chamar a imprensa e fazer esse comunicado oficial ao torcedor, quando estiver tudo já operacional encaixado. Peço só um pouco mais de paciência ao torcedor vascaíno porque a torcida não precisa de mais promessa e sim de resultados. Então é difícil pra mim fechar uma data, mas acredito que a coisa ta avançando e a gente está mais próximo de fechar esse projeto em definitivo. “

Eduardo Machado comenta sobre os descontos para os novos sócios.

“Em parceria com outras empresas, o primeiro passo é viabilizar o desconto financeiro em um hábito dele de consumo, que é aquela compra do mês, aquela pequena compra de reposição, e isso vai ser muito importante. E ai a nossa estratégia é buscar dentro do estádio, dentro de São Januário, aquelas pessoas que não são sócias, então se a gente já tem aquelas pessoas que freqüentam São Januário, vamos tentar identificar ali aquelas pessoas que não são sócias, e vamos buscar ali no placar, a pessoa na entrada das sociais, a pessoa na entrada da arquibancada, e nós vamos tentar fazer uma força tarefa durante os jogos do Vasco, fomentando pra que ela se associe, mostrando e comunicando pra ele, a um custo mais barato, já que ele vai estar dentro do nosso solo sagrado que é São Januário, que ele pode contribuir com o clube de uma maneira importante e que o clube está disposto a buscar mais e mais benefícios ao longo do tempo. Esse novo modelo já nasce com benefícios inéditos, e a pessoa que fizer uma conta já vai perceber um benefício financeiro muito grande. Todos os benefícios vão ser financeiros? Não, mas claro que se a gente também tiver o benefício financeiro melhor ainda para o bolso do vascaíno.”

Dentro do volume de sócios que o Vasco tem hoje, qual é a previsão de vocês em termos de resgatas sócios e conseguir novos sócios. Já foi pensado em termos numéricos?

“A gente até colocou isso no orçamento de 2013, a gente colocou um número crescente ao longo do ano, mas crescente de maneira sustentável, não é uma onda, uma tsunami que vem e depois vai embora, então é muito importante que a gente perceba que a gente tem que ter um ganho de associados muito maior do que a perda de associados, e que essas perdas não sejam por motivo de desmotivação do vascaíno com o programa. A gente pode perder por uma questão financeira do torcedor, por uma questão de opção dele, por uma questão familiar, por qualquer motivo, mas não por estar desmotivado com o plano, então esse é um desafio muito grande. Em relação a quantidade, vamos esperar um pouquinho, vamos esperar a reação do torcedor, os nossos estímulos, pra gente poder colocar uma coisa muito pé no chão. Eu sempre prefiro falar em crescimento sustentável do que em saldos. Começar a falar em números astronômicos pode nos levar a um erro que já aconteceu no passado, e depois virou motivo de aborrecimento pra todos os envolvidos, então aguardem mais um pouquinho, vamos sentir um pouco a reação, ver como ta o vascaíno em relação aos benefícios, a gente sabe que o resultado em campo também influencia muito, vamos esperar que o time esteja a pleno vapor pra gente poder fazer essa conta direitinho, mas o importante é que a gente tenha um crescimento sustentável e que seja a receita cada vez maior para o clube para que ele possa se reforçar mais.”

Pra 2014, já há previsão se vai ser possível fazer aquela amarra entre o sócio adimplente com a questão dos ingressos dos jogos, Alguns clubes até já fazem isso, alguns sócios adimplentes tem o passaporte livre para todos os jogos. Isso está em estudo pra 2014?

“Está sim, inclusive vamos usar a carteira nova pra carregar, então hoje você tem uma carteira no Expresso do Vascão, e uma segunda carteira, pra esse ano não deu tempo porque a gente ta em fase de transição, mas a gente vai ter uma carteira única. Você criar uma categoria dessa, nos estudos que a gente fez, os clubes se arrependem um pouco desse tipo de estratégia, então não sei se nós vamos juntar, se nossa decisão vai ser juntar em um plano específico que tenha livre acesso ou se vamos trabalhar isso como um produto separado, mas você ta certo, vamos pensar nisso sim e avaliar os prós e contras.”

Como está o andamento da renovação com a Eletrobrás?

“O valor veio sendo reajustado, ontem nosso concorrente anunciou um patrocínio que está abaixo do valor atual do nosso patrocínio da Eletrobrás, então comparando um patrocínio de 2009 com um de 2013, ainda assim nosso patrocínio é 1 milhão por ano, neste momento, amanhã as coisas podem mudar, mas hoje a gente tem não só a Eletrobrás, a gente tem a BMG, temos a Tim, a Fresh, então temos uma área disponível, que é a manga da camisa, hoje nós quase quase quase fechamos com uma grande empresa nacional, não deu, mas as portas continuam abertas, então continuamos trabalhando. Em relação a Eletrobrás, já estamos em contato e vamos tentar buscar uma solução, vamos valorizar nosso parceiro atual e em paralelo vamos trabalhando outras oportunidades que podem ser benéficas ao clube.”

Fonte: Supervasco