Vasco e Palmeiras têm os elencos com menos selecionáveis dos grandes

Terça-feira, 08/01/2013 - 00:46

Marcos Assunção não acertou renovação com o Palmeiras e deixou a torcida órfã de um dos destaques do último grande título do clube. Com passagem pela seleção brasileira, o volante também deixa o elenco alviverde com apenas dois jogadores já convocados para o time nacional. Ao lado do Vasco, o Palmeiras passa a ter a equipe com menor número de ‘selecionáveis’ entre os grandes brasileiros.

Entre 1998 e 2000, quando passou por Santos, Roma e Bétis, Marcos Assunção foi chamado onze vezes para a seleção brasileira (marcou um gol). No atual elenco do Palmeiras, nenhum jogador tem a mesma experiência. Entre os atletas à disposição de Gilson Kleina no time profissional, apenas Wesley e Henrique já vestiram a camisa verde-amarela – o meio-campista duas vezes, e o zagueiro, uma.

O Vasco, que vendo seu time sofrer um verdadeiro desmanche antes do início da temporada, entra em 2013 com três jogadores com experiência na seleção, no entanto, o número deve diminuir. Do atual elenco cruzmaltino, o zagueiro Dedé e os meio-campistas Felipe e Carlos Alberto já foram convocados a representar o país, contudo, a saída de Felipe, que ainda tem vínculo contratual com o clube, é certa.

Para ajudar o Palmeiras na estatística, o técnico Gilson Kleina pode, ao menos, contar com representantes de seleções internacionais em seu plantel, mesmo que ambos estejam envoltos em incertezas neste início de temporada. O atacante argentino Hernán Barcos ainda não acertou oficialmente sua renovação, enquanto o meia chileno Valdivia segue sendo visto como uma incógnita.

No outro extremo, entre os clubes com maior número de jogadores que já defenderam a seleção, aparecem São Paulo e Atlético-MG, com oito ‘selecionáveis’ cada. Nos paulistas, Rogério Ceni, Cortez, Jadson, Ganso, Fabrício, Denilson, Casemiro e Luis Fabiano já foram convocados; nos mineiros, Victor, Réver, Leonardo Silva, Marcos Rocha, Ronaldinho Gaúcho, Richarlyson, Bernard e Jô.

Contando os representantes internacionais, quem lidera a lista é o Corinthians, que tem, ao total, dez jogadores com passagem por suas seleções. Cássio, Fábio Santos, Paulinho, Ralf, Douglas, Renato Augusto e Alexandre Pato defenderam o Brasil – o que deixa o clube, ao lado do Fluminense, logo atrás de São Paulo e Atlético-MG na lista entre brasileiros; Guerrero e Ramirez, o Peru, e Martínez, a Argentina.

Confira a lista de jogadores já convocados para seleção nos grandes clubes brasileiros:

Atlético-MG: Victor, Réver, Leonardo Silva, Marcos Rocha, Ronaldinho Gaúcho, Richarlyson, Bernard e Jô
São Paulo: Rogério Ceni, Cortez, Jadson, Ganso, Fabrício, Denilson, Casemiro e Luis Fabiano
Corinthians: Cássio, Fábio Santos, Paulinho, Ralf, Douglas, Renato Augusto e Alexandre Pato
Fluminense: Diego Cavalieri, Carlinhos, Fred, Jean, Thiago Neves, Rafael Sóbis e Wellington Nem
Santos: Neymar, André, Arouca, Durval, Edu Dracena e Léo
Grêmio: Dida, Gilberto Silva, Fábio Aurélio, Elano, Zé Roberto e Fernando
Cruzeiro: Fábio, Henrique, Léo ,Tinga e Borges
Botafogo: Jefferson, Lucas, Andrezinho, Fellype Gabriel e Renato
Internacional: Juan, Kléber e Leandro Damião
Flamengo: Leo Moura, Renato Abreu e Vagner Love
Vasco: Dedé e Carlos Alberto
Palmeiras: Wesley e Henrique

Carlos Alberto e Dedé com a camisa da Seleção


Fonte: ESPN.com.br (texto), Reprodução Internet (fotos)