Juniores: Sorato vê dificuldade com time cheio de juvenis na Copa SP

Quinta-feira, 03/01/2013 - 10:33

Apesar de um princípio de evolução nos resultados e da melhora da estrutura no segundo semestre de 2012, com a ampla reforma no CT de Itaguaí (RJ), o Vasco ainda sofre os efeitos das limitações no trabalho realizado nas categorias de base durante as últimas temporadas e chega à 44ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior como franco-atirador. Alguns estouraram a idade e outros, como Luan, Dieyson, Jhon Cley e Guilherme, já estão entre os profissionais. Por isso, a aposta é repetir a formação que fracassou no Brasileiro da categoria, em dezembro.

São vários jogadores de 17 anos liderados pelo goleiro Jordi e pelos volantes Jonatas Paulista e Malco, destaques e mais experientes do grupo. O técnico Sorato espera que, depois do teste no Sul, agora veja a garotada mais à vontade, tentando superar a primeira fase. A estreia no Grupo K acontece no sábado, às 11h, contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto.

- São os mesmos jogadores, optamos por levar uma equipe mais jovem para o Brasileiro justamente pensando em dar rodagem para chegarmos na Copinha melhores. A ida de alguns para a pré-temporada do profissional abriu espaço. Vamos ter bastante dificuldade, mas acredito que eles vão estar mais à vontade. Estamos otimistas - afirmou.

Além do primeiro adversário, Comercial-SP, outro clube local, e Paysandu estão no páreo. O Vasco tem um título da competição, em 1992, batendo o São Paulo, e um vice, 1999, quando foi derrotado pelo Corinthians.

O momento cruz-maltino, entretanto, é de ascensão. Os mais de dois anos e meio sem vencer um clássico carioca persistem, mas ter atingido as quartas de final da Copa do Brasil sub-20, passando por Ponte Preta e Corinthians, deu uma injeção de ânimo, a ponto de os jovens citarem que a nova filosofia tem feito a diferença. Antes, com Galdino no comando, "não havia tática", reclamou Guilherme Costa. Sorato só agradece a confiança.

- Fui muito bem recebido por eles, e a resposta foi muito boa. Houve um crescimento, apesar de serem apenas quatro meses de trabalho, e me fizeram acreditar muito no potencial deles. É pouco ainda, mas já começamos ver a melhora. Até na maneira de se posicionarem, de encararem os treinos há uma preocupação. Ganhar competições é muito importante, precisamos ter uma mentalidade vencedora e vamos caminhar para isso, a resposta até agora é o que tem importado mais - apontou.

Time-base do Vasco para a Copinha: Jordi, Richard, Tadeu, Gilson e Henrique; Jonatas Paulista, Malco, Allan e Índio; Marquinhos e Matheus Celestino.

Fonte: GloboEsporte.com