Confira entrevista com o jovem Matheus Índio

Sexta-feira, 28/12/2012 - 15:22

Ele é chamado de Índio, mas diferentemente dos tradicionais não usa o arco e a flecha para conquistar adeptos. É com um par de chuteiras e uma bola que o menino Matheus vem conseguindo encantar todos dentro de São Januário. Atualmente com 16 anos, o jovem é visto como uma joia a ser lapidada com bastante carinho.

Apesar de não ser descendente indígena e de ter ganho esse apelido por conta da semelhança, Matheus possui o respeito, a determinação e a garra, que são virtudes encontradas nos índios brasileiros. Foi com essas características que o jovem obteve sucesso em todas as categorias da base vascaína, chegando inclusive a ser titular de duas categorias de base da Seleção Brasileira.

Grande líder da geração 96, apontada por muitos como a 'geração de ouro' do cruzmaltino, Matheus Índio tem como principais atributos o drible, o chute de longa distância e a velocidade. Foi com eles que se destacou no Campeonato Carioca logo em seu primeiro ano de juvenil. O sucesso fez com que Mauro Galvão, diretor das categorias de base, e Sorato, técnico do Juniores, o promovessem para o time de juniores.

Comissão técnica se rendeu ao talento

A primeira competição de Índio pela categoria foi o Campeonato Brasileiro sub-20, onde o mesmo não foi muito utilizado. Apesar disso, o treinador Cássio, que trabalhou com o meia nas categorias sub-15 e sub-17, considerou importante a ida do jovem para o Rio Grande do Sul:

- Ele está num patamar acima dos demais e até mesmo por isso é legal que alguns desafios sejam lançados para ele. Esses desafios farão ele amadurecer e crescer como atleta - disse ao 'Só dá Base/Só dá Vasco'.

As qualidades de Índio, já citadas anteriormente, também foram destacadas pelo ex-lateral. Para Cássio, Matheus pode pintar no time profissional já em 2014 com apenas 18 anos de idade:

- O Índio é um jogador de muita qualidade técnica. Ele usa bem as duas pernas, finaliza muito bem e é um jogador muito inteligente. É claro que precisa evoluir em algumas coisas e até mesmo por isso eu converso e brigo muito com ele. Quem sabe daqui a dois anos ele já não está no profissional do Vasco? - declarou ao 'Só dá Base/Só dá Vasco'.

Interesse de clubes europeus

Antes de acertar sua renovação com o Gigante da Colina no início do ano até 2015, Matheus Índio foi sondado por grandes clubes do futebol europeus. Dentre os interessados, vale destacar a Inter de Milão, o Barcelona, o Real Madrid, o Manchester United e o Milan.

Apesar do assédio dos clubes do velho continente, os familiares atenderam ao pedido do meia, que pensa em fazer história com a camisa vascaína antes de tentar a sorte no exterior.

Bate-Bola com Matheus Índio, joia da base vascaína

Como você se sente por ter subido para o time de Juniores com apenas 16 anos? Surpreendeu-te essa promoção?

“Surpreendeu sim. Estava fazendo um bom trabalho no meu primeiro ano de Juvenil e na Seleção sub-17. Quando recebi a noticia fiquei muito feliz”.

Quais dificuldades você acha que vai enfrentar nessa nova categoria?

”Dificuldades sempre existe, mas aqui no júnior acho que a pegada é maior e mais forte. Tem que pensar rápido e ter dinâmica de jogo. Mas com o tempo a gente vai entrando no ritmo”.

Como você avalia sua temporada com a camisa da Seleção Brasileira sub-17?

“O ano foi muito bom com a camisa da Seleção. Em todas as convocações eu sempre estive presente, graças a Deus. Agora é trabalhar muito aqui no Vasco para poder voltar em futuras convocações”.

E no Vasco? Como você avalia seu ano com a camisa do Vasco?

“Muito Bom também o meu primeiro ano de juvenil. Infelizmente não conseguimos chegar à final do estadual, mas espero que no ano que vem a temporada possa ser muito melhor do que essa”.

O fato do Cássio ter sido promovido ao time juvenil te ajudou de alguma forma?

“Ajudou pelo fato dele já me conhecer. Já fui atleta dele durantes anos e ele me conhece muito bem. Então, isso facilitou um pouco”.

Quais são seus planos para 2013?

“Meus planos são os melhores. Espero estar dentro das competições e almejo ganhar todas que forem possíveis”.

E como você avalia essa sua primeira competição como Juniores?

“Foi muito bom para mim essa subida para o júnior. Assim eu amadureço, ganho experiência e isso pode me ajudar no meu futuro. Acho que tenho que aprender muita coisa ainda no futebol, então eu vou trabalhando mais e mais. Pode ter certeza que estou feliz de estar aprendendo coisas novas , conhecendo e trabalhando com pessoas novas e capacitadas”.

Como você sente ao saber que o Sorato e o Mauro Galvão apostam bastante em você?

“Me sinto muito honrado e feliz. Isso me dá muita confiança para jogar. Espero retribuir da melhor maneira possível”.

Os meias Guilherme Costa, Marlone e Jhon Cley subiram para o profissional. Sem eles, o Juniores ficará refém de um meia armador. Acredita que pode se tornar titular do Juniores já na próxima temporada?

“Vou trabalhar para isso, mas quem decide é o professor Sorato. Ele quem manda. Apesar disso, podem ter certeza que a minha parte eu vou fazer. Vou dar o melhor e trabalhar bastante”.

O que o Sorato te falou na conversa que vocês tiveram?

“Falou que tem que ter calma, pois a oportunidade vai chegar. Eu vou esperar sem pressa. Sei que tenho que estar preparado para aproveitar a chance da melhor maneira possível quando ela aparecer”.

Como você viu essa saída do Thiago Mosquito do Vasco?

“Ruim para o Vasco. Perdeu um grande jogador, mas acho que ambas as partes não chegaram a um acordo. Mosquito procurou o melhor para ele. Desejo sorte sempre na careira e espero que ele seja feliz onde estiver”.

E a situação do Baiano? Você já sabia?

“Não. Ele nunca comentou nada comigo sobre o caso que aconteceu. É um grande amigo e espero que volte logo aos gramados”.

No final do ano passado eu te entrevistei. Durante esse período em que mais você evoluiu?

“Evolui muito na parte tática, na marcação e na dinâmica de jogo. Vou buscar evoluir cada vez mais nos princípios que eu preciso”.

Que mensagem você deixaria para a torcida do Vasco?

“Quero dizer a essa torcida maravilhosa que vou trabalhar bastante para subir ao profissional o mais rápido possível. Pretendo conquistar muitos títulos pelo Vasco. Vocês merecem. Estamos juntos e um abraço”.

Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco