Psicóloga do Vasco comenta trabalho feito na Copa do Brasil

Segunda-feira, 17/12/2012 - 03:38

Fernando Prass, Dedé, Anderson Martins, Romulo, Diego Souza, Bernardo, Felipe, Eder Luis e Alecsandro. Todos esses brilharam na campanha do Vasco na Copa do Brasil 2011, mas não foram os únicos profissionais que ajudaram o Gigante da Colina a deixar o Couto Pereira com taça.

Além de Ricardo Gomes e Cristóvão Borges, responsáveis pela construção do esquema tático e pelo bom futebol apresentado, a comissão técnica vascaína contava com a psicóloga Maria Helena. A importância da profissional na conquista foi muito grande, pois o elenco vascaíno passava por um momento difícil -acabara de perder um treinador e fazia uma campanha horrível no Campeonato Carioca.

Percebendo a fragilidade emocional do time, o atual diretor-técnico deu liberdade para a psicóloga aplicar sua metodologia de trabalho. A prova de que o apoio concedido foi grande, foram as reuniões mensais que ocorreram durante todos os meses que antecederam a conquista da competição nacional:

- Quando o Ricardo Gomes chegou nós começamos a fazer reuniões todo mês. Eu trabalhava em cima da situação que nós estávamos vivenciando, fazia dinâmicas de grupo, identificava os problemas e compartilhava com todos. A gente estava sempre fortalecendo a troca de experiências, a troca de informações. Fizemos muito isso com a comissão técnica do Ricardo Gomes. Nas reuniões todos se posicionavam, revelavam quais as maiores dificuldades que estavam passando lá dentro e a partir disso conseguimos integrar todos os profissionais, mas cada um respeitando sempre o espaço do outro - revelou Maria Helena ao 'Musas da Colina/Só dá Vasco'.

Se antes o clima no vestiário vascaíno era considerado ruim, após o trabalho de dinâmica de grupo realizado por Maria Helena passou a ser dos melhores. Os jogadores passaram a gostar de ficar perto um dos outros. Durante a viagem do time titular para Curitiba, dois dias antes da final, um fato fez a psicóloga perceber que o título dificilmente escaparia das mãos do cruzmaltino:

- O trabalho realizado na Copa do Brasil teve um resultado maravilhoso. Lá em Curitiba eu tinha certeza que nós iríamos ganhar. Antes de viajar, isso numa segunda-feira, estava a comissão técnica reunida e vimos todos os jogadores sentarem numa mesa só. Estavam todos juntos. Eles poderiam estar num banco, numa outra mesa, mas todos sentaram juntos. Todos demonstravam alegria e falavam da nossa conquista, falavam que iriam em busca do nosso título. Isso foi marcante para mim. Eu trabalhei com eles no mesmo dia a noite e vi o que cada um colocou. O olhar de cada um deixava claro que aquele era o nosso momento e que não iríamos desperdiçar esse momento - declarou ao 'Musas da Colina/Só dá Vasco'.

Maria Helena no Couto Pereira no dia da final da Copa do Brasil
Maria Helena no Couto Pereira no dia da final da Copa do Brasil
Maria Helena colocou palavras de incentivo na mesa de refeições dos jogadores do Vasco nos dias que antecederam a conquista da Copa do Brasil
Maria Helena colocou palavras de incentivo na mesa de refeições dos jogadores do Vasco nos dias que antecederam a conquista da Copa do Brasil
Jogadores jantando juntos no Hotel em Curitiba
Jogadores jantando juntos no Hotel em Curitiba


Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco