Basquete: Confira resumo da temporada e perspectivas para 2013 em cada categoria

Domingo, 16/12/2012 - 20:53

Como prometido, a CRVG – Em Todos os Esportes, preparou um especial sobre as expectativas para o basquete do Vasco em 2013, englobando todas as categorias que participaremos no próximo ano, mais a categoria adulta, que por mais um ano, não teremos um time para a disputa sequer do Campeonato Estadual.

Confira:

Sub-12: Após um 2012 vitorioso com o título estadual invicto, nossa equipe Sub-12 tem a tendência de continuar com um time forte para a próxima temporada. Três dos principais atletas continuarão na equipe (Igor, João e Thiaguinho) e bons meninos subirão do “prezinho”, como os jogadores Felipe e Gugu para a equipe principal do pré-mirim. Cerca de três atletas de escolinhas compromissados com o clube para 2013 estarão fazendo parte da equipe pré-mirim. O Vasco irá forte para a disputa do bi-campeonato.

Sub-13: Após o título estadual da equipe pré-mirim este ano, muitas equipes tentaram levar nossos meninos para o seu plantel, mas graças a confiança que os pais dos nossos campeões tem em nossa comissão técnica, o Vasco conseguiu manter todos os jogadores campeões. O time pré-mirim de 2012, será a base do time mirim no ano de 2013 e estaremos forte na briga pelo título.

Sub-14: A equipe que subirá em 2013 para o sub-14 foi muito prejudicada por fatores extra-quadra, como, arbitragem, perda de pontos por não comparecer com o número mínimo de atletas, inexperiência, pois era uma equipe pré-mirim jogando o sub-13, são alguns dos exemplos. Mas a tendência é que a equipe esteja mais experiente e jogos fáceis como perdemos esse ano, não torne a acontecer a derrota.

Sub-15: Um grupo com bastante dificuldade, temos alguns bons jogadores, porém, ainda existe uma distância do Vasco para os outros clubes da categoria. Devido a falta de ginásio apropriado e principalmente nenhum benefício que o clube ofereça ao atleta, o Vasco teve uma grande debandada de bons jogadores e atualmente é difícil manter os que estão na equipe pela falta de estrutura e investimento na categoria. Mas uma boa notícia é sobre o nosso atleta Gabriel, jogador promissor, é um dos nomes cotados a representar a Seleção Brasileira no ano de 2013.

Sub-17: É a categoria que se cria maior expectativa. Poucos sabem, mas em 2012, o Vasco disputou os campeonatos com atletas de 15 e 16 anos e as outras equipes com jogadores quase estourando a idade permitida. Perdemos um atleta para o Botafogo, mas chegaram alguns atletas que formarão um grupo forte e que possa colocar o time entre os primeiros colocados.

Sub-19: Talvez o maior problema no esporte está nessa categoria. A alguns anos o Vasco não tem uma equipe principal, ou seja, o que o Vasco poderia oferecer a esses atletas? Com a falta de verba, fica praticamente impossível que o Gigante da Colina consiga montar uma equipe que vá disputar títulos. Vale ressaltar que o Vasco além de tudo, não fornece um auxílio aos seus atletas, o que seria essencial para mantê-los no time, auxílio que é oferecido pelas principais equipes da categoria, como Tijuca, Flamengo, Macaé e Botafogo. Uma equipe que necessita de investimento monetário.

Adulto: Com base de informações apuradas, no final de 2011, Alberto Bial procurou o Vasco com um projeto de terceirização do esporte. O projeto englobava não só o time adulto, mas como as categorias de base, sendo que os lucros seriam todos para empresa que gerisse o projeto, e o Vasco entraria apenas com o nome, o que seria interessante para a Liga, ter uma equipe bi-campeã brasileira disputando a mesma. Aconteceram diversas reuniões, e o que se pode concluir, é que com a demora do jurídico do clube em analisar o projeto, trouxe como consequência, a ida do mesmo para a equipe do Ceará. O Fluminense, por exemplo, fechou a pouco tempo uma parceria com os mesmos moldes oferecidos ao Vasco e voltará a ter uma equipe adulta. Hoje em dia, até o momento, não surgiu nenhuma outra oportunidade como essa, para que o Vasco volte a ter um time adulto de basquete e o que parece, é não haver nenhum esforço da diretoria para que isso aconteça.

Uma boa chance do Vasco tornar a participar, poderia vir de uma parceria com a equipe do Riachuelo, que deseja participar da Super Copa Brasil (competição que dará duas vagas para a disputa da NBB). Ressaltando que essa parceria, poderia ser possível, já que o representante do Riachuelo é o vice-presidente da FBERJ e Conselheiro do Club de Regatas Vasco da Gama, o Sr. Francisco Vilanova.

Fonte: Facebook CRVG - Em Todos os Esportes