Basquete Base: Vasco pode ser campeão no Pré-Mirim neste domingo na Gávea

Domingo, 25/11/2012 - 04:32

Na tarde desta sexta-feira (23/11), a categoria pré-mirim (sub-12) fez seu último treino, em São Januário, antes dos jogos que podem dar o título invicto do Estadual da categoria ao basquete vascaíno. A partir das 9:30h deste domingo (25/11), na Gávea, será disputado o sexto e último circuito do campeonato. Cada circuito contém dois jogos num mesmo dia para cada equipe, e, até agora, o Vasco está invicto, com 10 vitórias em 10 jogos. Para conquistar o título, basta ao Gigante da Colina vencer uma de suas partidas neste domingo, que serão respectivamente contra Jacarepaguá e Jequiá. Porém, pelo desempenho apresentado ao longo do ano, o objetivo é ser campeão invicto.

O jejum do basquete vascaíno é grande. Há cinco anos, o clube de São Januário não conquista qualquer título, em qualquer categoria. E os meninos parecem estar cientes do quão importante serão para o clube os jogos de domingo. Em declarações concedidas ao "CRVG - Em Todos os Esportes", o treinador do time, David Felipe, nos contou detalhes do último treinamento. Além das questões específicas táticas e técnicas, foi passado aos atletas que o título faria os meninos entrarem na história do Vasco.

- Hoje realizamos um treino focado nos fundamentos, e, na parte final, movimentações de defesa e ataque. Porém, o mais importante foi colocar para os meninos que o trabalho deles até o momento foi brilhante, que falta muito pouco para que cada um deles entre na histÓria do Vasco e que estamos orgulhosos nao só pelas vitorias, mas sim pela determinação nos treinos e pela maneira como tem se comportado em quadra: um ajudando o outro, incentivando o companheiro.

Mais especificamente sobre os jogos de domingo, foi colocado que a iminência do título não pode implicar desrespeito aos adversários.

- Estamos prontos, e os jogos de domingo não encaramos como decisões, e sim como jogos normais onde com humildade, respeito ao adversário e aplicaçao tática e técnica conseguiremos o nosso objetivo de, primeiramente, jogar bem e, com isso, ganhar e sermos campeões.

Em virtude de tudo que envolve essas partidas, todo mundo envolvido com o basquete do Vasco, do coordenador aos atletas, passando pelos pais, convoca a torcida vascaína para comparecer ao ginásio do Flamengo e dar seu incentivo e, sobretudo, seu reconhecimento à abnegação perpetrada por todo o basquete do Vasco diante das imensas dificuldades. Seria uma moeda de troca a todo o sacrifício. Porém, David reiterou a importância de que os torcedores que estiverem presentes façam valer a civilidade vascaína.

- Gostaria de em nome do grupo agradecer a todas as manifestações de carinho de vocês, que em todos os momentos apoiaram o pré-mirim do basquete, e esperamos a presença nos jogos de domingo na Gávea. Vamos torcer, porém peço a todos que irão ao ginasio do Flamengo que nossa torcida mostre a civilidade vascaína, torcendo, incentivando e, principalmente, dando um exemplo de comportamento na casa do nosso rival.

ÚLTIMO CIRCUITO DO CAMPEONATO ESTADUAL DE BASQUETE PRÉ-MIRIM (SUB-12)
LOCAL: GINÁSIO DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO (AVENIDA BORGES DE MEDEIROS, 997)

JOGOS DO VASCO DA GAMA:
9:30h: Vasco x Jacarepaguá
11h: Vasco x Jequiá

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO APÓS CINCO CIRCUITOS (10 JOGOS):

1º VASCO DA GAMA, 40 pts
2º Fluminense, 36 pts
3º Flamengo, 34 pts
4º Municipal, 29 pts
5º Nova Friburgo, 28 pts
6º Tijuca, 26 pts
7º Jacarepaguá, 24 pts
8º ABVRJ, 23 pts
9º Botafogo, 22 pts
10º Jequiá, 20 pts

Fonte: Facebook CRVG - Em Todos os Esportes