Vôlei Base: Mirim Feminino vence amistoso e treinador fala sobre estrutura do Vasco

Quinta-feira, 06/12/2012 - 09:57

Até que enfim uma boa notícia para a torcida do Vasco, existe um esporte que está sendo bem administrado no clube.

O time mirim de voleibol feminino do Vasco disputou um jogo desafio contra o time do Mackenzie realizado neste sábado, dia 01/12, no ginásio do Mackenzie, situado na Rua Dias da Cruz nº 561 no Méier, o qual o time do Vasco sagrou-se vencedor em três sets a zero, com parciais de 25 a 21, 25 a 19 e novamente 25 a 21.

A equipe de vôlei do Vasco foi à quadra com as seguintes jogadoras e suas respectivas numerações: Clara – 4, Rhayne – 6, Carolina – 9, Ester – 10, Luciana – 11, Ana Clara – 13 e Raquel – 15. A equipe do Vasco teve como técnico o Renato Castro. Já o time do Mackenzie foi dirigido pelo técnico André Gava, o qual, no dia a dia, também treina o time feminino do Vasco em São Januário.

O jogo foi bem disputado nos três sets, com ralis sempre bem jogados pelas duas equipes, que mostraram uma boa técnica, mais sempre com certa superioridade das meninas do Vasco. A equipe Cruzmaltina conquistou a vitória porque buscou na força do seu conjunto ser mais ofensiva que as adversárias, exercendo uma forte pressão tanto no bloqueio, por contar com jogadoras mais altas, como no saque. Já as meninas do Mackenzie, talvez pela diferença na estatura, sempre buscaram na defesa e no contra-ataque a sua força para tentar nos conter e ao mesmo tempo nos surpreender no desafio. A partida mostrou que as duas equipes são bem treinadas. A principal deficiência mostrada na equipe do Vasco era a existência de apenas uma jogadora para reposição sentada no banco.

No final da disputa conversei com ambos os técnicos que foram extremamente solícitos nas explicações para as minhas perguntas.

1 – Perguntei por que o time do Vasco só tinha uma menina no Banco?

O técnico André Gava me explicou que está tendo dificuldade na peneira em conseguir meninas que possam jogar pelo Vasco. Ele tem buscado ao redor de São Cristóvão e mesmo em outros clubes jogadoras com potencial para vestir a camisa do nosso time. A maior dificuldade têm sido na obtenção de crianças, em quantidade e qualidade, nascidos nos anos de 2000, 2001 e 2002 para participar do mirim em 2013. Especificamente neste jogo ele preferiu testar algumas jogadoras que não vinham atuando com frequência e por causa disto ele não levou para este desafio as outras meninas do elenco. Em síntese, só existiam na quadra sete atletas por opção do próprio técnico.

2 – Perguntei sobre a estrutura do Voleibol do nosso clube se era boa ou não?

Tanto o André como o Renato foi unanimes em elogiar a atual estrutura do Vôlei existente no nosso clube para treinamento das meninas nas suas diversas divisões.

3 – Eu perguntei há quanto tempo eles estavam como treinadores do Vasco?

André Gava me respondeu que está há dois anos no clube e o Renato Castro me reportou que começou no clube em março deste ano.

4 – Perguntei sobre quem coordenava o Vôlei do Vasco e se a sua atuação se era positiva ou negativa para o desenvolvimento deste esporte dentro do clube?

O André Gava que está há mais tempo no clube me informou o nome do coordenador, que se chama Frederico Lima, o qual se encontra exercendo esta atividade há 3 anos no Vasco. O André teceu elogios sobre a atuação deste coordenador e acrescentou ainda que este esporte é provavelmente o mais bem estruturado do Vasco, pois tem recursos próprios sem precisar de qualquer suporte financeiro do clube.

5 – Perguntei sobre qual o planejamento existente para a formação de uma equipe adulta de Voleibol?

O André me reportou que a existência da equipe adulta se dará no momento certo e que neste instante o mais importante era o desenvolvimento da base nas suas diversas divisões e a partir do fortalecimento, aprimoramento e crescimentos destas divisões se obterá automaticamente, o suporte necessário de jogadoras, com qualidades, para formação e uma equipe adulta extremamente competitiva.

6 – Por fim eu perguntei sobre a importância dos patrocinadores que estavam estampados na blusa do Vasco?

Os nomes dos patrocinadores eram Óticas Carol e CACELLA Estacionamento e a maior importância deles, segundo o André, era de possibilitar ao vôlei, o seu desenvolvimento, a sua prática dentro do Vasco, e principalmente a sua autonomia financeira para impedir que este trabalho, que está sendo realizado em todas as divisões de base, simplesmente desaparecesse devido à péssima situação financeira do clube e consequentemente levando a extinção de um sonho, de termos no futuro, não tão distante, uma equipe profissional altamente qualificada que nos enchesse de orgulho.

A conclusão que eu cheguei foi que a maior dificuldade encontrada na estrutura do Voleibol do Vasco se dá na necessidade de uma maior publicidade dos seus jogos, como também de uma melhora na divulgação referente à prática deste esporte dentro do clube nas suas diversas divisões de base. Esta divulgação propiciaria um aumento na captação de meninas, nas diversas faixas etárias, em condições de praticar e atuar pelo nosso time.

OBS: O técnico André Gava me solicitou para divulgar que haverá uma peneira em São Januário no dia 08/12 às 8 horas no forninho para aquisição de crianças que queiram treinar e jogar o Voleibol no Vasco.

Fonte: Coluna Eduardo de Carvalho Wimmer - Cruzada Vascaína