Fernando Prass foi o goleiro que mais realizou defesas difíceis no Brasileiro: 73

Terça-feira, 04/12/2012 - 17:54

Destaque do Fluminense na conquista do Campeonato Brasileiro 2012, Diego Cavalieri foi eleito o melhor goleiro da competição na premiação da CBF. As boas atuações, defesas decisivas e a regularidade ao longo da competição o fizeram viver uma temporada de afirmação e sua ausência na lista de Mano Menezes, por muitas vezes, durante o ano, chegou a gerar até um certo clamor popular. Entretanto, enganam-se aqueles que acham que o camisa 1 foi quem fez mais defesas dfíceis na competição. Nesse quesito, ele é superado por Fernando Prass, do Vasco, que realizou 73, 10 a mais do que o arqueiro tricolor, ajudando sua equipe a assegurar a quinta posição (veja o vídeo com uma linda defesa de Prass contra o Flamengo na 37ª rodada).

Em Minas Gerais, desde quando chegou ao Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho só recebeu elogios, seja do técnico Cuca ou dos companheiros de time. O meia, claro, fez por onde, em campo e fora dele. Com boas atuações, aliadas à boa fase do Galo, R49 foi líder de assistências do torneio com 13 passes decisivos. No entanto, nos números que desenham o scout do jogador no Campeonato Brasileiro 2012, um fato chamou a atenção: das 1.077 vezes que o jogador tocou a bola, ele errou 202, ou seja 18%, sendo, portanto, o jogador que mais errou passes.

Pelo São Paulo, o volante Denilson vive um momento especial. Após chegar no ano passado com status de grande contratação, só na atual temporada o camisa 15 conseguiu justificar o investimento do time paulista. Em boa fase, o jogador é um dos mais regulares e ganhou status de "intocável" na equipe do técnico Ney Franco. Mesmo assim, tornou-se o jogador que mais cometeu faltas no Campeonato Brasileiro 2012. Ao todo, foram 98. No outro extremo, quem mais sofreu foi o meia-atacante Rhayner, que entrou sempre bem no time do Náutico ao longo da competição: 121 recebidas.

Aliás, por falar em número de faltas, 1.991 cartões foram aplicados no Brasileirão 2012 - 1.878 amarelos e 113 vermelhos. Coincidentemente, os jogos que tiveram mais cartões foram os do Palmeiras (vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, na 17ª rodada; empate sem gols com o Grêmio, na 21ª rodada). Em ambos os casos, 13 foram distribuídos pelos árbitros Célio Amorim e Sandro Meira Ricci para os indisciplinados.



Fonte: GloboEsporte.com