Vasco e Coritiba duelam no Couto Pereira com poucos objetivos

Sábado, 17/11/2012 - 12:24

Coritiba e Vasco se enfrentam neste sábado, às 19h30m (de Brasília), no estádio Couto Pereira. Apesar de valer pouca coisa, já que os times praticamente não têm mais aspirações no Brasileirão, há ingredientes interessantes para esta partida. Ferido pela goleada de 5 a 1 para o Corinthians, o Coxa recebe o Cruz-Maltino, que com muitos reservas escalados, volta pela primeira vez ao palco em que conquistou o seu último título, o da Copa do Brasil de 2011.

A situação do Coritiba é tranquila na classificação do Brasileirão, ocupando o 14º lugar, com 45 pontos. Segundo o matemático Oswald de Souza, o risco de rebaixamento é ínfimo: 0,1%. Porém, a pressão sobre os jogadores aumentou após a goleada que o Corinthians aplicou no sábado passado, por 5 a 1. O objetivo dentro do elenco é conquistar uma vitória que faça o torcedor esquecer o revés, além de dar confiança para iniciar a próxima temporada com força máxima. A nova meta alviverde é conquistar nove pontos contra Vasco, Cruzeiro e Figueirense, seus três últimos jogos na competição.

No Vasco, o técnico Gaúcho comandará o time pela primeira vez sem o rótulo de interino, já que trabalhará com Ricardo Gomes, que volta ao clube de São Januário como diretor-técnico após ficar afastado para se recuperar de um AVC, sofrido durante um jogo contra o Flamengo, no Brasileiro do ano passado. Mas o treinador foi obrigado a fazer muitas mudanças no time e lançará promessas que terão uma boa oportunidade de provarem que serão úteis na próxima temporada.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real. O SporTV transmite o jogo para todo o Brasil, menos PR. O Canal Premiere passa o duelo para o país inteiro no sistema pay per view.

AS ESCALAÇÕES

Coritiba: o técnico Marquinhos Santos só realiza uma mudança na equipe alviverde. Suspenso, o meia Everton Ribeiro desfalca o time coxa-branca e será substituído pelo jovem Vinícius. Por outro lado, o volante Gil retorna da punição automática e reassume a função do lado de Willian. A escalação alviverde está confirmada e conta com Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Escudero e Dênis; Willian, Gil, Vinícius, Lincoln e Rafinha, e Deivid.

Vasco: desfigurado, o time que Gaúcho vai escalar tem média de idade inferior a 25 anos e conta só com garotos no setor ofensivo. Ao todo, são nove desfalques, da zaga ao ataque. Assim, Fabrício, Fellipe Bastos, Marlone, Jhon Cley e Romário vão vestir a camisa cruz-maltina frente ao Coxa. No caso do último, será a primeira vez como titular. Eis a formação: Fernando Prass; Jonas, Renato Silva, Fabrício e Thiago Feltri; Nilton, Wendel, Fellipe Bastos, Marlone e Jhon Cley, e Romário.

QUEM ESTÁ FORA

Coritiba: o meia Everton Ribeiro e o zagueiro Pereira cumprem suspensão automática; Thiago Primão, Demerson e Cleiton estão na fase final da recuperação física. Sérgio Manoel, Jackson, Emerson e Keirrison só jogam na próxima temporada.

Vasco: Douglas, Juninho e Felipe estão suspensos. Já Dedé, Eduardo Costa, Carlos Alberto, Eder Luis, Alecsandro e Tenorio estão machucados. À exceção do zagueiro, todos os vetados têm chances de se recuperar a tempo de enfrentar o Flamengo, sábado que vem.

PENDURADOS

Coritiba: Denis, Luccas Claro, Rafinha, Sérgio Manoel e Willian.

Vasco: Dedé, Eduardo Costa, Fabrício, Fellipe Bastos, Rodolfo, Wendel e William Barbio.

O ÁRBITRO

Paulo Cesar Oliveira (Fifa/SP) apita a partida, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Carlos Nogueira Junior (SP). Paulo Cesar arbitrou 11 jogos no Brasileirão, marcou 372 faltas (média de 33,82 por jogo), mostrou 43 cartões amarelos (média de 3,9 por jogo) e três vermelhos (média de 0,27 por jogo) e marcou quatro pênaltis (média de 0,36 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,28 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos cariocas na Série A deste ano: Figueirense 1 x 1 Vasco (8ª rodada)

FIQUE DE OLHO

Coritiba: o atacante Deivid pode acabar com uma marca pessoal contra times cariocas. Desde que ele começou a jogar no Coritiba, o centroavante atuou em dez partidas e marcou oito gols, nenhum em times do Rio. As duas vezes que ele passou em branco foram justamente contra Flamengo e Fluminense. Contra o Vasco, Deivid pode pôr fim ao tabu e ajudar o Coritiba a vencer dentro de casa.

Vasco: com nome de astro da grande área, Romário fará sua estreia como titular pelos profissionais. Soube que ia jogar só após o treino de sexta, com o veto a Tenorio, e viajou para Curitiba blindado pelo clube, concentrado na partida. Ele terá Marlone e Jhon Cley, seus fiéis escudeiros dos juniores até recentemente, para municiá-lo e tentar surpreender o rival.

O QUE ELES DISSERAM

Luccas Claro, zagueiro do Coritiba: "Logo que acabou o jogo do Corinthians, nós já queríamos que o jogo fosse no meio de semana para poder apagar a impressão logo e esquecer de vez o que aconteceu. A preparação foi boa na semana. O nosso time não é aquilo que jogou na última partida. Vamos nos recuperar no sábado".

Gaúcho, técnico do Vasco: "Ter só jogadores jovens na frente não quer dizer que o time vai jogar no contra-ataque. Vamos fazer um time compacto no meio, com qualidade na saída de bola. Temos de dar condições de eles desenvolveremo futebol"

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* .Vasco e Coritiba já se enfrentaram 46 vezes ao longo da história, computando as diversas competições e amistosos. O time carioca venceu 22 jogos, contra 14 vitórias do paranaense e mais dez empates. Nos gols marcados, nova vantagem vascaína: 69 a 53. O primeiro confronto entre as duas equipes ocorreu há 64 anos. Em amistoso disputado em Curitiba no dia 1/2/1948, o Vasco goleou o Coxa por 7 a 2. Esta é a maior goleada registrada na história deste confronto.

* .Dezessete dos 34 jogos entre Coritiba e Vasco na história do Campeonato Brasileiro foram disputados em Curitiba. Jogando fora de casa, os cariocas levam vantagem com seis vitórias contra cinco vitórias do Coxa. Houve seis empates. Nesses 17 jogos, cada equipe marcou 16 gols.

* .Em 1979, Vasco e Coritiba fizeram uma das semifinais do Campeonato Brasileiro e o time carioca levou a melhor: No dia 12 de dezembro daquele ano, diante de mais de 50 mil pessoas no Estádio Couto Pereira, as duas equipes empataram por 1 a 1, gols de Catinha para o Vasco e Luís Freire para o Coxa. No Maracanã (16/12) com mais de 60 mil pessoas no Maracanã, o Vasco se classificou para a final derrotando o Coritiba por 2 a 1, gols de Paulinho e Roberto, marcando o zagueiro Gardel para a equipe paranaense.

ÚLTIMO CONFRONTO

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Vasco e Coritiba ficaram no empate em 2 a 2, em São Januário, pela 17ª rodada. No jogo realizado no dia 16 de agosto, Júnior Urso abriu o marcador para o Coxa, aos 21 minutos do primeiro tempo. Felipe empatou, aos três da segunda etapa, e Wendel conseguiu virar para o time carioca, aos 42. Quando parecia que o Vasco venceria, Everton Ribeiro pôs tudo igual novamente, aos 44.

O resultado deixou o time de São Januário em terceiro lugar, a quatro pontos do então líder Atlético-MG, e a um do Fluminense, que era o segundo colocado.



Fonte: GloboEsporte.com