Dinamite ligou para Ricardo Gomes no dia em que Marcelo Oliveira deixou o clube

Quarta-feira, 14/11/2012 - 09:01

Ricardo Gomes retorna oficialmente ao Vasco nesta quarta-feira. Após quase um ano e três meses do AVC sofrido no clássico contra o Flamengo, ele será apresentado pelo presidente Roberto Dinamite como o novo diretor técnico do clube. As conversas para o acerto começaram no mesmo dia em que Marcelo Oliveira deixou São Januário e contaram com um intenso lobby dos dirigentes nos bastidores. Uma semana antes de ser anunciado, Gomes telefonou para o amigo Cristóvão Borges e comentou sobre a possibilidade. A situação evoluiu e foi definida em dois encontros mantidos sob o mais absoluto sigilo pelas partes envolvidas.

Ricardo Gomes jamais se afastou do clube pelo qual diz ter uma dívida de gratidão. Mesmo durante a recuperação, que está em fase final, o treinador visitava o elenco com frequência e mantinha contato com o presidente Roberto Dinamite e o diretor de futebol Daniel Freitas. O Cruzmaltino sempre alimentou a ideia de contar com os seus serviços assim que estivesse pronto para trabalhar.

O objetivo inicial era reeditar a dupla com Cristóvão Borges. No entanto, a situação tomou rumo diferente quando o próprio Borges entregou o cargo no dia 10 de setembro. Marcelo Oliveira assumiu e o nome de Gomes ganhou ainda mais força nos bastidores como meta para o futebol do Vasco em 2013. Com o profissional liberado pelos médicos para trabalhar desde julho, a diretoria tinha a certeza de que faltava pouco para promover o esperado retorno.

No dia em que Oliveira deixou o Gigante da Colina após seis derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, o presidente Roberto Dinamite ligou para Ricardo Gomes. Ali começavam efetivamente as tratativas. Personagem importante na negociação, o diretor de futebol Daniel Freitas, que possui boa relação com Gomes, ligava diariamente para o profissional e estreitava os detalhes do acordo. O apoio total da administração e os esforços do presidente e do diretor de futebol foram definitivos para o acerto.

Na quarta-feira da semana passada, a volta já era considerada fato consumado na Colina histórica. Foi então que Ricardo Gomes telefonou para o amigo Cristóvão Borges. Passando férias em Nova York, o segundo atendeu a ligação e os dois brincaram sobre a possibilidade de trabalharem juntos novamente. Ricardo indicou durante a conversa que o acerto era questão de tempo. Cristóvão não fechou as portas para a reedição da parceria, mas deixou claro o desejo de seguir a carreira sozinho. O novo diretor técnico do Vasco entendeu e apoiou o companheiro de longas jornadas.

A diretoria então adotou a estratégia de não revelar as datas das reuniões com Ricardo Gomes. A primeira aconteceu por acaso no último sábado. Roberto Dinamite acompanhou o treinamento do time e seguiu para a concentração acompanhado de Daniel Freitas. De lá, o segundo ligou para Ricardo e as partes foram almoçar. Na segunda-feira, o mandatário se reuniu com Gomes e fechou o acordo para o retorno ao clube na parte da tarde. A situação já estava definida, mas o Gigante da Colina segurou o anúncio oficial até a tarde de terça-feira.

Durante a apresentação de Ricardo Gomes, Dinamite irá esclarecer as atribuições do diretor técnico e deve confirmar o então técnico interino Gaúcho como auxiliar e escudeiro do profissional. Inicialmente, Gomes terá o comando técnico do futebol e será um dos responsáveis pela montagem do elenco para a próxima temporada. Ainda não foi definido o prazo para dirigir novamente o time do banco de reservas. Porém, esta parte não é considerada prioridade. Trazer Ricardo Gomes de volta ao mundo do futebol era o mais difícil e a grande vitória do Vasco em um final de temporada delicado pelos maus resultados no Campeonato Brasileiro.

Fonte: UOL