PREJUDICADO, VASCO EMPATA COM O ATLÉTICO-MG EM SÃO JANUÁRIO: 1 A 1

Domingo, 11/11/2012 - 18:58

Alecsandro não fazia um gol havia nove jogos, desde o dia 1º de setembro. Neste domingo, o atacante ajudou a decidir o Brasileirão ao garantir a igualdade entre Vasco e Atlético-MG por 1 a 1, em São Januário. Aliado à vitória do Fluminense sobre o Palmeiras por 3 a 2, o resultado assegurou o título nacional ao Tricolor com três rodadas de antecedência. Ultrapassado pelo Grêmio, o Galo caiu para a terceira colocação, com 65 pontos. Já os vascaínos, que chegaram a 51 pontos, dependem de um milagre para conquistar uma vaga no G-4, já que somam oito pontos a menos do que o São Paulo, atual quarto colocado.

O jogo foi marcado por polêmica, especialmente no primeiro tempo, quando o árbitro anulou gol de Wendel ao assinalar que o volante gritou "deixa" antes de finalizar e, pouco depois, marcou pênalti duvidoso de Douglas em Escudero, que originou o gol do Atlético. Além disso, os auxiliares erraram diversos lances de impedimento, para as duas equipes.

Depois da saída de Marcelo Oliveira, o empate do Vasco, que foi comandado pelo interino Gaúcho, evitou que o time perdesse a sua sétima partida seguida, o que igualaria a pior marca da história do clube em Brasileiros, estabelecida em 1995. Já o Galo continua a sua sina de não vencer fora de casa desde o dia 21 de julho, pela 11ª rodada, quando goleou o Sport por 4 a 1, na Ilha do Retiro.

O JOGO

O forte calor em São Januário não incomodou os atleticanos no início da partida. A velocidade de Ronaldinho, Bernard e Escudero causou estragos na defesa vascaína, que só parava os adversários com faltas: foram cinco infrações nos primeiros nove minutos, quatro delas nas imediações da área de defesa. Numa delas, Ronaldinho cobrou forte, Fernando Prass espalmou e, no rebote, Réver chutou para fora.

Depois da pressão inicial, o Vasco se encontrou em campo, sempre comandado por Felipe e Juninho no meio-campo. Victor salvou o Galo ao sair nos pés de Tenorio na pequena área. A primeira jogada polêmica aconteceu aos 19 minutos, quando Alecsandro cruzou da esquerda e Wendel mandou para a rede. O árbitro goiano Elmo Alves Resende, no entanto, anulou o gol. Ele assinalou que o volante vascaíno disse "deixa", atrapalhando os atleticanos. Wendel argumentou que o pedido era para o companheiro Felipe, já que não havia qualquer adversário entre ele e a bola que vinha em sua direção.

O primeiro gol do jogo também saiu depois de lance controverso: aos 25 minutos, Ronaldinho lançou Escudero, e o argentino caiu na área depois de contato de seu pé com o joelho do zagueiro Douglas. O juiz marcou pênalti, que Ronaldinho bateu para abrir o placar.

Os veteranos Juninho e Ronaldinho criaram perigo em lances de bola parada. O vascaíno exigiu boa defesa de Victor em cobrança de falta. O atleticano acertou a trave em cobrança de escanteio. O Vasco também acertou a trave com Tenorio, porém a jogada já estava parada, uma vez que o equatoriano estava impedido.

A partir dos 39 minutos, o Vasco ficou com um jogador a mais. Serginho, que já tinha cartão amarelo, entrou de sola em disputa com Juninho no meio-campo e foi expulso.

Sem Serginho, Cuca substituiu Escudero por Richarlyson depois do intervalo, com o objetivo de recompor o meio depois da expulsão. Gaúcho também promoveu mudanças do lado vascaíno: os jovens Max e Marlone entraram no lugar de Jonas e Tenorio.

Com um jogador a mais, o Vasco voltou melhor para a segunda etapa. Felipe e Alecsandro ensaiaram aos 8 minutos, mas Victor evitou o empate. Logo depois, porém, a dobradinha funcionou. Passe do Maestro, chute do camisa 9, gol. Normalmente vaiado pela torcida, o centroavante não comemorou.

O resultado ajudava o rival Fluminense, que naquele momento vencia o Palmeiras por 1 a 0. Mas a torcida vascaína pedia a virada a plenos pulmões. Ela quase saiu do pé direito de Max, porém Victor fez boa defesa. Com a empolgação que vinha da arquibancada, o Vasco passou a deixar espaços em seu setor defensivo. Num deles, o zagueiro Réver surpreendeu ao avançar ao ataque e chutou rente à trave de Prass.

Iguais no placar, os times também ficaram com o mesmo número de jogadores em campo a partir dos 36 minutos, quando Douglas, que já havia recebido o amarelo, derrubou Neto Berola e levou o vermelho.

Com a igualdade numérica em campo, o Atlético voltou a ameaçar a reta final. Nos acréscimos, Fernando Prass fez uma defesa espetacular para evitar o gol de Réver e garantir o empate em São Januário. Depois do apito final, veio a notícia do terceiro gol do Fluminense, que acabou com a esperança do Galo de encerrar o jejum de 41 anos sem título nacional.

GALERIA

Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Douglas
Douglas
Douglas
Douglas
Juninho
Juninho
Juninho
Juninho
Juninho
Juninho
Renato Silva
Renato Silva
Tenorio
Tenorio
Wendel
Wendel
Wendel
Wendel
Alecsandro, Juninho e Felipe
Alecsandro, Juninho e Felipe
Felipe
Felipe
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro
Alecsandro e Felipe
Alecsandro e Felipe
Alecsandro e Juninho
Alecsandro e Juninho
Alecsandro, Marlone, Felipe e Max
Alecsandro, Marlone, Felipe e Max
Alecsandro e Marlone
Alecsandro e Marlone
Gaúcho
Gaúcho
Juninho e Ronaldinho Gaúcho
Juninho e Ronaldinho Gaúcho

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 x 1 ATLÉTICO-MG

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data-horário: 11/11/2012 – 17h
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Gols: Ronaldinho (27’/1ºT); Alecsandro (10’/2ºT)
Cartão amarelo: Douglas, Wendel, Eduardo Costa, Juninho, Felipe (VAS); Serginho, Marcos Rocha (CAM)
Cartão vermelho: Douglas (VAS) Serginho (CAM)

VASCO: Fernando Prass; Jonas (Max – intervalo), Douglas, Renato Silva e Thiago Feltri (Felipe Bastos – 23’/2ºT); Eduardo Costa, Wendel, Juninho e Felipe; Tenório (Marlone – intervalo) e Alecsandro. Técnico: Gaúcho.

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Junior César; Pierre, Serginho, Escudero (Richarlyson – intervalo) e Ronaldinho; Bernard (Neto Berola – 27’/2ºT) e Leonardo (Guilherme – 14’/2ºT). Técnico: Cuca.

TROFÉU NETVASCO 2012

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Fernando Prass7.55356.5921
Juninho7.21937.4193
Felipe7.09146.3855
Marlone6.1279*5.1569
Tenorio5.95046.7916
Alecsandro5.879912º5.7331
Wendel5.801614º5.7047
Eduardo Costa4.248022º4.9585
Renato Silva4.224516º5.6917
10ºFellipe Bastos4.193721º5.0477
11ºMax3.916423º4.8993
12ºDouglas3.577011º5.7426
13ºThiago Feltri3.509113º5.7101
14ºJonas2.898225º3.5047

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 383 | Ranking 2012


Fonte: GloboEsporte.com (texto, foto, vídeo), Lancenet (fotos, ficha), Site oficial do Vasco (fotos)