Vasco e Atlético-MG fazem duelo que influencia na disputa do título

Domingo, 11/11/2012 - 11:23

Ainda com chance de título no Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG encara o seu maior adversário na competição: atuar como visitante. A missão da vez será contra o Vasco, também diante de um importante desafio, encerrar uma fase ruim que contabiliza seis derrotas consecutivas. Os times se enfrentam em São Januário neste domingo, às 17h (de Brasília).

Os donos da casa terão Gaúcho substituindo Marcelo Oliveira, que saiu no início da semana. Com chances remotíssimas de se classificar para a Libertadores, o time joga por uma reta final digna - e para não igualar seu recorde histórico em Brasileiros, de 1996, quando não pontuou por sete rodadas. O discurso em São Januário é de que não há hipótese de entregar a partida pra prejudicar o rival Fluminense.

Já o Galo ainda sonha com a conquista, mas para isso acontecer terá que quebrar o tabu de não ter vencido fora de casa no returno do campeonato.

- Vencer fora foi um fator diferencial para o Fluminense. Fora de casa, tem que buscar uma pontuação, e não conseguimos no segundo turno. Deixamos a desejar - reconheceu o meia Bernard.

Vasco e Atlético-MG jogam com transmissão ao vivo da TV Globo Minas, para Minas Gerais. O GLOBOESPORTE.COM também acompanha tudo em Tempo Real e com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: são quatro alterações desde a goleada sofrida para o Sport, no domingo passado, em São Januário. Por opção técnica, Jonas e Thiago Feltri voltam a ocupar as laterais, nos lugares de Auremir e William Matheus. Eduardo Costa assume o lugar de Nilton, suspenso, e Felipe volta ao meio de campo, abolindo o esquema com três atacantes após a saída de Eder Luis. A formação será Fernando Prass, Jonas, Douglas, Renato Silva e Thiago Feltri; Eduardo Costa, Wendel, Juninho e Felipe; Tenorio e Alecsandro.

Atlético-MG: o técnico Cuca ainda tem dúvida com relação à presença de Ronaldinho Gaúcho, que se recupera de uma forte gripe. Guilherme será o substituto caso R49 não reúna condições de jogo. O time atleticano entrará em campo com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre, Serginho, Ronaldinho Gaúcho (Guilherme), Escudero; Bernard e Leonardo.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Nilton está suspenso, e Dedé, com fratura na perna esquerda, e Carlos Alberto, com dores no púbis, estão vetados por lesão. Eder Luis reclama de dores no joelho e está relacionado, mas ainda é dúvida.

Atlético-MG: o atacante Jô e o volante Leandro Donizete, suspensos, ficam de fora da partida. Já o zagueiro Rafael Marques ainda se recupera de traumatismo craniano e não tem condições de jogo.

PENDURADOS

Vasco: Dedé, Fabrício, Felipe, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano, Rodolfo e William Barbio

Atlético-MG: Carlos César, Leonardo Silva, Rafael Marques e Ronaldinho Gaúcho.

O ÁRBITRO

Elmo Alves Resende (GO) apita a partida, auxiliado por Fábio Pereira (TO) e Ivan Carlos Bohn (PR). Elmo Alves arbitrou 13 jogos no Brasileirão, marcou 495 faltas (média de 38,08 por jogo), aplicou 61 amarelos (média de 4,7 por jogo), cinco vermelhos (média de 0,38 por jogo) e um pênalti (média de 0,08 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,27 vermelho, 36,8 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos cariocas e dois dos mineiros na Série A deste ano: Vasco 0 x 2 São Paulo (29ª rodada), São Paulo 1 x 0 Atlético-MG (5ª rodada) e Portuguesa 1 x 1 Atlético-MG (27ª rodada).

FIQUE DE OLHO

Vasco: depois de 90 minutos para recuperar o ritmo de jogo, Tenorio tem sua segunda chance após grave estiramento na coxa. Contra o Sport, teve oportunidades de gol, mas foi prejudicado pelo mau rendimento do time. Agora, contra o Galo, tenta ajudar o Vasco a sair da péssima fase.

Atlético-MG: o meia Bernard está com os dias contados no clube. Destaque da equipe no Brasileiro, ele deverá ser negociado com o futebol europeu. Com a possível ausência de Ronaldinho Gaúcho, o jovem jogador do Galo será a principal arma do time.

O QUE ELES DISSERAM

Gaúcho, técnico interino do Vasco: "O Atlético-MG é tido a como a melhor equipe do Brasileiro, mesmo que o Fluminense tenha tudo para ganhar o título. Jogando em Belo Horizonte, é uma equipe muito difícil de se marcar. O desconforto causado por eles é que tem de ser usado contra. Se não estiver ligado o tempo todo, vai perder. Não podemos deixá-los sentir que têm o jogo controlado. É difícil, mas possível ter o resultado. O Galo é forte em todos os setores, mas tem deficiências e vamos explorá-las."

Cuca, técnico do Atlético-MG: “Nós não fizemos um segundo turno com o mesmo rendimento do primeiro, fora de casa. Perdemos muitos jogadores importantes ao mesmo tempo. Isso foi preponderante para uma queda de rendimento. Temos que voltar a vencer e nossa ambição é pelo título, por isso a importância da vitória em São Januário”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* A última vitória do Galo como visitante foi em julho, diante do Sport, na Ilha do Retiro: 4 a 1.

* Se nos últimos anos o Vasco ficou conhecido pela força em São Januário, neste ano o panorama mudou. No segundo turno do Brasileiro, só contabilizou três vitórias em seus domínios.

* O Vasco nunca perdeu para o Atlético-MG em casa em um Campeonato Brasileiro por pontos corridos. O último triunfo mineiro foi em 2002, pelo placar de 2 a 1, com gols de Mancini e Kim (Cadu descontou).

* Gaúcho já comandou uma partida pelo Vasco neste Campeonato Brasileiro. Foi na vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, pela 24ª rodada, entre a demissão de Cristóvão Borges e a estreia de Marcelo Oliveira.

ÚLTIMO CONFRONTO

No primeiro turno, no dia 12 de agosto, o Galo levou a melhor e venceu o Vasco por 1 a 0. Na oportunidade, o time carioca lutava pela liderança da competição com o Alvinegro mineiro. A partida foi realizada no Independência, e o atacante Jô foi o autor do gol solitário da partida.



Fonte: GloboEsporte.com