Futebol Americano: Vasco mandará seus jogos dos playoffs no estádio da Portuguesa, na Ilha

Sexta-feira, 09/11/2012 - 16:51

Neste domingo, pelas quartas de final do Torneio Touchdown, o Brasileiro de Futebol Americano, Vasco da Gama Patriotas e Botafogo American Football estarão em ação em duas partidas, lutando por vaga nas semifinais. O Vasco vai enfrentar Jaraguá Breakers (SC), às 15h, no Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador. (Nota da NETVASCO: Na verdade, os jogos serão realizados no próximo fim de semana, em 17 e 18/11).

Já o Botafogo vai atuar no mesmo horário, mas em Vila Velha (ESP), contra a equipe capixaba do Vila Velha Tritões. Também neste fim de semana, no sábado, às 15h, pelas quartas de final, dia 17, vão se enfrentar Corinthians Steamrollers e Botafogo de Ribeirão Preto Challengers, além de T-Rex e Tubarões do Cerrado.

Durante a semana, o Vasco Patriotas e AA Portuguesa da Ilha selaram um acordo que fará do Estádio Luso-Brasileiro a casa do Vasco da Gama Patriotas, na fase final do Torneio Touchdown.

— Este acordo pode ser um divisor de águas. Há algum tempo, abríamos mão de jogar em casa por falta de estádio. Já tivemos problemas, também, com transmissões na TV por problemas no gramado. Agora temos as portas abertas de um estádio de primeira categoria, tenho certeza que será um grande jogo e um grande evento — declarou Felipe Neves, o Rugboy, diretor de futebol americano do Vasco.

Para o técnico Gabriel Mendes, um gramado em perfeitas condições pode melhorar ainda mais o nível de jogo da equipe, invicta na primeira fase com sete vitórias em igual número de partidas.

— Temos uma equipe muito técnica e veloz. Gramados castigados atrapalham e aumentam as possibilidades de lesão. São duas grandes equipes, que fizeram um grande jogo na primeira fase, duelando por uma única vaga num belíssimo palco — afirmou Mendes.

O Vasco chega às quartas de final da competição, após vencer todos os seus sete jogos na temporada regular. T-Rex, Bulls, Breakers, Corsários, Santos, Botafogo e Tritões. Agora, quem vencer os próximos três desafios será o campeão. Nunca um time carioca venceu o torneio.

O Estádio Luso-Brasileiro fica na Rua Haroldo Lobo 400, na Ilha do Governador, com capacidade para 3.500 pessoas. O ingresso custa 10 reais inteira e 5 reais meia-entrada.

Oito times avançaram às quartas de final. Corinthians e Vasco são os dois únicos invictos, com sete vitórias em igual número de partidas. Com seis vitórias e uma derrota, ficaram Tritões, T-Rex, Tubarões do Cerrado. Botafogo Football e Jaraguá Breakers terminaram com cinco vitórias e duas derrotas, e o Botafogo Challengers ficou em oitavo, com três vitórias e quatro derrotas. Entraram os três melhores de cada uma das três conferências, os três segundos colocados de cada conferência, e os 2 melhores terceiros colocados no geral.

Os times foram divididos em três conferências, a Walter Camp (homenagem ao “pai do futebol americano” , jogador da Universidade de Yale desde 1876 e criador das formações e sistemas de jogo); George Halas (“pai da National Footbal League”, o fundador do Chicago Bears, e voz ativa na reunião de 1920, que formou a American Professional Football Association, que se tornou a NFL em 1922); e a Conferência Bill Walsh (técnico que influenciou um novo estilo de jogo levando o San Francisco 49ers à vitórias de múltiplos Super Bowls).

Participaram do campeonato 12 times que jogaram em 2011: o ABC Corsários, Botafogo Football, Corinthians Steamrollers, Jaraguá Breakers, Palmeiras Locomotives, Ribeirão Preto Challengers, Santos Tsunami, T-Rex (ex-Timbó Rhinos), Tubarões do Cerrado, Uberlândia Lobos, Vasco da Gama Patriotas, Vila Velha Tritões. Além disso, há seis estreantes: Antares, Brasília V8, Campo Grande Gravediggers, Ipatinga Tigres, Lusa Rhynos, e o Porto Alegre Bulls.

Fonte: Globo Online