Valor da marca Vasco foi o que mais cresceu entre clubes brasileiros entre 2011 e 2012, diz estudo

Quinta-feira, 08/11/2012 - 19:03

O Corinthians confirmou o status de clube mais valioso do Brasil e foi a primeira agremiação do País a ultrapassar o valor de R$ 1 bilhão na sua marca, se mantendo no topo do estudo realizado pela empresa de consultoria BDO. O time paulista já havia liderado o ranking em 2011 , com valor estimado em R$ 867 milhões, e em 2010, com 749,8 milhões.

Os clubes que registaram o maior crescimento em termos percentuais entre 2011 e 2012 foram o Vasco, o Bahia, o Coritiba e o Santos. Neste período, o ranking se manteve relativamente inalterado registando apenas a troca de posições entre o Grêmio e o Vasco entre os três últimos clubes.

A análise assenta em 18 variáveis diferentes com base em dados financeiros, análises do perfil geográfico, econômico e social dos torcedores e dos seus hábitos de consumo, informações de marketing e dados econômicos e sociais do mercado brasileiro. Não são consideradas as receitas com transferências de atletas, se baseando apenas em receitas de marketing, estádio, número de sócios e valor financeiro gerado entre 2003 e 2011.



Fonte: IG