Procurador confirma que Juninho será denunciado nesta semana

Terça-feira, 06/11/2012 - 13:33

Como se não bastassem as dificuldades vividas dentro e fora de campo, o Vasco pode não contar com seu maior ídolo em algumas partidas da reta final do Campeonato Brasileiro. A Procuradoria do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) apresentará nos próximos dias uma denúncia contra Juninho Pernambucano. Ele foi flagrado mostrando o dedo médio em direção à torcida do Sport, na derrota cruz-maltina por 3 a 0, no último domingo, em São Januário. Caso seja condenado, o meia pode ter a pena máxima de seis jogos de suspensão.

Embora seja considerado um jogador de conduta exemplar, Juninho tem sua situação ainda mais complicada por causa de problema recente. No mês passado, recebeu uma advertência por não ter procedido da forma correta na coleta do exame antidoping após a partida contra a Ponte Preta. E como, para efeito jurídico, advertência não é o mesmo que absolvição, o capitão vascaíno será considerado reincidente se pelo novo incidente for enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de praticar atitude contrária à disciplina e à ética.

- Já foram solicitadas as imagens do ocorrido, e a denúncia será apresentada nesta semana - confirmou Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD.

O artigo 258 do CBJD prevê pena de uma a seis partidas de suspensão. Mas Juninho pode ser indiciado no artigo 258-A, que trata de provocação ao público e tem pena que vai de dois a seis jogos de suspensão.

Se sofrer uma pena superior ao número de partidas que o Vasco ainda terá de cumprir no Brasileiro de 2012 após o julgamento, Juninho terá de pagar a pena nos jogos da equipe na Copa do Brasil de 2013.

Em sua estreia no Tribunal, Juninho mostrou-se inicialmente revoltado com a denúncia e lamentou estar ali numa função que não fosse auxiliar o futebol brasileiro. No entanto, antes de terminar a temporada, terá de dar novas explicações aos auditores sentado no banco dos réus

Fonte: GloboEsporte.com