Após demolição, novo São Januário será inspirado em estádio do Chelsea

Sábado, 27/10/2012 - 09:53

Atualmente, os estádios dos grandes clubes da Premier League inglesa representam uma realidade bem diferente da dos campos onde atuam os maiores do Brasil. No entanto, em alguns anos a torcida do Vasco terá motivo para se orgulhar de possuir uma casa similar à do atual campeão europeu. Programada para iniciar no segundo semestre de 2013, a demolição de São Januário vai transformar o estádio por completo. E quando estiver pronto para sediar os jogos de rúgbi das Olimpíadas de 2016, o Caldeirão será semelhante ao Stamford Bridge, estádio do Chelsea. Pelo menos é o que garante a diretoria do clube.

O projeto feito pela empresa portuguesa LusoArenas está finalizado e aprovado pela diretoria do Vasco. Mas além da arena, que terá todos os assentos cobertos, o projeto também contemplará a construção de um shopping ou um hotel anexo a São Januário. Como se vê, a casa vascaína, construída em 1927, terá uma cara completamente diferente da atual. Somente a fachada será preservada. A reconstrução total é inicialmente avaliada em R$ 500 milhões, e na próxima quarta-feira se encerra o prazo para que o clube entregue ao Comitê Organizador dos Jogos o estudo de viabilidade do projeto, produzido pela construtora OAS.

Até a próxima semana, o Vasco vai tentar concluir as garantias financeiras e providenciar a carta de fiança para a reconstrução de São Januário, que terá capacidade para 43 mil torcedores. Além disso, aguarda que Prefeitura do Rio de Janeiro envie o projeto de revitalização do entorno do estádio, exigência incluída no livro de 89 páginas enviado ao clube com todos os requisitos para que a casa cruz-maltina seja um local de competição olímpico.

A obra terá 60% do orçamento financiado pelo BNDES, sendo que o restante será dividido entre patrocinadores e investidores, que serão captados a partir do momento em que a construção tiver início. Isso deverá acontecer apenas quando Maracanã for reaberto para a Copa das Confederações de 2013, provavelmente em julho do ano que vem. A previsão é que o novo estádio de São Januário demore no máximo 30 meses para ser erguido.

- O projeto está pronto para ser entregue na quarta-feira, faltando apenas as confirmações da Prefeitura em relação à revitalização de São Cristóvão. Será preciso atender aos requisitos do Comitê, principalmente em relação aos acessos ao estádio - explicou Luiz Gomes, diretor-geral do Vasco, que assumiu a frente do projeto depois que Nelson Rocha deixou o clube por divergências com o presidente Roberto Dinamite.

Para aqueles mais conservadores, Gomes assegura que, apesar de mudar sua cara, São Januário manterá sua essência:

- O estádio continuará a ser um caldeirão - garantiu.

Estádio Stamford Bridge, do Chelsea, será modelo para a nova arena de São Januário


Fonte: GloboEsporte.com