Evento beneficente Cidadania Vascaína acontece neste sábado

Quinta-feira, 25/10/2012 - 19:12

Com a expectativa de atingir um número recorde de 12 mil atendimentos, o Vasco vai realizar, pelo quarto ano, no próximo sábado, das 9 às 16h, em frente à sede de São Januário, o Cidadania Vascaína. Trata-se de um evento evento esportivo e beneficente, que visa à qualidade de vida, à promoção da saúde física e mental, à obtenção de documentos, ao contato das crianças com esportes os mais variados, e também ao lazer.

— Mauro Galvão, capitão do Vasco na conquista da Libertadores da América de 1998 e atualmente diretor do futebol. de base do Vasco, vai estar no local e, caso o presidente Roberto Dinamite já tenha viajado (o time de futebol jogará também no sábado em São Paulo com o Corinthians), ele vai representá-lo — disse Joaquim Pinto Monteiro, vice-presidente de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social. — O evento vai ser um espetáculo pela grandiosidade dele, com 20 mil pessoas aguardadas. Estão previstos mais de 130 serviços sociais, culturais e esportivos, mais de 700 atendentes, 15 práticas esportivas e mais de 35 atividades culturais e de recreação, incluindo o desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel, com bateria adulta e escola mirim. Tudo será grátis.

No que diz respeito ao esporte, haverá escolinhas de vôlei, basquete, rúgbi, korfebol, esportes paralímpicos, remo, futebol, futebol de mesa, futebol americano, tênis, tênis de mesa, esgrima, hóquei e atletismo. Na cultura, haverá show de samba, grupos de dança, capoeira, teatro infantil, circo, acesso à internet, palavras cruzadas, artesanato e exposição de acervo do Exército. Haverá também orientação jurídica, união estável, emissão de carteiras de identidade e profissional, exames médico, oftalmológico, de pressão arterial e diabetes, avaliação nutricional, aplicação de flúor, vacinação. informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e coleta de sangue. Nos três anos anteriores, foram registados 22.097 atendimentos, sendo 9.740 em 2011.

— O evento da cidadania é muito rico. Consegue, durante o dia, reunir 20 mil pessoas carentes da comunidade carente do entorno da sede do Vasco, omo São Cristóvão, Barreira do Vasco, Tuiuti, Maré, Arará, Caju, e há a possibilidade de oferecer serviços. Só da área de saúde, há 12 ações, desde a coleta de sangue a exame de hanseníase. Ano passado, por exemplo, salvamos duas vidas, segundo os especialistas em diabetes. Atendemos uma pessoa com nível de glicemia acima de 300, e outro acima de 500. Essas pessoas foram direto para o hospital — contou Monteiro. — Há também pessoas cuidando do meio-ambiente, reflorestamento, além de reciclagem. Perto dali há defensoria pública, cartório, carteiras, registro de documentos, é algo muito amplo. Noutro ponto, na área esportiva, a criança experimenta todas as modalidades, desde o futebol americano ao remo indoor. Esse circuito dura duas horas.

Em 2011, foram 9,4 mil atendimentos e 12 mil pessoas no evento.

— A expectativa é que se fizer bom tempo, 12 mil atendimentos e de 15 mil a 20 mil pessoas circulando — afirmou Rubens Alves, coordenador do evento. — Nosso objetivo é de fazer um evento semelhante ao do ano passado, com enfase maior em saúde e meio-ambiente. Tudo que é relacionado à saúde pode ajudar à população. Mantivemos contato com especialistas em diabetes e hanseníase, e este anos vamos ter pneumologistas, vacinação, tratamentos alternativos, lei seca, e na parte de meio-ambiente, orientação sobre como dar um destino final correto a lâmpadas. Vamos receber garrafas pet, latinhas e papelão, em troca de mudas de plantas, brinquedos e canetas.

Quem quiser ser voluntário, ainda pode entrar em contato com Hélio Curto e Roseli Ferreira, pelo telefone 7518-9932 ou pelo e-mail vascovoluntario@crvascodagama.com.

Fonte: Globo Online