Futebol Americano: Vasco derrota Botafogo pelo Torneio Touchdown: 22 a 16

Sábado, 20/10/2012 - 20:39

Após perder para o Botafogo no clássico pelo Campeonato Brasileiro de futebol, o Vasco derrotou o rival por 22 a 16, dessa vez, no Torneio de Touchdown de futebol americano. Em um jogo marcado por reviravoltas, o quarterback (passador) cruzmaltino Harrison viveu momentos de glória e desespero, neste sábado, no Estádio do São Cristóvão, no Rio. O jogador de 21 anos entrou em campo logo nos primeiros minutos para substituir Rony, que lesionou o joelho direito em um choque. Inspirado, ele atravessou o campo e marcou um touchdown (quando um jogador cruza a linha da end zone adversária com a posse de bola), abrindo 6 a 0. O Trem da Bala da Colina ainda ampliou em 7 a 0, mas viu o Glorioso virar o placar em 16 a 7, em um field goal (atleta chuta a bola entre as traves), dois touchdowns e um extra point (field goal após o touchdown).

O momento de pânico de Harrison veio depois de um passe errado, que parou nas mãos de Mamede, o primeiro a marcar os seis pontos: 9 a 7. A partir daí, só deu Botafogo, que ainda aumentou a vantagem para 16 a 7. Rony voltou aos gramados e mandou a bola na medida para Raffael emendar com mais um touchdown para o time cruzmaltino, que ainda converteu o field goall. O Glorioso sentiu a pressão e seguiu em busca de mais uma virada, mas viu os rivais marcarem outro touchdown, com Lipe (20 a 16). Ao invés de tentar o chute livre, o Vasco arriscou uma jogada estratégica. Correu em direção a end zone (área de dez jardas em cada extremidade do campo, onde são marcados os pontos) e anotou mais dois nos instantes finais, eliminando as chances de reação dos rivais.

Harrison conta que foi do céu ao inferno, já que começou como heroi e quase levou tudo a perder, quando deu de bandeja um passe para o rival marcar o touchdown. Apaixonado pelo esporte, ele não ganha absolutamente nada para defender as cores do time cruzmaltino, é movido apenas pela felicidade de jogar. Além ser atleta no futebol americano nos gramados e na praia, Harrison trabalha como modelo fotográfico, faz figuração como ator, é vendedor de loja e ainda está se especializando em tecnologia mecatrônica na indústria de gás e petróleo.

- O jogo hoje foi eletrizante, fui do céu ao inferno. Não ganho dinheiro para estar aqui, mas sou completamente viciado e apaixonado pelo futebol americano. Jogo desde os 12 anos e o meu maior sonho é viver apenas do esporte, mas preciso trabalhar em diferentes funções para me sustentar. Comecei a jogar na praia, passei pelo Copacabana Eagles e hoje também defendo o Reptiles, sete vezes campeão carioca e bi consecutivo, dos últimos 21 jogos, perdemos apenas para os Sharks - revelou o jovem de Copacabana.

Militar da Guerra do Iraque está por trás da campanha do Botafogo

Enquanto o Trem Bala permanece invicto no campeonato, pela conferência Bill Walsh, o Botafogo também vem realizando uma boa campanha na George Halas. Depois de vencer os últimos cinco jogos, caiu diante do time da Colina, mas teve uma grande evolução no seu potencial de defesa. Tudo isso graças ao americano Rex Erickson, militar das Forças Especiais, que já lutou nas guerras do Iraque, da Bósnia e do Afeganistão, além de ter participado de operações na Colômbia e em Honduras.

- Já combati em nove guerras, tatuei cada uma delas no peito. O trabalho militar ajuda muito na hora de coordenar um time de futebol americano, porque ambos exigem tática e disciplina. No Iraque, por exemplo, comandei 300 soldados, estou acostumado a liderar. No esporte, a minha forma de montar a defesa é pensando no ataque, não é um trabalho fácil, mas está dando certo - contou o ex-comandante do exército, casado com uma brasileira e radicado no país há dois anos.

A quarta edição do torneio conta com a presença de 18 equipes em 70 partidas. Cada time enfrenta sete adversários diferentes, com as equipes divididas em três conferências (grupos), a Walter Camp (homenagem ao “pai do futebol americano”, jogador da Universidade de Yale desde 1876 e criador das formações e dos sistemas táticos do esporte), a George Halas (“pai da National Footbal League”, o fundador do Chicago Bears e um dos idealizadores da American Professional Football Association, em 1920, que se transformou na NFL, em 1922), e a Bill Walsh (técnico que influenciou um novo estilo de jogo levando o San Francisco 49ers à vitórias de diversos Super Bowls). Os dois primeiros colocados de cada conferência e os dois melhores terceiros avançam às oitavas.

Doze times que participaram do campeonato no ano passado estão de volta: ABC Corsários, Botafogo Football, Corinthians Steamrollers, Jaraguá Breakers, Palmeiras Locomotives, Ribeirão Preto Challengers, Santos Tsunami, T-Rex (ex-Timbó Rhinos), Tubarões do Cerrado, Uberlândia Lobos, Vasco da Gama Patriotas, Vila Velha Tritões, e a entrada de 6 estreantes como o Antares, Brasília V8, Campo Grande Gravediggers, Ipatinga Tigres, Lusa Rhynos, e o Porto Alegre Bulls.

Campanha de prevenção ao câncer de mama ganha destaque

A partida decisiva pela fase classificatória teve a bandeira da solidariedade. Além da arrecadação de brinquedos e alimentos para instituições carentes, o duelo apoiou a campanha de prevenção ao câncer de mama “Outubro Rosa”, comum dos Estados Unidos. Os jogadores do Botafogo entraram em campo com adereços e detalhes cor de rosa, desde protetores buscais, a esparadrapos, cadarços, laços nos capacetes, lenços e toalhas. O Glorioso aliou-se à Fundação Laço Rosa, criada há dois anos com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do exame preventivo e apoiar aqueles sofrem ou já conviveram com a doença.

- Estamos muito felizes pelo apoio que recebemos do Botafogo, justo no mês dedicado à divulgação do câncer de mama, muitas pessoas não sabem a importância da prevenção para a cura. Minha irmã, Aline Lopes, descobriu a doença aos cinco meses de gestação sofreu com a falta de apoio. Ela precisou retirar a mama, teve o filho, mas não resistiu e faleceu. Além de informar sobre o câncer, criamos o primeiro banco de perucas online, recebemos as peças de doação e analisamos os perfis das mulheres para doar as perucas e aumentar a autoestima feminina nesse momento delicado – disse Andrea Ferreira, vice-presidente da instituição.

Harrison carrega a bola, enquanto é protegido pelos companheiros do Vasco da Gama


Destaque do Vasco, Harrison também trabalha como modelo, ator e vendedor


Fonte: GloboEsporte.com