Presidente da FFERJ diz que Estadual 2013 pode ter mudanças em sua fórmula

Sexta-feira, 12/10/2012 - 12:22

O Campeonato Carioca poderá ter novidades. Os clubes de menor porte do estado e que fazem parte da Série A local protocolaram uma sugestão de mudança na fórmula de disputa, prevendo um turno extra após as disputas das taças Guanabara e Rio e mantendo o número de equipes (16). A assessoria da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) informou que a sugestão ainda será analisada em arbitrais - o próximo acontecerá no fim deste mês.

De acordo com o documento, o turno extra será disputado pelos quatro melhores colocados na classificação geral da competição - excluídos os campeões dos dois turnos. Em partida única, primeiro colocado enfrenta o quarto, e o segundo pega o terceiro. Os vencedores passam à semifinal estadual, também em jogo único. Os adversários serão os campeões das taças Guanabara e Rio, que terão vantagem de empate. Os vencedores dessas semifinais se enfrentariam então pelo título, em dois jogos. Se a mesma equipe conquistar os dois primeiros turnos, tem acesso direto à final, com vantagem de empate na decisão. A outra vaga seria decidida entre os vencedores do turno extra.

O presidente da entidade, Rubens Lopes, explicou em entrevista à Rádio Tupi:

- Com isso, vamos privilegiar a melhor pontuação. Isso corrige uma distorção. Em 2012, o Flamengo fez 36 pontos, o Vasco, 35 e nenhum ficou nem entre as duas primeiras posições. Um clube que não tenha ganho o primeiro ou o segundo turno, ainda tem a chance de ser campeão, caso ele chegue à final. O vencedor da Taça Guanabara não estará direto na final. E sim, na semifinal, por conta deste grupo novo. Em vez de dois turnos, teremos três. Quem ganhar os dois iniciais vai direto para a final do campeonato (em dois jogos) e não é mais automaticamente campeão - afirmou.

O objetivo, segundo o cartola, é aumentar o número de partidas decidivas e, desta forma, o público e a arrecadação do Carioca.

- Nas duas partidas finais, independente dos resultados, haverá outra partida na qual, se empatar em pontos ganhos, a decisão vai para os pênaltis. Isso impede o esvaziamento do segundo jogo como neste ano, quando o Fluminense fez 4 a 1 no primeiro jogo contra o Botafogo e esvaziou o outro jogo - lembrou.

Dirigente tricolor se preocupa com calendário apertado

A declaração de Rubens Lopes iniciou um debate entre os dirigentes de clubes cariocas. Diretor executivo de futebol do Fluminense, Rodrigo Caetano teme que as mudanças interfiram no calendário já apertado do futebol brasileiro.

- Prefiro aguardar o conselho arbitral do campeonato antes de qualquer coisa. Ainda não tenho opinião formada. Por enquanto está até difícil de interpretar as mudanças. Sabemos que vai ter mais um turno e esperamos que isso não afete um calendário que já é tão apertado. No conselho em novembro tudo será explicado. É bom lembrar que pelo Estatuto do Torcedor a fórmula vale por dois anos. Ou seja: será assim em 2013 e 2014. Me preocupa o fato de uma equipe ganhar os dois turnos e ainda correr o risco de perder o título, por exemplo. A fórmula atual sempre foi defendida como uma das melhores do Brasil. Enfim, vamos esperar que tudo seja explicado. Volto a frisar: ainda não é possível ter uma opinião formada a respeito - concluiu.

Fonte: GloboEsporte.com


Ferj vai inchar Carioca-2013 e colocar turno extra antes de definir campeão



O Carioca vai ganhar ainda mais datas de jogos a partir de 2013. Um turno terceiro turno será implantado e vai ser formado com os quatro clubes de maior pontuação na competição. Com isso, os campeões dos dois primeiros turnos não terão lugar garantido na decisão do Estadual. A proposta foi apresentada pelo presidente da Ferj, Rubens Lopes, em uma reunião com clubes nesta semana e teve apoio da maioria dos dirigentes presentes.

- Achei a proposta excelente, porque vai premiar quem tiver mais regularidade e acabar com a distorção que teve neste ano, por exemplo, quando Fluminense e Botafogo, que tinham menos pontos que o Flamengo, decidiram o campeonato - afirmou o presidente do Madureira, Elias Duba, ao LANCENET!.

Com o novo formato - que pode sofrer alterações no arbitral da Ferj, previsto para o dia 31 de outubro - os campeões da Taça Guanabara e da Taça Rio já terão vaga garantida na semifinal da competição, que será completada com dois de saírem do terceiro turno.

- É uma tentativa de aumentar o número de clássicos - completou Duba.

Em entrevista à Rádio Tupi, o presidente Rubens Lopes ainda disse que a finalíssima do Carioca - a ser disputada em dois jogos - não terá diferença de saldo de gols.

- Nas duas partidas finais, independente dos resultados, haverá outra partida na qual, se empatar em pontos ganhos, a decisão vai para os pênaltis. Isso impede o esvaziamento do segundo jogo como neste ano, quando o Fluminense fez 4 a 1 no primeiro jogo contra o Botafogo e esvaziou o outro jogo - afirmou Rubens Lopes.

O novo formato do Carioca lembra o que acontece no Campeonato Catarinense. Lá, mesmo que o time conquiste os dois turnos, ele disputa uma final contra o de melhor pontuação. Neste ano, o Figueirense pagou o preço e foi vice-campeão, faturando os turnos iniciais.

Fonte: Lancenet