Casaca divulga nota sobre declarações de Juninho Pernambucano

Quarta-feira, 03/10/2012 - 09:45

Resposta aos ingênuos, puros e de bom coração

Sobre as declarações dadas abaixo em matéria do Sportv:

Juninho Pernambucano deixou o Vasco em 2001. Dez anos depois retornou para o clube no qual se transformou em ‘Reizinho da Colina’. Quando ele saiu, o clube carioca iniciava uma fase complicada, com problemas financeiros que começaram a se acumular. Que contribuíram para o rebaixamento da equipe para a Série B em 2008. Em entrevista ao “Arena Sportv”, o ídolo da torcida vascaína elogiou os esforços da diretoria para contornar as pendências, mas confirmou que o clube ainda não consegue honrar com seus compromissos em dia.

- A gente entende que existe um esforço muito grande para equilibrar as finanças, mas acaba tendo um desequilíbrio econômico. Usa a verba para pagar coisas de cinco anos atrás, acaba faltando para quem está hoje na casa. O Vasco luta para pagar os salários em dia. Se não me engano, só no período da Copa do Brasil conseguiram cumprir os compromissos (por) alguns meses. O que a gente pede é que a preferência seja para os funcionários. Mas não tenho como negar que isso não atrapalhe – reconheceu.

A oposição do Club de Regatas Vasco da Gama vem a público esclarecer as questões, dúvidas, incertezas, ilações ou “conclusões” chegadas a respeito do tema focado na matéria.

Inicialmente, voltemos ao dia 30 de junho de 2008:

O Vasco foi deixado assim para a nova direção, na época:

a) Entre gastos fixos e variáveis gastava em torno de 3 milhões de reais mês.

b) Mantinha salários em dia, pagos até o dia 20, desde meados de 2004, portanto há mais de quatro anos, na ocasião.

c) Mantinha o pagamento de impostos em dia, tanto dos valores mensais quanto dos residuais (Timemania), após o acordo feito (junto com vários outros clubes) referentes à loteria implantada pelo governo em novembro de 2007.

d) Fizera acordo junto à Justiça do Trabalho e o mantinha, conforme fora acertado, tendo com isso suas dívidas trabalhistas equacionadas. O acordo firmado em dezembro de 2007 (o segundo, pois já havia um anterior que durou de 2004 a 2007) pelo clube e ainda por Fluminense e Botafogo, o foi em condições mais favoráveis ao Vasco que aos dois outros clubes (link abaixo). E assinado nos mesmos moldes pelo “presidente” do Vasco no dia 14 de agosto de 2008.

http://www.netvasco.com.br/news/noticias14/47812.shtml



e) Cumpria acordos firmados com pessoas físicas e jurídicas.

f) Não tinha nenhum título protestado.

g) Não tinha qualquer tipo de penhora quanto às rendas dos jogos do time de futebol.

h) Tinha disponíveis para serem trabalhados 10 milhões de reais referentes à venda de Phillippe Coutinho para a Internazionale-ITA.

i) Possuía um contrato com a Globo, válido até 2011, no qual trabalhava com recebíveis (adiantava receitas), tendo disponível para isso os valores referentes a todo o segundo semestre de 2009, em diante, e metade do que teria a receber no primeiro semestre de 2009. Não dependia diretamente da Globo para antecipar as receitas, pois fazia a transação via Bic Banco e Clube dos 13, que dava a garantia para a realização do negócio.

j) Tinha como fornecedor de material esportivo uma empresa que vestia o clube do futebol profissional ao remo feminino e ainda pagava ao clube cerca de 1,5 milhão ano.

l) Possuía ainda outros recursos menores referentes a contratos com várias marcas de renome, como por exemplo a Habib`s mais voltadas para prestação de serviços, obras e ganhos agregados com alguma remuneração para o clube em termos de royalties ou valores fixos, produtos licenciados e outras parcerias como Coca-Cola e Cartão Bradesco/Visa.

m) Além de ter disponível a renda de todos os seus jogos sem penhoras, dispunha também da receita com o quadro social (em junho de 2008 o Vasco possuía além de 5 mil sócios remidos, mais de 1,6 mil sócios adimplentes e ainda milhares inscritos no plano “Sou mais Vascão”, pagando mensalmente as parcelas devidas) e escolinhas dos mais variados esportes.

n) Mantinha funcionando o Colégio Vasco da Gama, atendendo a crianças e jovens, tanto sob o aspecto acadêmico, como dando condições de moradia e alimentação aos alunos, formando, com isso, craques e cidadãos ao mesmo tempo.

o) Mantinha em pleno funcionamento as suas sedes, como também realizava benfeitorias na sede alugada do Vasco-Barra, além de lutar na Justiça pelos direitos do Vasco relativos ao terreno da rodovia Washington Luiz.

p) O Vasco era o clube menos endividado entre os grandes deste estado. Um valor de 190 milhões. Quer saber mais sobre o porquê da dívida? Leia:

http://www.casaca.com.br/home/2010/08/13/a-divida/

q) Mantinha o Remo como maior força do estado (vide situação deixada quanto ao Campeonato Carioca de 2008), mantinha o Basquete, Natação, Handebol, Judô, Karatê, entre outros esportes, em pleno funcionamento, atuando em seus domínios em diversas das modalidades citadas.

r) Os atletas oriundos da base vascaína tinham 100% dos direitos econômicos vinculados ao Vasco na assinatura do seu primeiro contrato profissional e isso foi importantíssimo para a gestão Dinamite obter em cerca de dois anos algo próximo dos 40 milhões de reais com as negociações de Alex Teixeira, Allan Kardec, Phillippe Cotinho e Souza*.

*Após “assumir” o clube, a direção do Vasco teve até o dia 21 de agosto de 2008 para renovar com o atleta, antes do prazo de seis meses para o término de seu contrato com o clube. Ressalte-se ainda que no dia 24/07/2008 já era dito que Souza interessava ao futebol europeu.

http://www.netvasco.com.br/news/noticias14/54490.shtml

s) Tinha como certa a entrada de 304 mil reais, valor referente aos direitos inerentes ao mecanismo de solidariedade do atleta Géder, faltando apenas fechar o câmbio para o recebimento de tal valor.

Juninho e o jornalista que assinou a matéria deveriam tomar, no mínimo, mais cuidado ao fazer declarações contrárias à verdade dos fatos. Podem passar de ingênuos e bem intencionados, a levianos e ainda braços políticos do governo que destruiu o Vasco em pouco mais de quatro anos. Ou braços políticos de algum grupo oriundo deste. Ou ainda braços políticos de algum grupo caracterizado como linha auxiliar do mesmo governo antes. Os dois últimos grupos citados, neste caso, ávidos por tomar o clube, mantendo a filosofia de Vasco que tanto agrada aos nossos adversários.

O clube hoje, imerso em acusações de crimes tipificados, envolto em tragédias, rebaixamentos moral e institucional (após o de campo em 2008), sem quadros, por vezes sem água, e sem respeitar a legislação, ou mesmo seus próprios funcionários, não foi deixado pelas gestões anteriores ou anterior desta forma, nem próximo disso.

O Casaca! tem arquivos dos fatos ocorridos com o clube desde o início do século, a imprensa como um todo também os tem. Sabe do torniquete financeiro perpetrado e confessado por um executivo das Organizações Globo. Veja abaixo:

“Oficialmente, a TV Globo não vai fazer nada. A revanche, no entanto, ocorrerá por meio de um endurecimento no adiantamento de bilheteria, placas de publicidade e televisionamento. Ela trata os clubes do Rio com paternalismo, mas com o Vasco isso acabou. A intenção é punir o clube com um torniquete financeiro. Sem dinheiro, ele não vai poder manter o time e, quando começar a perder, não terá mais o apoio da torcida”.

http://www.netvasco.com.br/especial/especial13/20010214notavascovgl.html

http://www.netvasco.com.br/news/noticias05/7417.shtml

Sabe também a grande mídia, tanto quanto o Casaca! que o Vasco recebia, até a chegada de Dinamite, o maior contrato de TV junto a outros quatro clubes. Sabemos que a base do Vasco não estava nas mãos de empresários, como agora, e também somos sabedores (todos nós) dos motivos pelos quais o Vasco caiu de divisão.

Embora pareça desconfortável admitir (por parte de alguns) a série de razões posteriores a junho de 2008 que levaram à queda estão à disposição do público. Gravações vazadas, entrevistas de quem lá esteve na época, comparativos e posicionamento da direção na ocasião – após pegar o Vasco em nono e pô-lo ladeira abaixo em cinco meses – comprovam claramente desídia, inexperiência, incapacidade e, claro, culpa e responsabilidade evidentes pela mancha inapagável na história do clube.

Quanto a Juninho, tanto o atleta como a esmagadora maioria da torcida vascaína que acompanha minimamente o clube sabe que ele saiu do Vasco, deixando a instituição a ver navios, em pleno período do torniquete financeiro, causando um prejuízo ao clube na ordem de 10 milhões de reais (no mínimo) logo no início de 2001.

Mesmo tendo o Vasco, posteriormente vencido na Justiça do Trabalho a ação referente ao caso e recebido pequena indenização, após acordo, o prejuízo ainda foi enorme. Juninho sabe e nós sabemos muito bem, em que lugar foi posto o Vasco por ele na ocasião.

Disse ele em entrevista concedida à revista Lance+, em fevereiro de 2003, ainda antes da decisão de mérito a favor do Vasco em Brasília:

Revista Lance!+: Você acha que a saída do presidente Eurico Miranda seria uma boa para o clube?

Juninho: Qualquer diretor não está acima do clube. O clube é muito mais importante. Gostaria de ver um dia o Roberto Dinamite na presidência; e quem sabe, um dia, eu também, por que não?, se eu me preparar…

Revista Lance!+ – Então já está lançada a campanha de Juninho para futuro presidente do Vasco.

(risos) Não, que isso. Se até o Roberto Dinamite, que é o maior ídolo da história do clube, tem a maior dificuldade de se lançar candidato… Antes, seria legal ver ele na presidência.

http://www.netvasco.com.br/news/noticias08/10705.shtml

A Justiça do Trabalho, por sua vez, definiu ter o Vasco razão no episódio, apesar das mais diversas tentativas de sua advogada impedir, de todas as formas, que o Vasco ganhasse a ação, envidando todos os esforços possíveis.

06/12/2003
Vasco recupera direitos sobre Juninho Pernambucano
http://www.netvasco.com.br/news/noticias10/15098.shtml

12/02/2004
Vasco vai à Fifa pedir indenização ao Lyon
http://www.netvasco.com.br/news/noticias10/16206.shtml

30/07/2004
Vasco vai acionar Fifa contra Lyon
http://www.netvasco.com.br/news/noticias10/19126.shtml

30/07/2004
Juninho diz que o Vasco quer aparecer
http://www.netvasco.com.br/news/noticias10/19127.shtml

04/08/2004
Justiça diz que saída de Juninho foi irregular
http://www.netvasco.com.br/news/noticias10/19191.shtml

04/08/2004
Nota Oficial do Clube
http://www.netvasco.com.br/news/noticias10/19192.shtml

06/08/2004
Juninho minimiza o efeito da decisão que o devolvia ao Vasco
http://www.netvasco.com.br/news/noticias10/19236.shtml

16/10/2004
Nova derrota de Juninho para o Vasco
http://www.netvasco.com.br/news/noticias10/20476.shtml

28/12/2004
Vasco faz acordo para encerrar a ação e receber indenização do Lyon
http://www.netvasco.com.br/news/noticias10/21806.shtml

30/12/2004
Paulo Reis confirma o acordo feito pelo Vasco junto ao Lyon para encerrar o caso
http://www.netvasco.com.br/news/noticias10/21856.shtml

Por fim, devemos elogiar a belíssima atuação do atleta Juninho frente ao Figueirense neste último sábado. Na condição de jogador de futebol, Juninho é um exemplo para outros de sua idade e até mesmo para os mais jovens. Suas declarações, porém, a respeito do clube e de colegas do plantel, são dignas de um ingênuo e prejudiciais a que se tenha deflagrada a verdade sobre o Vasco e sua atual situação, comprovada pelo Casaca! com fatos, documentos e testemunhos, inclusive de situacionistas de primeira hora, na ocasião da troca de gestão, em julho de 2008.

Equipe Casaca!


Fonte: Casaca