Juninho lidera ranking de assistências do Campeonato Brasileiro

Segunda-feira, 01/10/2012 - 10:03

Primeiro foi Luan quem se deu bem por causa de Juninho. Jogada impressionante: matada no peito, proteção da bola e passe na direita, aproveitando a entrada do lateral. Depois, foi a vez de Tenorio. Bola na direita e cruzamento, já com o corpo caindo, na cabeça do equatoriano. Os dois lances renderam gols ao Vasco neste sábado, na vitória de 3 a 1 sobre o Figueirense em São Januário. E ambos tiveram o Reizinho como núcleo. As duas novas assistências transformaram o camisa 8 em líder de passes finais para gol no Brasileiro.

Oito dos 35 gols do Vasco na competição saíram de toques de Juninho para seus companheiros. A cada quatro gols do time cruz-maltino no Brasileirão, um sai de assistência dele. Lucas, do São Paulo, também tem oito passes para bolas na rede no campeonato. Os atleticanos Bernard e Ronaldinho Gaúcho vêm logo depois, com sete assistências. Elano, do Grêmio, Fabrício, do Inter, e Thiago Neves, do Fluminense, deram seis passes para gol.

A visão de jogo do ídolo vascaíno é celebrada pelo técnico Marcelo Oliveira. O treinador alerta que basta os colegas se movimentarem para que surjam chances de gol.

- O Juninho tem uma leitura de jogo muito grande, uma visão. Basta os jogadores se movimentarem, e aconteceu algumas vezes (contra o Figueirense). Se o time criar a movimentação, ele vai colocar o jogador na cara do gol – comentou o treinador.

As demais assistências de Juninho foram contra Grêmio, na primeira rodada (2 a 1), Atlético-GO (1 a 0, na nona), Santos (2 a 0, na 11ª), Botafogo (1 a 0, na 12ª), Portuguesa (2 a 0, na 21ª) e Palmeiras (3 a 1, na 24ª). Ou seja: sempre que ele deu passes para gols, o Vasco venceu.

O Gigante da Colina tem como desafio saber usar a capacidade do jogador sem se tornar dependente dele. É uma preocupação de Marcelo Oliveira.

- O time não deveria ser dependente de ninguém. Esse coletivo tem que funcionar mais do que o individual. Como o Juninho é muito técnico, acaba contribuindo muito bem – opinou o técnico.

Além das oito assistências, Juninho soma seis gols no Brasileirão – um deles justamente contra o Figueirense. No elenco vascaíno, só balançou as redes menos do que Alecsandro na competição. O centroavante tem nove – dois deles em passes de Juninho.

Com a ajuda de Juninho, o Vasco é o quarto colocado no Brasileirão, com 47 pontos. O time cruz-maltino volta a campo no sábado, contra o Atlético-GO, em Serra Dourada. O Reizinho deve estar em campo.

Juninho tem oito assistências e seis gols no Brasileiro


Fonte: GloboEsporte.com