Vasco subiu do 7º para o 5º lugar no ranking do pay-per-view

Sexta-feira, 28/09/2012 - 09:51

O ranking do pay per view 2012

O Clube Atlético Paranaense divulgou em seu site oficial (tendo depois deletado a publicação) o ranking com as vendas de pay per view entre os clubes brasileiros durante a temporada 2012:



Em comparação com 2011 (que pode ser conferido aqui) a única alteração significativa (na parte de cima) foi a subida do Vasco da Gama, que saiu do sétimo para o quinto lugar, com 7% das vendas. A liderança continua nas mãos do Flamengo (14,88%), seguido por Corinthians (14,19%), São Paulo (8,26%) e Atlético-MG (8,15%). Após o Vasco, fecham o top-13 Palmeiras (6,86%), Cruzeiro (6,83%), Fluminense (5,43%), Grêmio (5,42%), Internacional (5,40%), Santos (4,23%), Botafogo (4,14%) e Bahia (3,32%).

É importante ressaltar que os números são fruto da média aritmética de duas pesquisas encomendadas pela Globosat ao Datafolha e ao Ibope. Após a mensuração das torcidas dentro da base de assinantes, os percentuais balizam a distribuição dos recursos na temporada seguinte. Ao lado da coluna “% Pesquisa 2012” existe outra denominada “% Contrato”. Tratam-se de percentuais próximos (ainda que não idênticos) aos da pesquisa de 2011, sugerindo negociações firmadas em torno daqueles números.

Ainda que a quarta posição do Atlético-MG soe espetacular, é importante ressaltar que o clube já ocupara este posto ano passado – o que demonstra não apenas o nível de fanatismo atleticano mas também o poder aquisitivo de sua torcida, tema explorado pelo Blog Teoria dos Jogos há dois dias. A disputa pelo título e a vinda de Ronaldinho foram apenas a cereja e o fermento desta verdadeira broa mineira.

Insuficiente para a perda da liderança histórica, a péssima fase esportiva e institucional do Flamengo faz com que o rubro-negro veja o Corinthians em seus calcanhares. O aumento da base de assinantes costuma ter relação com o desempenho no ano anterior – sendo menos representativa ao longo do ano corrente. Como o Corinthians foi campeão Brasileiro em 2011 e da Libertadores em 2012, uma boa participação no Mundial de dezembro abre a possibilidade de o clube da Marginal superar pela primeira vez o da Gávea em vendas. Consequentemente, em receitas.

Fluminense, Grêmio e Inter lutam cabeça-a-cabeça pela oitava posição – separados por apenas 0,03%. A verdade é que a nona e a décima colocação dos gaúchos não condiz com o tamanho e o poder de compra de suas torcidas em nível nacional. Por fim temos o Santos reagindo e superando o Botafogo – em clara correlação com resultados recentes e a presença do Neymar.

Muito interessante também é o relatório de vendas por estado:



Importante ressaltar que não se trata da venda dos clubes paulistas, cariocas, mineiros ou gaúchos, mas sim da quantidade de pacotes vendidos em solo paulista, fluminense, mineiro e gaúcho. Se não surpreende que São Paulo e Rio concentrem 46,1% das vendas de PPV, é bastante sintomático que os fluminenses estejam apenas cinco pontos abaixo dos paulistas neste mercado (25,9% a 20,2%). Em tempos em que o mercado publicitário superestima o potencial de São Paulo, eis uma enorme lição de marketing.

Entretanto, os dois principais estados perderam participação no agregado – assim como Paraná, Santa Catarina, Goiás e Ceará. O destaque fica para o crescimento das vendas na Bahia (+0,4 p.p) e em Pernambuco – incríveis 1.2 p.p, explicados pela ascensão simultânea de Náutico e Sport. Também cresceram Espírito Santo (0,1 p.p) e Rio Grande do Sul (0,2 p.p), apesar de os gaúchos se encontrarem longe dos mineiros na luta pelo terceiro posto (11,7% a 8,5%).

Como destaque final vai o excelente retorno proporcionado por estados quase sem tradição no cenário futebolístico: Distrito Federal (3% das vendas totais), Espírito Santo (2,3%) e Amazonas (2%) – exatamente três redutos de torcidas do Rio de Janeiro. Com perspectivas de crescimento cada vez mais focadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, é importante que clubes interessados em ampliar receitas olhem com carinho para seus torcedores mais distantes e menos afagados.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Siga @vpaiva_ge

Curtam o blog Teoria dos Jogos no Facebook!

Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com