Vasco testou 7 laterais em 15 meses

Sexta-feira, 28/09/2012 - 10:00

Ramon, atualmente no Flamengo, pode ser considerado o último jogador que ocupou a lateral esquerda do Vasco e foi visto durante algum tempo pela torcida como titular absoluto. O elenco mudou, novas peças chegaram, mas o Cruzmaltino ainda não tem um “camisa 6” definido. Em 15 meses, o Gigante da Colina usou sete laterais e segue lutando contra uma incômoda “lacuna” na posição. Na partida contra o Figueirense, sábado, às 18h30, em São Januário, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, Thiago Feltri terá mais uma chance para tentar se firmar.

Nenhum setor sofreu tantas alterações no time de 2011 até o momento atual. Ramon foi peça fundamental na conquista do Brasileirão da Série-B em 2009, mas passou a ser questionado ao final de 2010. Sua última apresentação pela equipe foi em 29 de junho do ano passado. A partir daí, o Vasco deixou de ter uma referência na posição. Foram sete jogadores testados no setor.

Quando o agora rubro-negro saiu, Márcio Careca, Julinho e Jumar foram utilizados. Improvisado, o último (volante de origem) foi quem mais agradou e se tornou importante na reta final da temporada passada. No início deste ano, Jumar se transferiu para o futebol chinês. Com isso, os torcedores já observaram mais quatro atletas iniciando partidas na lateral esquerda: Thiago Feltri, Dieyson, Felipe e William Matheus.

O primeiro começou bem e caiu de produção ao sofrer lesões musculares em sequência. Dieyson ainda é jovem e carece de bagagem na avaliação da comissão técnica. Tecnicamente acima da média, Felipe fez bons jogos por ali, mas os 35 anos pesam na recomposição da marcação. William Matheus chegou a se apresentar bem, mas estacionou no que parecia um processo de evolução. Com uma lesão na coxa, ele deixou o time para o retorno de Thiago Feltri - pouco mais de dois meses sem atuar - no fim de semana. Mais uma mudança no lado esquerdo do campo e a esperança de resolver o impasse na posição até o final do Brasileirão.

No Atlético-MG, Thiago Feltri atuou sob o comando de Marcelo Oliveira. Reencontrar o antigo treinador faz com que o lateral esquerdo tenha ainda mais esperanças para se firmar como titular absoluto do setor. "Já nos conhecemos e fomos muito felizes lá. Tenho que mostrar dentro de campo o meu valor. Tenho a confiança dele, mas sem jogar bem não adianta nada. Preciso fazer uma boa partida e procurar me manter no time titular”, afirmou o atleta, que veste a camisa 2 do Vasco da Gama.

Ao contrário do lado esquerdo, o setor direito passou por menos mudanças. Desde que Fagner deixou a equipe na recente janela de transferências, Auremir e Jonas atuaram por ali. No entanto, por problemas de lesões e suspensões, o técnico Marcelo Oliveira optou por improvisar o jovem zagueiro Luan, de 19 anos, no setor para a partida contra o Figueirense. Max, lateral direito de origem, terá de esperar a oportunidade.

Fonte: UOL