Juninho e Alecsandro minimizam má situação do Figueirense na tabela

Terça-feira, 25/09/2012 - 16:20

Na quarta colocação do Campeonato Brasileiro com 44 pontos, o Vasco segue na zona de classificação para a Copa Libertadores, porém sem a mesma folga que viveu em alguns momentos da competição. Vencer os próximos compromissos, portanto, passou a ser algo muito importante. Neste sábado, o time cruz-maltino recebe o Figueirense, às 18h30 (de Brasília), em São Januário. Visto como um "virtual rebaixado", figurando na penúltima colocação com apenas 22 pontos conquistados, exatamente a metade do que já pontuou o time vascaíno, o Figueira é considerado presa fácil por parte da torcida vascaína. O elenco, porém, minimiza o momento ruim do time catarinense.

“Não podemos cair no erro de acreditar que o jogo está ganho por conta dos últimos resultados do Figueirense e porque estamos melhores na tabela de classificação. O respeito ao adversário sempre vai existir no Vasco e o Campeonato Brasileiro tem nos mostrado que todas as partidas são complicadas. Portanto, para nós o jogo deste sábado é mais um que teremos problema para ganhar. Mas isso não significa que não estamos cientes de nossa responsabilidade. Sabemos que a obrigação da conquista do resultado positivo é toda nossa”, diz o meia Juninho Pernambucano.

A análise do Reizinho da Colina deve ser respeitada, principalmente porque o Vasco nem sempre encontrou facilidades quando atuou em casa contra rivais que estavam na zona de rebaixamento ou flertando com ela. Diante do Atlético-GO houve uma vitória por 1 a 0, mas os goianos pressionaram boa parte do confronto e poderiam ter vencido. Contra o Bahia os vascaínos acabaram goleados por 4 a 0 e o resultado fez com que o técnico Cristóvão Borges pedisse demissão, sendo substituído por Marcelo Oliveira.

“Não estamos esperando facilidades e essa história no Brasileirão mostra que as dificuldades podem aparecer em qualquer partida. O Figueirense sabe que precisa começar a ganhar seus jogos se quiser evitar o rebaixamento e, portanto, vai vender caro uma derrota. Além disso, tem jogadores experientes e rodados, que sabem que as coisas no futebol podem mudar com um resultado positivo. Cabe ao Vasco procurar fazer aquilo que se espera dele, tomar a iniciativa do confronto, procurar dominar as ações desde os primeiros minutos e não deixar que o nosso adversário possa colocar em prática aquilo que trabalhou ao longo da semana. O nosso pensamento é a conquista dos três pontos”, afirma o atacante Alecsandro.

Para este compromisso o Vasco tem problemas. O zagueiro Renato Silva e o lateral-direito Jonas receberam o terceiro cartão amarelo no empate sem gols contra a Ponte Preta e estão suspensos. Como Douglas está fora de cogitações depois de sofrer estiramento na coxa direita, Fabrício pode ganhar uma nova oportunidade, ao lado de Dedé, embora Rodolpho, recuperado da artroscopia no joelho direito, possa receber sua primeira chance depois de três meses sem disputar uma partida.

Para a lateral direita, Marcelo deve optar por Max, uma vez que Auremir, que vinha sendo o titular, segue em recuperação de um problema muscular na coxa direita. Em compensação, o técnico Cruz-Maltino terá a volta do volante Nilton que cumpriu suspensão no jogo disputado em Campinas. Nesta terça-feira o elenco retornou aos trabalhos para uma atividade regenerativa. Muito provavelmente o contato com bola acontecerá nesta quarta-feira, quando acontecerá um treinamento na parte da manhã, na sede do CFZ.

Fonte: Superesportes