Ocupação média de São Januário é 30% e Vasco é o 6º visitante com mais público

Domingo, 23/09/2012 - 15:22

Todas as médias de público do Brasileirão 2012

O Brasileirão deste ano marcou a estreia de uma fantástica ferramenta no maior portal esportivo do Brasil, o Globoesporte.com. Trata-se de uma página que promove a atualização, rodada a rodada, do público pagante ao longo do campeonato. Tais médias serviram como base para matérias publicadas no site, mas a novidade é ampla: inclui ainda o índice de ocupação dos estádios. Vejamos a quantas andam estes rankings:



Como já é sabido, o Corinthians vem sobrando quando o assunto é torcida no estádio. Ainda que ocupe posição intermediária na tabela, a euforia da Fiel (que disputará o Mundial em dezembro) atrai multidões – precisamente 25.212 pagantes por jogo. Muito acima de Grêmio e Atlético-MG, respectivamente 2º e 3º colocados, na casa dos 18 mil torcedores. Os clubes cariocas fazem feio – todos abaixo da 11ª posição, ainda que Fluminense, Botafogo e Vasco estejam na briga pelo título e o G-4. A propósito, um líder com média de apenas 8.881 torcedores é certamente algo inédito na história do Brasileirão.

Sob a ótica da ocupação dos estádios, o Galo toma a ponta com 80% de preenchimento – festa que se evidencia a cada partida do clube em seus domínios. A propósito, ainda que seu percentual fosse de 100%, os mineiros não ultrapassariam os paulistas, já que o Estádio Independência comporta apenas 23.018 pessoas. Náutico, Cruzeiro, Sport e Bahia são outros a apresentarem índices acima dos 50%. Quem joga em arenas maiores – como é o caso do Serra Dourada, Engenhão ou Morumbi – acaba indo para a rabeira. O São Paulo é apenas o 17º, com 22% de ocupação, mesmo apresentando o 6ª melhor público do campeonato.

Mas não é só. Talvez a principal novidade da ferramenta seja apresentar as médias dos clubes como visitantes*. Trata-se de uma estatística interessante por denotar, além da boa fase, o apelo que determinados rivais impõem sobre as torcidas adversárias. Sendo assim, o péssimo momento do clube de maior torcida do Brasil reflete na classificação e nas arquibancadas do Engenhão. Mas não diminui o enorme magnetismo exercido pelo Flamengo quando fora de seus domínios:



*Lembrando que o Blog Teoria dos Jogos já havia apresentado, por conta própria, a mesma estatística no Brasileirão do ano passado

Líder absoluto, o rubro-negro atrai em média 17.263 torcedores como visitante – Sport, Bahia, São Paulo e Fluminense tiveram seus maiores públicos contra o Fla. Atlético-MG, Corinthians, e Santos vem em seguida, em parte pelo grande apelo em torno de craques como Ronaldinho e Neymar. As decepções ficam por conta da posição ocupada por São Paulo (8º), Palmeiras (11º) e Fluminense (15º). Percebe-se que estádios vazios são uma constante quando o Tricolor das Laranjeiras se apresenta, seja fora ou dentro de casa. Ao final do campeonato publicaremos o balanço final das estatísticas acima.

********

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Gestão e Marketing Esportivo (SBGME), o Professor e Administrador Rodrigo Fortuna colocou no ar a Pesquisa Nacional do Perfil do Consumidor de Esporte no Brasil, que pode ser respondida através do link http://www.pesquisanasnuvens.com.br/. Os resultados serão disponibilizados às comunidades acadêmica, profissional e empresarial, sendo debatidos num Fórum a ser realizado mês que vem na cidade de São Paulo. Não deixem de contribuir.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com

Siga @vpaiva_ge

Curtam o blog Teoria dos Jogos no Facebook!