Basquete: Mais uma vez sem o Vasco, Estadual começa no dia 28/09

Quarta-feira, 19/09/2012 - 10:42

A bola laranja voltará a quicar no Rio, no próximo dia 28, às 18h, quando terá início o Estadual Masculino de Basquete, com rodada dupla no Tijuca: Flamengo x Riachuelo e Botafogo x Tijuca. Todas as rodadas serão duplas até as finais, a 9 de novembro. O campeonato, que lotava o Maracanãzinho e tinha entre 12 e 16 clubes nas décadas de 70 e 80, agora se resume a quatro equipes.

- Serão poucos times, mas creio que tenhamos competitividade maior do que a de temporadas anteriores - imagina o presidente da Federação de Basquete (FBERJ), Álvaro Lionides, elogiando o Botafogo. - Times de camisa (como Vasco e Fluminense) não entram, porque não têm equipe para fazer frente ao Flamengo, mas o presidente Maurício Assumpção tem projeto para 2016 e disse que precisa disputar as categorias principais dos esportes, para dar credibilidade. Pode obter patrocínio e se tornar mais competitivo.

Treinado por José Neto, auxiliar da seleção brasileira e com grandes jogadores, já que vai disputar as ligas NBB e Sul-Americana, o Flamengo é amplamente favorito para o oitavo título seguido. Outra força, que também disputa o NBB, é o Tijuca, dirigido pelo técnico Miguel Ângelo da Luz. Riachuelo e Botafogo fizeram recentemente a final do Carioca Open, que reuniu dez times, inclusive alguns de universidades.

No Tijuca, Miguel Ângelo da Luz afirma que o Estadual será preparatório para o NBB.

- Eu, que já vi grandes campeonatos, lamento que sejam só quatro times. O basquete foi às Olimpíadas, saiu nas quartas, fez boa campanha. Espero que as empresas tornem a investir na modalidade.

Fonte: O Globo

Nota da NETVASCO: O Vasco não participa do Campeonato Estadual Masculino Adulto de Basquete desde 2007.