Cristóvão deixa Colina como técnico de melhor aproveitamento dos pontos corridos

Segunda-feira, 10/09/2012 - 19:54

Cristovão Borges pediu demissão do Vasco. O desejo de muitos vascaínos foi atendido. Acredito, entretanto, que a saída de Cristovão pode ser maléfica para o Vasco. Por vários motivos.

Vamos aos números: Cristovão deixa o Vasco ainda no G4 do Brasileirão, zona na qual o Cruz-Maltino se encontra há 49 rodadas. É o técnico com melhor média de pontos na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, com 1,74 por jogo, à frente de técnicos gabaritados como Muricy Ramalho, Vanderlei Luxemburgo, Oswaldo de Oliveira e Mano Menezes. À frente até mesmo de Ricardo Gomes.

Cristovão é um cidadão educado, humilde, com os pés no chão. Sempre tratou a todos da imprensa igualmente, nunca se exaltou numa entrevista coletiva, nunca foi visto esbravejando contra algum jogador no treino. Administrou um grupo com estrelas como Felipe e Juninho com discrição, sem criar polêmicas. Sempre foi muito pacífico e polido.

Tinha seus defeitos como treinador? Tinha. Quem não tem? Abel Braga, técnico que levou o Fluminense à liderança e a outras grandes campanhas, é criticado por diversos tricolores até hoje. Oswaldo de Oliveira teve sua cabeça pedida pelos botafoguenses e hoje soma três vitória seguidas. Mas são inegáveis os feitos de Cristovão.

Noves fora algumas substituições erradas e a insistência em jogadores questionáveis, Cristovão fez o que tinha de ser feito. Usou o que tinha em mãos e montou uma equipe competitiva e muito forte. Aí o Vasco perdeu Rômulo, Diego Souza, Fagner e Allan. De uma vez só. E o time nunca foi o mesmo. A diretoria é a responsável pelo atual momento. Quem faria melhor que Cristovão? Esse é o desafio agora.

Fonte: Blog Cariocas - Lancenet