Vôlei Base: Aretha voltou ao Vasco após título no Chile

Sexta-feira, 31/08/2012 - 19:41

Apontada como um dos fenômenos do vôlei de quadra e de praia da categoria juvenil no Brasil, Aretha Wichelo, de 19 anos, ponteira do Vasco da Gama, está caminhando para um futuro brilhante no esporte.

No último domingo, a capixaba, que iniciou sua carreira no projeto "Viva Esportes" da cidade de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, conquistou a liga profissional de vôlei do Chile pela equipe do Boston College, onde esteve durante um mês, emprestada pelo Vasco, a convite do presidente da Federação de Vôlei do Rio de Janeiro, Reinaldo Souto. Além do título inédito da equipe chilena, Aretha foi eleita a melhor jogadora da competição.

- Fui sem conhecer ninguém porque a proposta que fizeram era muito boa e viajei para conquistar o título. Dei o melhor de mim na competição e estou muito feliz por ter conquistado a liga, que foi muito difícil, já que disputei contra meninas mais velhas do que eu - comemora a 'pé-quente', campeã sobre o Clube Manquehue com o placar de 3 sets a 0: 25/18, 25/23 e 25/18.

Embora seja acostumada a sobreviver longe dos pais, já que desde os 13 anos de idade, mora com primos, no Rio de Janeiro, a itapemirinense viveu uma nova experiência no Chile.

- Só consegui conversar no portunhol com as meninas porque no meu quarto tinha uma peruana, uma americana e as demais meninas eram chilenas. Elas tinham que falar devagar, que assim dava para entender - contou aos risos.

Para o coordenador de vôlei e técnico do juvenil do Vasco, Frederico Lima, Aretha terá uma carreira de muito sucesso.

- A passagem dela no Chile foi importante para ela e para o clube. Aretha disputou uma liga muito forte, enfrentou muitas equipes, recebeu bem para jogar e voltou campeã. Esse foi o primeiro passo de uma carreira profissional.Ela é uma de nossas principais atletas do vôlei e sem dúvidas vai trilhar uma carreira de sucesso no esporte - comentou Frederico Lima.

Capixaba Aretha Wichelo conquistou um título no Chile e foi eleita a melhor jogadora


Tradição capixaba no vôlei de praia

Aretha também esbanja muito talento nas areias. Ela participa do Circuito sub-21 Banco do Brasil de Vôlei de Praia e terminou o primeiro semestre de 2012 na segunda colocação do ranking geral da categoria. Ciente da responsabilidade de continuar representando bem seu estado, que tem medalhistas olímpicos, como Fabio Luis (prata em Pequim), Alison (prata) e Larissa (bronze), em Londres, a cruz-maltina garante muita dedicação, para quem sabe, poder participar da próxima Olimpíada.

- Gosto muito do Alison e tenho ele como exemplo de jogador e de pessoa. Também conheço o Fábio Luis, inclusive ele é da minha cidade. Fábio é um amor de pessoa. Só a Larissa que não conheço pessoalmente, mas admiro muito também. Espero seguir o mesmo caminho dos três, que são exemplos para mim. Vou trabalhar cada vez mais e mais pelas conquistas e espero um dia, conseguir disputar uma Olimpíada também - frisou.

A capixaba iniciou carreira no projeto "Viva Esportes" de Itapemirim, depois teve passagens pela seleção de Campos (RJ), AABB Tijuca, Grajaú, Flamengo e defende o Vasco desde o início de 2012. A jovem é campeã panamericana e vice-campeã mundial de vôlei de praia.



Fonte: GloboEsporte.com