Duelo entre Vasco e Grêmio vale o 3º lugar e volta à briga pelo título

Quarta-feira, 29/08/2012 - 12:37

O encontro entre Grêmio e Vasco, marcado para esta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Olímpico, acontece em momento propício. Depois de ultrapassar o time carioca na última rodada, os gaúchos partem embalados pela vitória no Gre-Nal e esperam manter firme a caça aos líderes Atlético-MG e Fluminense no início deste segundo turno. A vida em São Januário, em contrapartida, tem sido oposta: despencando na tabela, são quatro partidas sem vencer e uma distância de oito pontos para o sonho do título do Campeonato Brasileiro.

A coincidência que une as duas equipes fica por conta da ausência de seis dos principais destaques: os "motorezinhos" Elano, machucado, e Juninho, suspenso, criaram uma dor de cabeça para Vanderlei Luxemburgo e Cristóvão Borges, respectivamente. Mas Marquinhos e Felipe devem herdar as vagas.

Depois da vitória no Gre-Nal, o Grêmio conseguiu terminar o primeiro turno do Brasileirão com 37 pontos, a meta estabelecida no começo do campeonato, e na terceira posição. A pontuação, no entendimento tricolor, é suficiente não só para estar na briga por vaga à Libertadores, mas também pelo título. O clima é de tranquilidade, porém, não de dever cumprido. A ideia no returno é não só manter o desempenho como vencer os rivais que tiveram vantagem no confronto da primeira fase da competição. A começar pelo Vasco.

Pelo lado cruz-maltino, logo após completar um ano no cargo, Cristóvão Borges vive talvez o momento mais complicado à frente do clube. O treinador sabe da necessidade de uma reação imediata e, para isso, conta com o bom retrospecto da equipe fora de casa neste Brasileirão. Em oito partidas fora do Rio de Janeiro, foram quatro vitórias, três empates e uma derrota.

A Rede Globo transmite a partida para RJ, Juiz de Fora (MG), ES, RS (menos Porto Alegre), Cascavel (PR), SC, Petrolina (PE), PB, Balsas (MA), RN, AL, PI, DF, GO, Santarém (PA), AM, RO, TO, AC e RR. O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Grêmio: Vanderlei Luxemburgo não indicou time em treinamento ou revelou os substitutos de Gilberto Silva e Elano. Porém, não há mistério. Naldo e Marquinhos são as primeiras opções e devem ser os escolhidos. Nas demais posições, não há mudanças em relação à vitória sobre o Internacional na última rodada: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marquinhos e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno.

Vasco: Cristóvão Borges não confirmou qual será a formação do Vasco. Mas sem Juninho, é praticamente certa a entrada de Felipe no meio-campo. No ataque, com Eder Luis ainda se recuperando de lesão muscular, a vaga deve ficar entre Wiliam Barbio e Tenorio. O segundo corre por fora, já que ainda recupera a melhor forma física. O Vasco deve iniciar a partida com a seguinte escalação: Fernando Prass, Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Felipe e Carlos Alberto; Wiliam Barbio (Tenorio) e Alecsandro.

QUEM ESTÁ FORA

Grêmio: dois titulares estão fora. São eles Gilberto Silva (suspenso pelo terceiro cartão amarelo) e Elano (machucado na coxa esquerda). Vilson (ombro direito), Fábio Aurélio (joelho esquerdo) e Julio Cesar (joelho esquerdo), atualmente reservas, não atuam há mais tempo e ainda não têm previsão de retorno.

Vasco: suspensos, Fellipe Bastos e Juninho só retornam contra a Portuguesa. Já o departamento médico até está quase vazio, mas Rodolfo e Eder Luis ainda não reúnem condições de jogo. O zagueiro já vai ao campo para aprimorar a parte física e deve estar liberado para jogar em duas semanas. Ele sofreu uma artroscopia no joelho esquerdo e, posteriormente, teve detectada uma diferença muscular. Já o atacante teve um edema na coxa esquerda, ficou fora de ação por dez dias, mas tem chances de voltar no sábado. Renato Silva, em litígio com o ex-clube, ainda segue à espera de regularização.

PENDURADOS

Grêmio: Leandro, Marquinhos, Marcelo Grohe, Rondinelly e Zé Roberto.

Vasco: Carlos Alberto, Wendel, Wiliam Barbio e William Matheus.

O ÁRBITRO

Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita a partida, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO). Luiz Flávio arbitrou cinco jogos no Brasileirão, marcou 216 faltas (média de 43,2 por jogo), aplicou 31 amarelos (média de 6,2 por jogo), nenhum vermelho e um pênalti (média de 0,2 por jogo). O campeonato tem média de 4,8 amarelos, 0,25 vermelho, 36,3 faltas e 0,24 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos gaúchos na Série A deste ano: Botafogo 0 x 1 Grêmio, pela 11ª rodada.

FIQUE DE OLHO

Grêmio: Marquinhos ganhará a oportunidade de ser titular, porém, a missão é complicada. Será o substituto de Elano, o jogador que equilibrou o Grêmio ao ponto de comandar a arrancada que o levou à zona da Libertadores. O camisa 19, então, tentará manter as boas atuações que teve ao entrar no segundo tempo. Foi bem contra Santos (um gol), Cruzeiro, Bahia (assistência), São Paulo (assistência) e Internacional.

Vasco: Felipe tem tudo para voltar a substituir Juninho mais recuado no meio de campo. Contra Coritiba e Flamengo, ele esteve mais adiantado, ao lado do Reizinho. Já diante do Flu, no último domingo, ficou no banco durante 90 minutos. Agora, no Sul novamente (no empate com o Inter, fez função semelhante), tem a missão de organizar o Vasco e tentar brilhar para dar um basta na má fase que já dura quatro rodadas.

O QUE ELES DISSERAM

Werley, zagueiro do Grêmio: "Vasco é concorrente direto à Libertadores e ao título. Foi vice no ano passado, manteve a base e tem ótimos jogadores. Sem falar que está jogando bem. Então, teremos muitas dificuldades, mas estamos preparados. Será uma decisão".

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "O Grêmio vem numa crescente, com os jogadores se acertando ao esquema. O time é forte, organizado e com peso de ataque, como normalmente são as equipes do Vanderlei. Mas mesmo com as dificuldades, acredito na força do Vasco e confio muito na minha equipe".

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Grêmio e Vasco já se enfrentaram 28 vezes em Porto Alegre na história do Campeonato Brasileiro. No Sul, a vantagem é da equipe gaúcha que venceu 16 jogos, empatou seis e perdeu seis vezes. Nesses 28 jogos, o Grêmio marcou 43 gols, contra 27 do Vasco.

* Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, Vasco e Grêmio se enfrentaram 15 vezes pelo Campeonato Brasileiro, e apenas duas partidas terminaram com vitória do visitante, ambas conseguidas pelo Vasco que venceu por 2 a 1 em Porto Alegre em 2004 e 2006.

* A média de gols das partidas entre Grêmio e Vasco em Campeonatos Brasileiros é de 2,6 gols por jogo. Foram marcados 127 gols em 48 partidas, 50 deles de 2003 para cá.

ÚLTIMO CONFRONTO

Na rodada de abertura do Brasileirão deste ano, o Vasco levou a melhor no duelo com o Grêmio em São Januário. No dia 20 de maio, a equipe cruz-maltina bateu o rival por 2 a 1. O time da Colina, que estava focado na Libertadores, entrou em campo com uma formação reserva, mas foi a entrada dos titulares Juninho Pernambucano e Alecsandro que decidiu a partida. Assim, Fellipe Bastos e Alecsandro marcaram para o Vasco, com Fernando descontando para o Grêmio, que ainda teve um pênalti desperdiçado por Marcelo Moreno (Prass defendeu), além de um gol anulado pelo árbitro Célio Amorim quando a partida estava empatada em 1 a 1.



Fonte: GloboEsporte.com