Duelo contra Fluminense ganha ares de decisão para o Vasco

Sábado, 25/08/2012 - 12:28

O clássico Vasco x Fluminense foi o único entre os cariocas mantido na reta final dos turnos na tabela do Brasileirão. E diante da regularidade dos times, novamente o encontro tem ares de decisão. Embora ainda haja a segunda metade da competição pela frente, a vitória de um dos lados às 18h30m deste sábado, no Engenhão, pode representar o isolamento de seis pontos ou a igualdade, como em um espelho de 2011. Na ocasião, os cruz-maltinos estavam em segundo e, numa partida eletrizante, fizeram 2 a 1 para se credenciar à disputa do título na semana seguinte. Hoje, os tricolores têm a vantagem e a chance de colar no líder.

Se a campanha da turma de Abel Braga é quase irretocável, com artilheiro (Fred, com nove gols), melhor defesa (dez gols sofridos) e invencibilidade de seis rodadas, o mesmo não se pode dizer dos comandados de Cristóvão Borges, que estiveram ponto a ponto com o Atlético-MG, de olho em outros recordes, até encararem uma sequência negativa - apenas uma vitória nas seis últimas rodadas. Mesmo sem o favoritismo, o clima é de otimismo na Colina.

Não há, porém, um apego aos embates importantes recentes. Nem a final da Taça Guanabara de 2012, vencida pelo Flu por 3 a 1, tampouco o triunfo em condições semelhantes do Vasco, no fim de novembro. O chavão de que a história é outra prevalece em ambos os lados.

- Não dá para comparar muito, não (com o confronto decisivo de 2011). Existe a tradição do clássico, as possibilidades de jogo que devem mudar. Será escrita uma nova história. Apesar de ser positivo que os dois cariocas estejam em situações parecidas, no alto da tabela, mais uma vez - declarou o técnico vascaíno Cristóvão Borges.

O zagueiro tricolor Leando Euzébio faz coro.

- Acho que são situações diferentes. Hoje a luta é para terminar o primeiro turno bem, diferente daquela ocasião onde estávamos na reta final do campeonato. Se por acaso perdermos o clássico, não estará tudo perdido, como acabou acontecendo no ano passado. Cada jogo tem sua história. Ainda tem muita água para rolar até o final da competição. De qualquer forma, nosso objetivo é sempre vencer. Todo jogo é uma decisão dentro de um campeonato de pontos corridos - frisou o jogador.

O Premiere exibe a partida para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir de meia hora antes de a bola rolar.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: não houve confirmação por parte do técnico Cristóvão Borges, mas é difícil que haja uma surpresa entre os titulares. Tenorio deve atuar ao lado de Alecsandro, e Juninho e Felipe comporão a armação. William Barbio chegou a ser testado como um terceiro atacante, mas apenas porque o Reizinho foi poupado no dia. Com dores no ombro, Prass chegou a ser dúvida, mas dificilmente fica fora. Eis a formação: Fernando Prass (Alessandro), Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Felipe; Tenorio e Alecsandro.

Fluminense: a equipe tricolor terá algumas modificações em relação ao time que venceu o Sport na última rodada. Recuperados de problemas musculares, Bruno e Wellington Nem devem voltar, assim como Fred e Edinho, que cumpriram suspensão automática. O time de entrar em campo com: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o goleiro Fernando Prass se tornou o grande ponto de interrogação de Cristóvão. Sem treinar por dois dias, o camisa 1 sentiu dores no ombro esquerdo e apresentou grande melhora nesta sexta-feira. Ainda assim, oficialmente, ainda será reavaliado, mas é provável que jogue. Ausência mesmo são as dos zagueiros Rodolfo, com dores no joelho direito depois de uma artroscopia no outro joelho, e Renato Silva, com problemas de regularização de seu novo contrato. Além deles, Eder Luis foi vetado em função de um edema na coxa.

Fluminense: o técnico Abel Braga não poderá contar novamente com Deco, Anderson e Marcos Junior, que têm problemas musculares. Thiago Carleto, com dores lombares, também não deve ser relacionado para o banco de reservas.

PENDURADOS

Vasco: Carlos Alberto, Fellipe Bastos e Juninho Pernambucano.

Fluminense: Anderson, Gum, Leandro Euzébio e Samuel.

O ÁRBITRO

Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Jackson Massarra dos Santos (RJ). Marcelo de Lima Henrique arbitrou nove jogos no Brasileirão, marcou 322 faltas (média de 35,7 por jogo), aplicou 49 amarelos (média de 5,4 por jogo), nenhum vermelho e três pênaltis (média de 0,33 por jogo). O campeonato tem média de 4,8 amarelos, 0,25 vermelho, 36,2 faltas e 0,25 pênalti. O árbitro apitou um jogo do time cruz-maltino no Brasileiro deste ano: Flamengo 1 x 0 Vasco, pela 18ª rodada.

FIQUE DE OLHO

Vasco: a única provável novidade do time cruz-maltino é também sua arma mais cercada de expectativa. Com fome de bola, Tenorio voltou bem, se machucou por uma semana e agora está livre de dores novamente. Apesar de o técnico rival ter demonstrado receio com as faltas de Juninho, é o equatoriano que pode surpreender, em sua primeira aparição como titular no Brasileirão. Ele pode tanto servir Alecsandro e tirá-lo do jejum como ser decisivo com gols.

Fluminense: depois de desfalcar o time para cumprir suspensão, Fred está de volta para comandar o ataque tricolor. Artilheiro da competição ao lado de Vagner Love, ele já marcou nove gols. Durante a semana, o capitão chegou a ser poupado de determinadas atividades para tratar da coxa direita, mas o técnico Abel garantiu que ele não será problema para o jogo.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "Tivemos dificuldades para marcar gols em todos os jogos, como os outros também, e temos um adversário do mesmo nível que a gente agora. Diminuímos nossa média recentemente, mas sempre estamos fazendo gols. Passar em branco está dentro da nornalidade e tem tudo para ser um clássico com gols. E espero que sejam do Vasco (risos)".

Abel Braga, técnico do Fluminense: "É um clássico, qualquer resultado é absolutamente normal. É um jogo bom, um jogo de detalhes. É bom entrar em campo com 50% de responsabilidade. Vai ser um jogo muito tático. O Fluminense tem sua maneira, e o Vasco tem a dele. Não vou mudar a minha, e acho que o Cristóvão também não. Uma equipe não encaixa muito bem na outra não, por isso que concentração será fundamental".

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* O equilíbrio é a marca dos últimos clássicos entre Fluminense e Vasco. Dos últimos 20 jogos, 12 deles terminaram empatados. Os demais oito jogos terminaram com cinco vitórias do Vasco e três triunfos do Fluminense.

* Esta é apenas a sétima vez na história que Fluminense e Vasco se enfrentam no Engenhão. Nos seis clássicos anteriores neste estádio, bastante equilíbrio. Foram duas vitórias para cada lado e dois empates, com sete gols marcados pelo Flu e seis gols marcados pelo Vasco.

* A média de gols das partidas entre Fluminense e Vasco por Campeonato Brasileiros é de 2,41 gols/jogo. Foram marcados 111 gols em 46 partidas.

ÚLTIMO CONFRONTO

Vasco e Fluminense se enfrentaram pela última vez na final da Taça Guanabara. E, no dia 26 de fevereiro deste ano, o Tricolor, com boa atuação de seu quarteto ofensivo, bateu o rival por 3 a 1 e garantiu o direito de ir à decisão do Campeonato Carioca. O “dançarino” Fred marcou duas vezes para o Flu, e Deco fez o segundo gol da equipe. Eduardo Costa descontou para o Vasco já aos 37 minutos do segundo tempo. O time não vencia uma Taça Guanabara desde 1993. O Gigante da Colina vinha de oito vitórias seguidas no estadual.



Fonte: GloboEsporte.com