Alecsandro: 'O grupo tem que voltar a vencer'

Sábado, 25/08/2012 - 07:36

Na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro, Vasco e Fluminense se enfrentam neste sábado, às 18h30, no Engenhão, em partida válida pela última rodada do primeiro turno. Em boa fase, o Tricolor, que jogou a última rodada com seis reservas, terá a volta de jogadores suspensos e lesionados. Já o Vasco busca reabilitação após cair de rendimento nas últimas rodadas e perder o clássico para o Flamengo no domingo passado.

A vitória é importante para as duas equipes. Enquanto o Flu procura se manter na cola do líder Atlético-MG, o Vasco busca se aproximar dos dois primeiros colocados. Além da disputa no topo da tabela, os rivais contam com bons números na defesa. O Flu possui a zaga menos vazada do campeonato e o Vasco, a quarta. No ataque, ambos contam com centroavantes de referência para o clássico: Fred, um dos artilheiros do Brasileiro com nove gols, e Alecsandro, vice-artilheiro com oito.

Em 2012, o confronto está empatado. Nos dois clássicos realizados durante o Campeonato Carioca, uma vitória para cada lado.

REAÇÃO NA COLINA

Na terceira posição do campeonato, com 35 pontos, o Vasco precisa se recompôr da derrota para o Flamengo, no último domingo, para se manter na briga pelo título. Uma vitória no clássico não é suficiente para ultrapassar o Flu na tabela, mas essencial para continuar acima do Grêmio, que possui apenas um ponto a menos.

Sem Eder Luis, vetado pelo departamento médico devido a um edema na coxa esquerda, o técnico Cristovão formará a dupla de ataque com Alecsandro e Tenório, que enfrentará o Tricolor pela primeira vez. Para os supersticiosos, uma curiosidade: o equatoriano foi revelado na LDU, clube carrasco do Flu na Libertadores de 2008 e na Copa Sul-Americana do ano seguinte.

Enquanto Tenório se prepara para a titularidade, Alecsandro busca recuperar o faro de gol. O artilheiro do time no campeonato não marca há seis partidas. Focado na campanha vascaína, o centroavante prefere deixar a artilharia do campeonato para segundo plano.

- Vamos voltar primeiro às vitórias. Primeiro, o grupo tem que voltar a vencer. Mas não posso também deixar que os jogadores que estão à minha frente se distanciem. Mas o importante é o coletivo neste momento - disse o camisa 9.

A escalação de Cristovão ainda não está definida. Fernando Prass não foi confirmado para o clássico, apesar de ter participado do treino desta sexta-feira em São Januário. A tendência é que ele vá para o jogo.

TRICOLOR REFORÇADO

Vice-líder do Brasileiro, o Fluminense conta com retornos importantes para o clássico contra o Vasco. O volante Edinho e o atacante Fred voltam após cumprir suspensão automática contra o Sport. Além disso, o lateral-direto Bruno e o atacante Wellington Nem estão recuperados de lesões musculares e devem ser titulares.

Uma das qualidades do time do técnico Abel Braga neste Brasileirão é a velocidade imposta na saída do meio-campo para o ataque. E a peça-chave dessas jogadas é o volante Jean. Elogiado por Abelão, ele acredita que o povo brasileiro gosta de um jogo veloz.

- O que nós buscamos é sempre dar mais velocidade ao time, sempre por todos. Quanto mais velocidade e ritmo melhor. Todo brasileiro gosta de futebol veloz - disse Jean.

O jogador aproveitou para elogiar o meia Juninho, um dos principais jogadores do time cruz-maltino.

- O Juninho é um exemplo para mim. Ele é um bom exemplo e consegue manter boas sequências. Ele e o Seedorf, do Botafogo, são jogadores que se cuidam e são exemplos para mim - concluiu o volante tricolor.

Fonte: Lancenet