Daniel Freitas fala sobre negociação por Jonas e Rafinha, do Coritiba

Terça-feira, 24/07/2012 - 07:40

O Vasco vive dias de mudanças no seu elenco. Jogadores deixaram a Colina na janela de transferências internacionais. Coube ao clube tentar minimizar as perdas e ainda buscar reforços, mesmo que pouco conhecidos no cenário nacional. Mas a diretoria vê uma perspectiva boa de fechar entre hoje e amanhã com o lateral-direito Jonas e ainda estudar fazer proposta por Rafinha – ambos atuam pelo Coritiba.

Para ter a real ideia de como anda o panorama das negociações do clube, o LANCENET! conversou, com exclusividade, com Daniel Freitas, diretor de futebol do Vasco. Ele garante que reforços chegarão, mas, de qualquer forma, ainda vê o time bastante consistente, lutando por títulos.

O Vasco já perdeu dez jogadores campeões da Copa do Brasil. Hoje, o elenco está bastante modificado. Como você vê o Vasco de agora?

Vejo o Vasco bastante consistente. Até porque foram trocados os jogadores, mas a comissão técnica foi mantida, com isso, a filosofia foi mantida. Quem chegou depois, assimilou bem essa filosofia. Perdemos nomes de peso, não podemos ignorar o peso que têm Diego Souza e Fagner, mas conseguimos manter o nível.

O Vasco sofreu bastante com essa janela de transferências. A questão de ter jogadores com grande parte dos direitos ligados a empresários atrapalhou muito?

É um processo que todo clube sofre quando a janela está aberta. Os clubes brasileiros ainda não têm condições de evitar que essas saídas ocorram. Dos direitos econômicos, que é como é feita a divisão da receita, tínhamos 50% do Rômulo, 33% do Diego e somente 20% do Fagner. Claro que isso pesa de forma desfavorável para o clube na negociação.

Algo vem sendo feito para mudar isso no Vasco?

A diretoria já vem tomando decisões. Todas essas últimas contratações, por exemplo, o Vasco vem tendo a maior parte dos direitos. E conseguimos melhorar isso também, com as contratações de Eder e de Fellipe Bastos. Wendel também veio nessa situação.

Agora, falando em reforços. Para a lateral, muito foi falado sobre Jonas, do Coritiba, nos últimos dias. Até o nome do Gabriel, do Grêmio, foi levantado...

O Gabriel foi oferecido e não está dentro do perfil que buscamos. O clube não demonstrou interesse. Em relação ao Jonas, é um jogador interessante, de 25 anos, que vem tendo bom desempenho. Algumas conversas já estão acontecendo. Imagino que esta semana teremos uma definição. Até quarta-feira, no máximo. Será aquisição de parte dos direitos do jogador.

E quanto ao Rafinha?

É um jogador interessante, mas é embrionária (a negociação). Não teve contato oficial do Vasco com a direção do Coritiba por esse jogador.

Há alguma outra negociação além dessas neste momento?

Não. Só com eles.

A torcida criou até um site pedindo pelo Liedson, que deixou o Corinthians. Em algum momentos passou pela cabeça de vocês contratá-lo? O clube ainda quer um atacante?

Não passou pela cabeça ter o Liedson. A gente busca realmente um atacante. Já buscamos de forma muito mais contundente, tentamos algumas situações, que não se concretizaram. Buscamos pensar no custo-benefício. Se conseguirmos alinhar isso, traremos mais um atacante.



Fonte: Lancenet