Dez jogadores do elenco campeão da Copa do Brasil deixaram o Vasco

Segunda-feira, 23/07/2012 - 08:23

O torcedor vascaíno já começa observar uma nova escalação do time, conhecendo novos nomes e tendo como protagonistas jogadores que, há pouco tempo, eram coadjuvantes. Entre saídas e chegadas, o grupo, mesmo sem perder a força, vem sofrendo modificações, que se tornaram ainda mais visíveis nesta janela de transferências internacionais.

Para se ter uma ideia, do time que enfrentou o Santos, no último sábado, apenas quatro titulares participaram da campanha vitoriosa na Copa do Brasil do ano passado: Fernando Prass, Dedé, Eder Luis e Alecsandro. É só, por exemplo, dar uma boa olhada no pôster do elenco campeão daquela competição para se ter uma boa noção das mudanças.

Somente na última semana, duas saídas mexeram com os vascaínos. Diego Souza e Fagner, titulares absolutos até então, foram negociados para fora do país. Por outro lado, Cristovão acabou podendo escalar Carlos Alberto no meio, que cada vez mais volta a ganhar status de uma das estrelas do elenco, além de promover a estreia de Auremir na lateral, que também pareceu cair nas graças da torcida.

– Diego Souza e Fagner são jogadores importantíssimos, e claro que sentimos falta deles. Mas o Vasco tem sobrevivido às dificuldades. Conseguimos não depender de jogador algum. Sentimos falta, mas não somos dependentes de um jogador. O Vasco tem um jogo solidário e homogêneo. Temos a força do conjunto – disse Cristovão Borges.

Isso sem falar em Wendel. O volante, contratado recentemente, estreou na última quarta-feira, contra o São Paulo, pela falta de opções no meio de campo, mesmo sem estar no melhor de sua condição física. No sábado, foi escalado como titular mais uma vez e teve atuação destacada. Substituído no segundo tempo, deixou o campo ovacionado pela torcida em São Januário.

– O Wendel já conhecia de muito tempo. O Auremir vinha acompanhando neste campeonato. Tivemos a felicidade, estreou agora e foi bem. Assim como o Wendel, tem muito a contribuir, já sabia disso – ressaltou o treinador vascaíno.

Da Copa do Brasil para cá, o Vasco teve perdas, mas ganhos importantes. Logo após a competição, em junho do ano passado, Juninho chegou. Ele, que vem sendo um dos principais jogadores do time no Brasileirão, defende que não há uma necessidade grande de novas contratações, apesar de lamentar as saídas de Diego Souza e Fagner:

– Quando repor para jogar o Brasileiro, tem que ser jogador de personalidade. E temos o Carlos Alberto, que voltou, Wendel, que jogou bem, o Auremir também. Temos condição de suprir sem contratações. Logo o Tenório volta. Só tem que torcer para não perder mais ninguém.

Entre atletas que começam a ganhar chances, há quem ainda sequer tenha estreado, caso do meia Abuda. E, nos próximos dias, a torcida já poderá ver mais uma cara nova: Dakson, contratado junto ao Lokomotiv Plovdiv, da Bulgária.

– Joga numa posição com características diferentes do que nós temos – explicou Cristovão.

Mudanças foram feitas. Jogador chegou, jogador saiu. Só uma coisa não mudou: seja com mero desconhecido ou estrela, o Vasco segue forte, disputando títulos.

O elenco vascaíno campeão da Copa do Brasil 2011: dez atletas já deixaram o clube desde então.


Quem participou da Copa do Brasil e já saiu do clube:

1 - Elton: O atacante era reserva imediato de Alecsandro, mas até conseguiu beliscar a titularidade em algumas situações. No fim do ano passado, o Vasco não chegou a um acordo com seus representantes quanto aos valores para a compra dos direitos e ele acabou acertando com o Corinthians.

2 - Rômulo: Oriundo do Porto, de Caruaru, o volante chegou ao Vasco em 2010. O clube não teve um gasto grande, mas o viu subir de produção, ganhar status de titular, como na campanha da Copa do Brasil, e chegar até à Seleção Brasileira. Foi vendido neste mês para o Spartak Moscou por R$ 20 milhões.

3 - Jumar: Era reserva durante a campanha da Copa do Brasil, mas ganhou espaço no time durante o Brasileirão do ano passado, na lateral esquerda, setor que ficou carente por tempos. O jogador tinha grande parte de seus direitos ligados à Traffic, que o negociou no início do ano com o futebol chinês.

4 - Márcio Careca: Chegou a ser titular durante a Copa do Brasil, muito por conta das seguidas lesões de Ramon. Não foi uma perda lá muito sentida pela torcida, foi constante alvo de críticas. Sem espaço no segundo semestre do ano passado, acertou transferência para o Mirassol, do interior de São Paulo.

5 - Anderson Martins: Sem dúvidas, a perda mais sentida pelos vascaínos. Ele, que chegou ao clube no início de 2011, formava com Dedé uma dupla de zaga quase intransponível, considerada a melhor do Brasil. Assim como Jumar, tinha maior parte de seus direitos ligados à Traffic e, após a Copa do Brasil, foi para o Qatar.

6 - Bernardo: Uma saída tumultuada. O Vasco fez esforço financeiro ao fim de 2011 e adquiriu parte de seus direitos junto ao Cruzeiro. Com atraso de luvas e FGTS, porém, no início deste ano ele colocou o clube na Justiça. Após acordo, foi para o Santos. Não era titular, mas considerado o grande xodó da torcida.

7 - Fagner: Chegou ao clube em 2009, em baixa. Demorou para ser titular, atrapalhado por seguidas lesões. De meados de 2011 para cá, porém, virou absoluto na lateral direita. Tinha contrato com o clube até dezembro de 2012, mas acabou aceitando uma proposta do Wolfsburg no fim da semana passada.

8 - Diego Souza: Camisa 10 do time, foi o principal jogador na reta final da Copa do Brasil no ano passado. Entre altos e baixos, gols perdidos e golaços, sempre foi titular do time. Vinha sendo constantemente assediado pelo futebol árabe e, no fim da semana passada, acertou transferência para o Al-Ittihad.

9 - Ramon: Foi um dos principais jogadores na campanha da Série B, em 2009, saiu do clube, voltou pouco tempo depois e, apesar de sofrer com lesões, era considerado titular. Após a Copa do Brasil, quando perdeu vaga par Márcio Careca, pediu para ser negociado e acertou com o Timão.

10 - Allan: Chegou ao Vasco em 2009, para a base. Logo ganhou espaço entre os profissionais. Apesar de volante de origem, foi titular em parte da Copa do Brasil na lateral. Nos últimos meses, despertou interesse da Udinese (ITA) e foi negociado. A maior parte de seus direitos eram de empresários.

Quem chegou após a Copa do Brasil

DEFESA: Para a zaga, Renato Silva foi contratado em julho do ano passado. Já Rodolfo, chegou no início deste ano, assim como Fabrício. Para a lateral esquerda, o clube teve muitas dificuldades. Thiago Feltri foi contratado para esta temporada e, recentemente, o desconhecido Wiliam Matheus, ex-Bahia, foi apresentado.

MEIO DE CAMPO: Juninho chegou ao Vasco em julho do ano passado. O clube ainda teve o retorno de Carlos Alberto, além das contratações de Chaparro, Abuda, Auremir (que também joga na lateral), Wendel e Matias Abelairas, este último, porém, já deixou o clube. Na última semana o Vasco também acertou com Dakson, que ainda não foi apresentado.

ATAQUE: Para o ataque, poucos jogadores chegaram. No ano passado, o Cruz-Maltino acertou com Wiliam Barbio, destaque do Nova Iguaçu no Carioca de 2011. No início deste ano, à pedido de Ricardo Gomes, o clube anunciou o equatoriano Tenório, que está fora de combate por conta de uma lesão no tendão-de-aquiles do pé direito. Recentemente, Pipico foi contratado. Kim também fez parte do elenco, mas já saiu.

Fonte: Lancenet