Ex-Vasco e Santos, ex-zagueiro Fernando admite 'coração dividido'

Sábado, 21/07/2012 - 15:23

Rivais pelo Campeonato Brasileiro, Vasco e Santos são parte importante da carreira do ex-zagueiro Fernando Matos. Não à toa, embora credite aos cariocas certo favoritismo para o jogo deste sábado, às 18h30, em São Januário, o ex-defensor prefere se manter (em suas palavras) "em cima do muro" na hora de falar para onde vai pender o coração.

- Não tenho esse "direito" de torcer por "A" ou "B", porque quando jogam equipes por onde trabalhei e vivi momentos tão importantes, tenho que literalmente ficar em cima do muro. Vasco e Santos são clubes que estão para sempre no meu coração, e não me dão esse "direito" de torcer (risos) - conta Fernando, hoje residente em Praia Grande.

O coração dividido se justifica. Revelado pela Portuguesa Santista, teve no Santos sua primeira chance em um grande. Embora reserva da dupla de zaga Márcio Rossini e Toninho Carlos, Fernando entrou em algumas oportunidades e fez parte do grupo campeão paulista de 1984. Uma conquista que ainda impressiona ao ex-jogador.

- Tenho um amor muito especial pelo Santos por ele ter aberto essas portas do futebol a mim. O Santos com tantos grandes jogadores, como Serginho Chulapa, Rossini, Rodolfo Rodrigues, Zé Sérgio e Paulo Isidoro, contratando um jovem de 19, 20 anos, buscando-o em uma co-irmã da cidade. Guardo lembranças muito boas - recorda.

A passagem pela Vila Belmiro foi curta, já que em 1985, atrás de mais oportunidades, acabou indo para o Vasco. E foi pelo time carioca que Fernando "explodiu" para o futebol. Pelo Cruz-maltino, sagrou-se bicampeão carioca entre 1987 e 1988, além de conquistar torneios internacionais como os troféus Ramon de Carranza e Tereza Herrera.

- Tive a felicidade de escrever uma história bonita por lá. Joguei ao lado de grandes atletas, como Acássio, Tita, Giovani e Romário, e pude fazer parte da história desse grande clube - conta o ex-jogador, que ainda aponta um dos momentos vividos em São Januário como sendo dos mais marcantes da carreira.

- Foi a conquista da Taça Guanabara em 1986, pouco depois de eu chegar ao Vasco. O time não conquistava o torneio há quase dez anos, e foi também minha primeira conquista no clube. Foi a conquista de um grande time, e um momento importante na carreira - relembra.

Favorito?

Mas apesar do coração dividido, Fernando Matos admite que a atual situação de santistas e vascaínos no Brasileirão dá ao time cruz-maltino "total favoritismo" para o duelo deste sábado. Segundo ele, os desfalques de Neymar e companhia e a regularidade do Vasco no campeonato pesam a favor do clube do Rio de Janeiro.

- São duas equipes em momentos diferentes. O Vasco está com um time muito bem montado e perdeu poucos jogadores, enquanto o Santos está com atletas importantes na Seleção olímpica. Pelo contexto, o Vasco tem total favoritismo. Mas o futebol é tão envolvente e apaixonante que, quando se começa o jogo, são onze contra onze. E camisa por camisa, são dois times de peso enorme - finaliza.

Fernando Matos (com barba, próximo a Romário) foi bicampeão carioca pelo Vasco


Fonte: GloboEsporte.com