Vasco e Santos duelam com destinos diferentes após a Libertadores

Sábado, 21/07/2012 - 12:23

As cores são uma das coincidências. Mas na história recente, o Corinthians é o fator comum entre Vasco e Santos. Foi depois de um confronto com esta equipe que ambos deixaram a Libertadores de 2012. Mas este foi o último laço. Desde então, eles traçaram caminhos diferentes no Campeonato Brasileiro, a única competição que lhes resta na temporada. E neste sábado, eles se encontram em São Januário, às 18h30m, pela 11ª rodada, em busca da vitória que os ajudará a atingir seus objetivos.

O Vasco chega para enfrentar o Santos depois de viver bons e maus momentos em poucos dias. Na última quarta-feira, venceu por 1 a 0 o São Paulo dentro do Morumbi e se manteve na segunda posição da tabela, com 23 pontos (a dois pontos do líder Atlético-MG). Mas na última sexta-feira, viveu a aflição da perda iminente de Diego Souza e Fagner, que devem ser negociados com clubes estrangeiros.

Na Vila Belmiro, o clima não chega a ser tenso, mas a campanha do time no torneio já preocupa. Após dez rodadas, o Santos somou apenas dez pontos, ocupa a 14ª posição e detém a alcunha de "Rei dos Empates", com sete igualdades na competição. Além disso, sequer foi às redes como time visitante. Não bastasse, por pelo menos mais seis rodadas, o Alvinegro não terá seu principal nome: Neymar, que está com a Seleção olímpica, em Londres.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere FC transmite o duelo ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: o Vasco foi dormir na última sexta-feira ainda sem saber se conta com Fagner e Diego Souza. Os dois têm propostas de clubes do exterior, e a diretoria cruz-maltina deve confirmar o futuro da dupla no dia da partida contra o Santos. Por outro lado, Fellipe Bastos e Eder Luis e Auremir tiveram seus novos contratos registrados e foram relacionados para o jogo. Depois de cumprir suspensão automática, Felipe volta a ser opção de Cristóvão Borges, que ainda não confirmou o time. O Vasco deve entrar em campo com a seguinte formação: Fernando Prass, Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel (Fellipe Bastos), Juninho e Felipe (Carlos Alberto); Eder Luis e Alecsandro.

Santos: em relação ao time que empatou sem gols com o Botafogo, a única novidade é a ausência de Edu Dracena, lesionado - Bruno Rodrigo assume a vaga. Na lateral-esquerda, Léo é o favorito de Muricy Ramalho, mas o treinador já disse que espera uma confirmação do próprio jogador acerca de suas condições de jogo. Assim, o Peixe deve ir a campo com: Aranha, Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo (Juan); Adriano, Henrique, Arouca e Felipe Anderson, Dimba e Miralles.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Rodolfo (cirurgia no joelho esquerdo), Eduardo Costa (pancada no pé esquerdo) e Carlos Tenorio (ruptura do tendão de Aquiles do pé direito) estão entregues ao departamento médico.

Santos: a mais recente baixa foi o zagueiro Edu Dracena, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no empate sem gols contra o Botafogo. Além dele, também seguem fora o lateral-direito Rafael Galhardo (lesão no pé esquerdo) e o meia Bernardo (recupera-se de contusão na perna direita, mas já voltou a correr no gramado). O lateral-direito Fucile, já recuperado da torção que o tirou dos campos por três meses, não foi relacionado por Muricy Ramalho. Sem esquecer, claro, do trio Neymar, Paulo Henrique Ganso e Rafael, que está com a Seleção olímpica em Londres.

PENDURADOS

Vasco: Dedé, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano e Nilton.

Santos: Adriano, Bruno Rodrigo, Durval, Edu Dracena, Felipe Anderson e Gerson Magrão.

O ÁRBITRO

Wagner Reway (MT) apita a partida, auxiliado por Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e Rosnei Hoffmann Scherer (SC). Wagner Reway arbitrou três partidas no Brasileirão, marcou 94 faltas (média de 31,3 por jogo), aplicou 15 amarelos (média de 5 por jogo), um vermelho (média de 0,3 por jogo) e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,68 amarelos, 0,24 vermelho, 37,5 faltas e 0,3 pênalti.

FIQUE DE OLHO

Vasco: com a provável ausência de Diego Souza, que deve ser negociado com o Al Ittihad, deverá caber a Carlos Alberto a tarefa de substituir o camisa 10. Caso seja confirmado pelo técnico Cristóvão Borges, o jogador terá uma grande oportunidade de mostrar serviço começando uma partida importante para o Vasco no Brasileirão.

Santos: novo camisa 10 do Santos - pelo menos até Paulo Henrique Ganso retornar (ou não) à equipe - Felipe Anderson foi o "maestro" alvinegro na única vitória santista no Brasileirão até o momento, com dois gols e participação em outros dois tentos do triunfo por 4 a 2 sobre o Grêmio, na Vila Belmiro. Contra o Vasco, o meia terá mais uma vez a função de coordenar o ataque do Peixe, que ainda não marcou gols como visitante na competição.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Claro que o Santos com Neymar e Ganso é mais forte. Mas vi a partida contra o Botafogo, e a equipe mostrou um estilo de jogo que vai nos dificultar. Enfrentamos o Atlético-GO, que era o último do campeonato, e não foi simples. Do jeito que o Santos joga, vai ser complicado.”

Muricy Ramalho, técnico do Santos: "Além deles (Vasco) estarem bem e contarem com grandes jogadores, estão se reforçando. No Brasileiro, é um dos melhores times na tabela. Com certeza, vamos encontrar dificuldades, mas pensamos somente na vitória."

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* O confronto Vasco x Santos completou este ano 85 anos de história. A primeira partida foi realizada no dia 21/04/27, na inauguração do estádio de São Januário (Santos 5x3). Em 109 jogos, o Vasco venceu 40 vezes, contra 37 vitórias santistas e 32 empates, 174 gols da equipe carioca e 177 do Peixe.

* A média de gols das partidas entre Vasco e Santos é de 2,6 gols por jogo. Foram marcados 132 gols em 50 jogos, e em apenas seis ocasiões não houve abertura de contagem: 1971, 86, 87, 91, 92 e 94.

* Na história do Campeonato Brasileiro, Vasco e Santos se enfrentaram 24 vezes no Rio de Janeiro, com vantagem vascaína. Foram dez vitórias do Vasco, dez empates e quatro vitórias do Peixe, todas em São Januário (2 a 1 em 1996 e 2002; 3 a 2 em 2004 e 3 a 1 em 2005). Das 24 vezes que Vasco e Santos se enfrentaram no Rio, nove jogos foram realizados no Maracanã e 15 em São Januário.

* No Rio de Janeiro, o Santos não derrota o Vasco pelo Campeonato Brasileiro desde 2005. Na oportunidade, dia 26/10/2005, o Peixe venceu por 3 a 1 em São Januário, gols de Geílson, Ricardinho e Basílio, descontando Romário. Nas últimas cinco vezes que as duas equipes se enfrentaram no Rio, o Vasco venceu quatro vezes e houve um empate.

ULTIMO CONFRONTO

O último embate entre vascaínos e santistas ocorreu na 33ª rodada do Brasileirão do ano passado, quando o Peixe derrotou o time carioca por 2 a 0 na Vila Belmiro, com gols de Neymar e Borges. Na ocasião, o Alvinegro já mirava a disputa do Mundial de Clubes, levando a campo os titulares apenas nos jogos em casa. Já a equipe cruz-maltina ainda sonhava com o título nacional.



Fonte: GloboEsporte.com