Ex-adversário de Wendel na Arábia, Victor Simões diz que jogador não terá problemas na estreia

Quarta-feira, 18/07/2012 - 16:16

Apresentado há apenas uma semana, Wendel já se prepara para entrar em campo vestindo a camisa do Vasco pela primeira vez nesta quarta-feira, às 21h50m, contra o São Paulo, no Morumbi. Com a série de desfalques no meio-campo do time cruz-maltino, o experiente jogador provavelmente terá sua estreia antecipada e deve formar o setor com Nilton, Juninho e Diego Souza. Apesar de ter dito na chegada que precisaria de cerca de dez dias para adquirir a melhor forma, o volante de 30 anos não deve enfrentar grandes dificuldades. Ao menos esta é a aposta de Victor Simões, hoje no Al Ahli, que jogou contra o reforço vascaíno, ex-Al Ittihad e Al Shabab, na Arábia Saudita.

De acordo com o ex-alvinegro, Wendel é um jogador muito profissional e tem físico privilegiado. Simões acredita que ele deve ter sentido apenas a troca de fuso horário (seis horas) nos primeiros dias, mas que não deve ter problemas quando a bola rolar.

- Pelo que conheço dele, acho muito difícil ele sentir. Tem um físico diferenciado, já jogou muito tempo na França, em time grande também que é o Bordeaux, já rodou. Acredito só na questão de fuso, depois vai embora - opinou o atacante, por telefone.

Victor Simões disse ainda que Wendel deve ajudar bastante o Vasco, pois além de experiente, é um jogador de grupo.

- É um jogador que trabalha para o time, tem um bom passe, tem um físico bom, é profissional para caramba, muito família. O Vasco fez uma bela contratação, vai agregar muito. Tem jogador que pode ser extraordinário tecnicamente, mas contamina o grupo. O Wendel é experiente, vai ajudar o grupo.

Na Arábia Saudita, Wendel e Victor eram rivais, mas, como estrangeiros em um país de cultura tão diferente, eram amigos e se encontravam sempre que possível. Por isso, o atacante do Al Ahli tem propriedade para falar do vascaíno. E, de acordo com Simões, na Arábia, Wendel exercia uma função diferente da que ele vai ter por aqui. Ele diz que o volante atuava mais como um meia aberto pela esquerda. Vale lembrar que no Cruzeiro, o jogador atuava na cabeça de área, mas chegou a ser aproveitado como lateral-esquerdo. Ao que tudo indica, na noite desta quarta-feira, ele será segundo volante.

- Aqui (na Arábia) ele jogava de meia, aberto, porque o time dele jogava com dois volantes e dois meias abertos. Como é um esquema do tipo europeu, o técnico colocava ele aberto para jogar tipo um ala pela esquerda - explicou.

Para Victor Simões, a única diferença que Wendel deve sentir na readaptação ao futebol brasileiro é em relação ao descanso - ou a falta dele. O jogador diz que na Arábia, às vezes se fica até um mês sem jogar, enquanto no Brasil há jogos duas vezes por semana até o fim do ano. Mas, ainda segundo ele, a rotina de treinos do dia a dia é parecida.

- A gente treina à noite, diariamente, tem concentração na véspera de jogo, sendo que a carga de treino é bem menor do que no Brasil. O futebol árabe não é tão profissional, não tem a mesma seriedade. Aqui a gente fica sem jogar duas semanas, dez dias, um mês, no Brasil isso não acontece. Aqui é mais tranquilo. Mas a responsabilidade também é grande por jogarmos em times grandes e sermos estrangeiros - contou Victor Simões, que ainda tem contrato com o Al Ahli por mais três temporadas:

- É um país difícil, mas o lado financeiro fala mais alto e a gente tem que pensar na família e se segurar.

No site oficial do Vasco, Wendel falou sobre a surpresa de ter sido relacionado para enfrentar o São Paulo e diz estar pronto para ajudar.

- Fiquei um pouco surpreso, porque vai fazer uma semana que cheguei no clube, mas está sendo legal, o pessoal me recebeu muito bem. Vou procurar ajudar a equipe a continuar nesse bom caminho. E espero continuar com um bom índice de vitórias contra equipes paulistas - disse o jogador.

Wendel volta ao Brasil após seis anos. Lá fora, ele defendeu o Bordeaux, da França, e Al Ittihad e Al Shabab, ambos da Arábia Saudita. O Vasco deve entrar em campo nesta noite pela décima rodada do Campeonato Brasileiro com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e Thiago Feltri; Nilton, Wendel e Juninho; Diego Souza, Carlos Alberto (Wiliam Barbio) e Alecsandro.

Fonte: GloboEsporte.com