Fernando Prass eleito o goleiro da rodada pelo GloboEsporte.com

Segunda-feira, 16/07/2012 - 12:22

A noite do último sábado, certamente, jamais será esquecida pelo atacante Roger, da Ponte Preta. Com uma atuação de gala do camisa 9, a Macaca goleou o Coritiba por 4 a 1, no Estádio Moisés Lucarelli, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Após cumprir suspensão na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, o jogador voltou em grande estilo e mostrou seu faro de artilheiro. Roger anotou três gols na partida, ganhou nota 9 e acabou eleito o craque da rodada do Troféu Armando Nogueira. De quebra, também alcançou a liderança isolada da artilharia do Brasileirão - agora, com seis gols, um a mais que Alecsandro, Araújo, Luis Fabiano e Wellington Paulista.
Quem também teve bom desempenho na rodada foi Danilo, do Corinthians. O meia foi decisivo com dois golaços. No primeiro, dominou bonito lançamento de Paulinho e chutou com categoria. Depois, aproveitou o bate-rebate e balançou a rede novamente. O Timão venceu o Náutico por 2 a 1 e saiu da zona de rebaixamento. Outro destaque do fim de semana foi o atacante Marcelo Moreno, do Grêmio. O jogador marcou dois gols na vitória do Grêmio sobre o Cruzeiro, por 3 a 1, em Belo Horizonte. Para fechar, o meia santista Felipe Anderson, de 19 anos, voltou a jogar bem e fez de tudo no duelo contra o Inter. Armou, marcou, criou e, por isso, também mereceu ter um lugar de destaque. Apesar de a partida ter terminado empatada sem gols.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.


GOLEIRO

Mesmo com uma atuação muito abaixo do esperado por sua torcida, o Vasco fez o dever de casa e venceu o Atlético-GO, lanterna do Campeonato Brasileiro, por 1 a 0, em São Januário. No último lance da partida, Fernando Prass salvou o Gigante da Colina com uma defesa espetacular. A torcida cruz-maltina já esperava o apito final quando Gabriel apareceu livre na pequena área e forçou o goleiro vascaíno a tirar a bola no reflexo com dois tapas. Em outros momentos, Prass também se saiu bem e fez mais duas defesas difíceis. Desta forma, recebeu nota 7,5. Na posição, as atuações de Paulo Victor (Flamengo), Aranha (Santos), Roberto (Ponte Preta), Denis (São Paulo) e Magrão (Sport) também merecem ser destacadas.


LATERAL-DIREITO

No setor, o grande destaque da rodada foi o lateral Marcos Rocha, do Atlético-MG. O jogador surpreendeu e teve uma bela atuação na incrível virada do Galo sobre o Figueirense (4 a 3) e obteve avaliação 7,5. Marcos Rocha, que havia protagonizado o primeiro lance de perigo da partida com um chutaço no travessão, foi derrubado na área no lance que deu início ao triunfo atleticano. Na cobrança de pênalti, Ronaldinho Gaúcho abriu o placar. No segundo tempo, o time mineiro perdia por 3 a 2, quando o lateral iniciou a jogada que terminou com o gol de Bernard, iniciando a reação e consequentemente a virada do Galo. Outros destaques foram Cicinho (Sport) e Weldinho (Corinthians).

ZAGUEIRO

A zaga da rodada é formada por uma dupla bem experiente. Gilberto Silva, do Grêmio, e Índio, do Internacional, demonstraram segurança e souberam liderar o setor defensivo de suas respectivas equipes na nona rodada do Brasileirão. O primeiro se desdobrou para evitar os chutes de média e longa distância e conter as investidas do time adversário. Assim, o Grêmio não tomou conhecimento do Cruzeiro e venceu por 3 a 1, neste domingo, no Independência. Gilberto Silva obteve nota 8. Já Bolivar foi bastante efetivo no empate de 0 a 0 entre Santos e Internacional. No segundo tempo da partida, o zagueiro colorado salvou quase em cima da linha aquele que poderia ser o gol da vitória do Peixe e, por isso, teve avaliação 7. As atuações de Índio (Internacional), Durval (Santos), Marllon (Flamengo) merecem ser lembradas.

LATERAL-ESQUERDO

O botafoguense Márcio Azevedo também garantiu seu posto na seleção da rodada. Pela raça e entrega, o jogador do Botafogo ganhou nota 7. O Glorioso perdia por 1 a 0 para o Fluminense quando o lateral fez uma bela jogada individual e cruzou de trivela para o gol de empate. Ele tabelou com Elkeson, foi à linha de fundo e tocou na medida para Andrezinho escorar de cabeça. Além disso, mostrou comprometimento com o sistema defensivo e fez duas roubadas de bola importantes no jogo. Hélder (Bahia) e Júnior César (Atlético-MG) também foram bem na nona rodada do Brasileiãro.

VOLANTE

Preenchendo bem os espaços na marcação, Souza, do Grêmio, e Airton, do Flamengo, foram eficientes e obtiveram nota 7. Os jogadores conseguiram apresentar um bom nível neste fim de semana. Na vitória do Grêmio sobre o Cruzeiro por 3 a 1, Souza foi o segundo maior ladrão de bolas da partida (com quatro roubadas) e deu a assistência para o gol de Marcelo Moreno, que deu números finais ao jogo. No Pituaçu, o Flamengo derrotou o Bahia por 2 a 1. Com a expulsão do rubro-negro Luiz Antonio no primeiro tempo, Airton ganhou a responsabilidade de cobrir a lateral e foi fundamental para o triunfo do Rubro-Negro. Outros destaques foram Juninho Pernambucano (Vasco) e Arouca (Santos).

MEIA

Com dois gols de Danilo, o Corinthians venceu de virada o Náutico (2 a 1), no Pacaembu, e deixou a zona de rebaixamento. Nome fundamental na Libertadores, Danilo voltou a mostrar que é decisivo e recebeu avaliação 8,5. Pelo Santos, Felipe Anderson, com a ida de Neymar e Ganso para as Olimpíadas, voltou a jogar bem e foi o principal nome do Peixe no empate sem gols com o Internacional. O jogador obteve nota 8. Renê Júnior (Ponte Preta), Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), Bernard (Atlético-MG), Ricardinho (Ponte Preta) e Andrezinho (Botafogo) também tiveram bom desempenho na rodada.

ATACANTE

O principal destaque do fim de semana foi o atacante Roger, da Ponte Preta. Com três gols e um belo chute na trave, o camisa 9 brilhou e foi o principal responsável pela goleada da Ponte Preta sobre o Coritiba (4 a 1), em Campinas. Desta forma, alcançou um feito inédito na carreira: nunca havia anotado três tentos num mesmo jogo. Além disso, chegou à liderança isolada da artilharia do Campeonato Brasileiro e foi eleito o craque da rodada do Troféu Armando Nogueira (recebeu nota 9). No Estádio Independência, Marcelo Moreno foi o grande nome do Grêmio no confronto com o Cruzeiro. O atacante balançou duas vezes a rede adversária e ainda deu a assistência para o gol de Kléber no triunfo do time gaúcho em Belo Horizonte. Pela atuação, recebeu nota 8,5. Gilberto (Sport), Guilherme (Atlético-MG), Luís Fabiano (São Paulo), Mazinho (Palmeiras), Caio (Figueirense), Júlio Cesar (Figueirense), Emerson (Corinthians) também fizeram bonito no fim de semana.

Fonte: GloboEsporte.com