Juvenil: Atacante Daniel Pessoa vem se destacando no Vasco

Domingo, 15/07/2012 - 11:45

Nos últimos anos, alguns promissores jogadores surgiram no Vasco, todos no meio de campo. Os volantes Rômulo e Allan inclusive chegaram à seleção brasileira e seleção sub-20, respectivamente. O talentoso meia-atacante Philippe Coutinho mal ficou no clube e partiu para a Inter de Milão. Agora, a próxima grande revelação do time cruz-maltino poderá estar no comando de ataque. Com 17 anos de idade completados em 14 de abril, Daniel Pessoa dos Santos surge como grande camisa 9 da base vascaína e tem sido um dos destaque da atual edição do Campeonato Carioca Sub-17.

Drama familiar e superação

Bem antes mesmo de começar a carreira de atleta profissional, Daniel teve conviver com uma grande dificuldade logo cedo. Aprovado em uma peneira do Vasco em 2006, ele perdeu a mãe no ano seguinte. Natural do Amazonas, ele teve que buscar a superação e, com o apoio da família, não desistiu e conseguiu deslanchar como uma das grandes promessas do clube.

O talento do jogador e as características de um centroavante nato já eram mostradas por ele ainda em 2010. Afinal, jogando pelo infantil do Vasco, foi artilheiro nada menos do que três competições. Ele marcou oito gols na Copa Nike, 12 na Copa Gazetinha e 20 no Campeonato Carioca, sendo o principal goleador das três competições. Assim, logo foi promovido ao time juvenil no início de 2011. Tudo isso antes de completar 16 anos de idade.

Pelo Campeonato Estadual da categoria em 2011, Daniel anotou dois gols e ajudou a equipe cruz-maltina a chegar à decisão do torneio. Na final, em 5 de novembro, o Vasco perdeu para o rival Fluminense nas cobranças de pênaltis.

Protagonismo no Juvenil

Já neste ano, mais experiente, o atleta passou a ser protagonista do time juvenil. Após ficar em branco na estreia do Vasco na competição, na qual a equipe bateu o Americano por 5 a 1, na segunda rodada, a história foi diferente e o centroavante tratou de mostrar o que viria pela frente. A equipe cruz-maltina goleou o Duque de Caxias por 8 a 4 e Daniel balançou a rede adversária nada menos que três vezes.

Ao longo da competição, o jogador evidenciou ainda mais a condição de protagonismo na equipe. Tendo balançado as redes adversárias em 20 oportunidades em 15 jogos, ele terminou como vice-artilheiro do torneio estadual, só ficando atrás de Douglas, do Flamengo, que anotou 23 tentos. Dessa forma, Daniel foi responsável por quase um terço dos gols do Vasco, que ficou na segunda colocação do Grupo A2 da Taça Guanabara com uma campanha de 11 vitórias, um empate e três derrotas.

O grande desempenho do centroavante foi um dos principais fatores para que o ataque se tornasse o ponto forte do time. Afinal, se a equipe teve apenas a quinta melhor defesa do torneio, o setor ofensivo compensa ao ser o segundo melhor entre os 16 clubes participantes. Com 57 bolas nas redes adversárias, os vascaínos ficaram empatados com o Fluminense e somente atrás do Flamengo, que marcou 22 gols a mais.

Porém, apesar do grande desempenho de Daniel, o Vasco não conseguiu vencer a competição. O título ficou com o Flamengo, que bateu o Fluminense na decisão por 7 a 6 nos pênaltis, após empate por 2 a 2.

Com bons momentos no infantil e no juvenil, Daniel Pessoa poderá ser uma das principais armas do Vasco na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2013 (e até mesmo na edição de 2014) e, possivelmente, do time principal que conta, hoje, com apenas dois atacantes de área: Alecsandro e Carlos Tenório.

Ficha técnica

Nome: Daniel Pessoa dos Santos

Data de nascimento: 14/04/1995

Local de nascimento: Amazonas

Clubes que defendeu: Vasco

Fonte: Olheiros.net